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Evolução dos Televisores evidenciando as suas características e as mudanças no processo de interação

Por:   •  4/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

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Objetivo

• Compreender a importância da interação homem-máquina e a sua evolução.

1) Faça uma pesquisa a respeito da evolução dos Televisores evidenciando as suas características e as mudanças no processo de interação.

TV de tubo: foi o primeiro modelo de Televisor inventado, ainda com sistema de projeção baseado em um feixe de elétrons gerado por um canhão eletrônico. Ainda com um sistema de interação bem próximo do inexistente, persistiu no mercado até o final dos anos 90, toda via, inicialmente a interação era realizada por botões acoplados ao televisor que funcionava com um painel de controle, no início dos anos 70, onde surgiu os primeiros controles remotos que utilizavam um feixe infravermelho para se comunicar com o Televisor. Esta última atualização melhorou drasticamente a interação entre a tecnologia e o usuário, que não mais dependia de se movimentar até o televisor para enviar os comandos, além de permitir uma gama mais de opções sem prejudicar o tamanho da tela, ou aumentar o peso do aparelho.

TV de LCD: embora tenham aparecidos alguns modelos mais compactos da TV de tubo, o preço e o peso do televisor tornavam inviável a locomoção e/ou o transporte cômodo do usuário, e a TV de LCD, utilizando um líquido Polarizador que já apresentava as moléculas de maneira organizada, revolucionou essa interação, tornando as telas extremamente mais leves, e menores, o que permitia o primeiro modelo pessoal efetivo desta tecnologia.

TV de Plasma e LED: os Televisores de Plasma e Led trouxe uma maior liberdade na interação entre Televisores e Usuário, uma vez que a partir delas foram inseridas tecnologias como o TouchScreen, onde o usuário não depende mais de um intermediador para se comunicar com o aparelho, ele o pode fazer com o toque na tela, além das interações por comando de voz e reconhecimento de movimento, que permite uma interface completamente instintiva, onde crianças de 3 anos conseguem interagir livremente com o aparelho.

2) O que é computação vestível? Apresente pelo menos três exemplos.

Computação vestível se refere a tecnologia de IHC onde o equipamento está diretamente conectado ao usuário, como se fosse parte dele ou da roupa que está usando. Um grande exemplo desta tecnologia hoje são os relógios inteligentes que não apenas marcam a hora, mas que possuem agenda de horário baseada na rotina do usuário, tão quanto monitora em tempo real os sinais vitais do mesmo.

3) O que é Realidade Virtual Aumentada? Apresente exemplos de interfaces gráficas que utilizam essa tecnologia.

Realidade Virtual Aumentada é uma tecnologia que projeta elementos digitais/virtuais, como imagens, gráficos, texto e afins, no mundo real.Dois exemplos de interface que utilizam essa tecnologia são os celulares, que utilizam o recurso de diversas maneiras, podendo citar jogos como o Pokemon Go, e o recurso atual do Google Lens (um aplicativo da google) que permite criar “balões” de tradução instantânea, e de pesquisa, simplesmente apontando a câmera para uma placa por exemplo.

Outra interface que utiliza deste recurso são os tablets de animação, que permite animar um desenho feito em uma folha, como se estivesse editando em aplicativos de cinema 4D.

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