TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso ponto frio

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo de caso do site Ponto Frio

Carla Fernandes1, Gilberto Nantes Aurélio2

Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Tubarão – SC

carlinha__tb@hotmail.com1; gilbertonantes@yahoo.com.br2

Abstract. This article intend to makea study case of Ponto Frio website. The procedure consisted on collecting informations, make and analysis based on the topics of Interaction Human-Computer, covering the principles of acessibility, comunicabillity and interaction. Besides that, it will presented a prototype of a new interface based on the analysis done.

Resumo. Este artigo tem a intenção de fazer um estudo de caso do site www.pontofrio.com.br. O procedimento consistiu em coletar informações, fazer uma análise acerca do mesmo baseado nos conteúdos de Interface Humano Computador englobando os princípios de acessibilidade, usabilidade, comunicabilidade e interação. Além disso, será apresentado um protótipo de uma nova interface com base nas análises feitas.

1. Introdução

O marketing é a peça chave que consolida e define o valor de mercado de uma empresa. Com as mídias digitais sendo cada vez mais utilizadas, o marketing digital passou a exigir uma atenção e foco maiores a fim de atingir um maior público. Os investidores perceberam que além de uma boa vitrine, um site completo, intuitivo e de fácil uso atrairia cada vez mais clientes para a multinacional. O site é a vitrine virtual da loja.

Com base nisso, os princípios da Interface Humano Computador são fundamentais para a construção de um site com foco na interface de acordo com o público alvo, nos recursos de multimídia utilizados, esquema de cores, acessibilidade, usabilidade, comunicabilidade e interação.

Através dos conceitos estudados, foi realizado um estudo de caso do site, coleta e análise de informações, com isso, elaboramos um protótipo do site que se adeque melhor aos conceitos apresentados.

2. Principios de Interface Humano Computador

Interação Humano-Computador é uma área de pesquisa dedicada a estudar os fenômenos de comunicação entre pessoas e sistemas computacionais (SIGCHI (2005)).

Com isso em mente, há alguns princípios a serem analisados, tais como: usabilidade, acessibilidade, comunicabilidade, interação e multimídia. Esses foram os critérios para o estudo de caso do site.

2.1. Usabilidade

A usabilidade remete a facilidade no uso da interface, na satisfação do usuário envolvida durante o processo, na flexibilidade do sistema, resultando numa melhor produtividade do usuário.

2.2. Acessibilidade

Outro fator extremamente importante a qualidade, é a acessibilidade. Ela consistem em oferecer meios para que o usuário tenha um melhor aproveitamento do mesmo, sem que a interface seja um empecilho no processo. Tornar o sistema de fácil acesso a todas as pessoas com ou sem limitação, é um direito por lei, e como tal, é de extrema importância para um bom site.

2.3. Comunicabilidade

Juntamente com a usabilidade e acessibilidade, está a comunicabilidade, que é o meio por onde o usuário se comunica com a lógica do design. A ideia por trás da comunicabilidade é: a quem se destina o sistema, qual a função dele, a sua vantagem, como ele funciona e qual o proveito que o usuário tem dele.

2.4. Interação

Norman (1986) interpreta a interação como um processo através do qual o usuário formula uma intenção, planeja suas ações, atua sobre a interface, percebe e interpreta a resposta do sistema e avalia se seu objetivo foi alcançado.

2.5. Multimída

A multimídia nada mais é que a utilização e integração de diversas mídias (áudio, texto, animações, vídeo) para comunicar e melhorar a experiência do usuário. No contexto do site, é um ponto chave a ser analisado.

3. Sobre a empresa

O Pontofrio.com é uma empresa varejista de comércio eletrônico, criada em agosto de 2008, a partir da segregação da operação de vendas pela internet e Televendas do Ponto Frio. O público alvo do site é o consumidor com bom poder aquisitivo, que leva em consideração o atendimento e preço, além de estar atualizado com novidades do mercado ou que necessita de produtos com entrega rápida.

Atualmente está entre os cinco maiores e-Commerce do Brasil, graças à estrutura independente e a um dos cases de uso de redes sociais digitais de maior sucesso no país, o Pinguim.

4. Análise do site

No design é importante analisar as características usadas no projeto de produtos do ambiente real do usuário. Esta observação desenvolve a sensibilidade pelo mundo em que vivemos, trabalhamos e principalmente que projetamos. Para ser consistente, é necessário que os menus, comandos de entrada, exibições de informação e todas as funções de uma interface, possuam a mesma apresentação visual e o mesmo comportamento. Apesar da forte tendência de se utilizar elementos gráficos no projeto de web sites, ainda existe muita informação na forma textual. A leitura ainda constitui atividade essencial em muitos sistemas. O tamanho do texto, o tipo de fonte, o comprimento de uma linha, as letras maiúsculas e minúsculas, a localização e cor são fatores que afetam diretamente a facilidade com a qual a informação é percebida.

A figura 1 mostra a tela referente a página inicial, a busca por produtos diversos oferecidos está disponível em um menu horizontal superior, com opções de login e cadastro, departamentos entre outros.

Figura 1 - Página Inicial

O site pontofrio.com praticamente não possui uma personalização, não possibilitando alterações no tamanho de suas fontes. Isso pode prejudicar a percepção de pessoas, principalmente das mais idosas, que precisam escolher fontes maiores para conseguirem visualizar o seu conteúdo.

Com o objetivo principal de oferecer produtos diversos, o site pontofrio.com divide seus produtos em categorias e serviços em menus e submenus com cores distintas para cada um dos departamentos. O menu e a caixa de busca também poderia seguir uma tendência aplicada no design de diversos sites, a criação de um menu fixo no topo que se modifica de forma discreta com a rolagem da página, com esta ação seria possível auxiliar e agilizar a navegação.

A primeira impressão que o site passa ao usuário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com