TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da internet

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Nome e Matrícola:

Curso:

Data:

Observações:

EVOLUÇÃO DOS SERVIÇOS DA INTERNET

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................2

A EVOLUÇÃO DA INTERNET NO MUNDO......................................3

CONCLUSÃO............................................................................................6

REFERENCIAS.........................................................................................7

        

2

INTRODUÇÃO

        Não raro, toma-se conhecimento, por meio de que como a internet é uma maneira muito eficiente de se ter acesso a informações de forma simultânea, dando-se oportunidade de se interagir com outras pessoas e se debater assuntos relevantes. A internet facilita a resolução de problemas sem que haja necessidade de ter que se deslocar de lugar sendo assim um avanço na vida das pessoas. A história da Internet engloba muitos aspectos — tecnológicos organizacionais e sociais. A influência da Internet mostra-se não só nos campos técnicos das comunicações via computadores, mas também em toda a sociedade, na medida em que usamos cada vez mais serviços online para adquirir informação, fazer compras e trabalhar em comunidade.

 

3

A EVOLUÇÃO DA INTERNET NO MUNDO

        Teve início a primeira etapa da Internet em 1969 em projeto do Department of Defense dos EUA. Chamava-se ARPANET e tinha como objetivo a ligação em rede de computadores utilizados em centros de investigação para fins milita-res. Após a sua apresentação em 1972, a rede ARPANET cresceu lentamente nos anos 70. Em 1983, com a adoção dos protocolos TCP/IP na ARPANET (da qual se separou a componente estritamente militar formando a MILNET), a criação da CSNet (Computer Science Network) e a sua ligação à ARPANET, que surgiu a verdadeira Internet.

        Mas em 1989 com o surgimento de Tim Berners-Lee estava disposto a facilitar e universalizar a transição entre diferentes páginas na Internet.a proposta da World Wide Web , começa a tomar forma, com a ajuda de Robert Cailliau. Foi ele quem reformulou e formalizou o sistema, despertando o interesse de universidades que utilizavam outros formatos de rede. Como Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) é o sistema que permite a comunicação entre os sites. Sua proposta é o conceito básico da navegação: e a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML) é uma codificação que permite a criação de páginas na web através do sistema de etiquetas (tags, em inglês), que formam os comandos de formatação da página.

        A unificação e comercialização da internet foram encaminhadas a partir de 1993, mas apenas em dois anos ela atingiu seu ápice: a NSFnet deixou de ser a “dona” das redes e todo o tráfego passou a ser público. Com o surgimento dos navegadores Mosaic, Netscape, e Explore a internet 95, hj existe muitos como Firefox, Chrome e Internet Explorer 10 até Opera, Safari, Floc, Yahoo e a gigante Google.

        Em 1995 abre-se no brasil o backbone para fornecimento de conectividade a provedores de acesso comercial, configurando como o segundo grande passo para a implantação da internet em larga escala em nosso país, pois a partir daí as portas da grande rede começaram a ser abertas para todo o Brasil. Para acessar a internet é preciso se conectar e existem duas formas de você fazer isso: via conexão discada e via conexão de banda larga.

4       

Conexão discada - bastava um computador com um fax-modem, uma linha telefônica e um provedor de acesso e após alguns segundos e um barulho que muitos achavam irritante, você estava online. Os problemas eram velocidade máxima de 56,6 kbps, ocupar a linha telefônica e também o preço, você pagava o custo de uma ligação normal.

         Banda larga- conexões de alta velocidade, que superam em muito a velocidade alcançada por uma conexão discada, além de não possuir certos inconvenientes, como por exemplo a linha telefônica ocupada enquanto você navega e horários mais baratos para acesso. A atualmente mais popular tecnologia de conexão à internet via banda larga é a xDSL (Digital Subscriber Line), que compreende a tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line).

        Hoje a internet sem fio via rádio (transmitida através de ondas de rádio, ou seja, sem fio) é também uma alternativa para o acesso via banda larga e bastante popular no interior do país e em condomínios, pois seu alcance é longo e não necessita de cabos, Além desta

         Wi-Fi (Wireless Fidelity): Um novo conceito para comunicação em rede e sem fio. É semelhante ao BlueTooth usado para interligar periféricos de um computador. Assim como o Wi-Fi o Bluetooth trabalha com a banda de radiofreqüência denominada de ISM (Industrial, Scientific and Medical), situada na faixa entre 2,4GHz e 2,48GHz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (208.1 Kb)   docx (474 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com