TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÕES QUE MUDARAM A INTERNET

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

        A Internet é um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e os seus computadores e dispositivos, independentemente das suas localizações geográfica. A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como até então nenhuma outra invenção foi capaz de o fazer.

        Desde que surgiu a partir da ARPANET em 1969 passando por sua abertura em 1993 para ser explorada comercialmente até os dias atuais, a história da Internet está cheia de inovações marcantes, que mudaram as nossas vidas, e outras que ficaram só na promessa. A Internet evoluiu muito, e dentre os maiores avanços já tidos na rede podemos destacar alguns que causaram grande impacto nas relações pessoais e de negócios, muitas destas inovações criaram novos mercados e com eles muitas vezes do dia pra noite fizeram bilionários jovens que ainda nem terminaram os estudos acadêmicos.

Podemos dizer que hoje a Internet é o meio de comunicação e de informação mais utilizado no mundo, com ela temos contato instantâneo com qualquer pessoa conectada e muitas vezes recebemos noticias e relatos dos acontecimentos em tempo real através das Redes Sociais como Twiter, Facebook e afins, com direito a vídeos e fotos diretamente do foco do evento, como exemplo, podemos citar o terremoto do Japão, onde as informações primeiro chegaram das pessoas que lá estavam, e só depois as grandes redes noticiaram a tragédia.

        Com a popularização dos dispositivos móveis como, celulares, smartphones, tablets, etc., a mobilidade tem sido fundamental para a criação e inovação na Internet, com algumas ferramentas e serviços sendo criados para este setor.

Buscamos neste trabalho, de forma resumida e sem muitos detalhes técnicos, destacar as inovações mais importantes da Internet, e mostrar como elas mudaram e contribuíram para a construção da Internet como a conhecemos hoje. Confira.

[pic 1]

E-Mail  [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

O correio eletrônico é anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de eMail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores.

Criado ainda quando existia somente a ARPANET, o e-mail  é um serviço que possibilita a troca de mensagens entre pessoas ligadas a rede, é um dos meios mais utilizados para comunicação, sendo inclusive obrigatório possuir um e-mail para se utilizar de qualquer outro serviço na Internet.

Este serviço vem evoluindo junto com a Internet, e hoje contamos com os WebMail disponibilizados por vários sites e provedores de Internet, que pode ser utilizado através do navegador sem necessidade de um programa especifico de e-mail.

Observa-se que o correio eletrônico deixa de ser apenas um meio de troca de mensagens entre pessoas para se tornar um grande fator na produtividade das empresas. Grandes empresas estão cada vez mais usando o correio eletrônico para desempenhar papéis decisivos em suas negociações.

World Wide WEB  [pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

A World Wide Web comumente chamada de web, é sem duvidas a maior revolução da internet, foi criada pelo físico Tim Berners-Lee, que desenvolveu o conceito de hipertexto e do HTML, onde as informações são apresentadas através de linguagem de marcação e  interligadas através de hyperlinks;

Na Web publicamos os websites que consistem em páginas contendo informações, serviços e diversos outros tipos de interação.

O surgimento da Web representou uma nova fronteira profissional para diversos setores. À época do seu "estouro" comercial, jornalistas, publicitários, designers, escritores, redatores, fotógrafos, além é claro de programadores, e webmasters e demais especialistas afluíram ao mercado, criando e desenvolvendo empresas com os mais variados objetivos.

Com o tempo investidores de alto risco injetaram muito dinheiro nas empresas que surgiram com a Web, as chamadas empresas ‘ponto com’, período conhecido como “boom da Internet”, passado esse período esses investidores afastaram-se, levando as “ponto com” à falência. Foi a chamada "bolha da internet".

Hoje o cenário mostra-se diverso, com investidores cautelosos, grandes corporações investindo com bastante cuidado e uma imensa legião de profissionais freelancers atendendo seus clientes diretamente.

Mecanismos de Busca [pic 12][pic 13][pic 14]

Com o aumento exponencial da quantidade de informações espalhadas na Web, era dificil e muito complicado encontrar informações nos sites da web, então dois estudantes desenvolveram um programa capaz de indexar as paginas permitindo fazer busca através de palavras-chaves, tornando mais facil encontrar qualquer informação na web. O Google como é chamado esse programa é hoje o mecanismo de busca numero um da Internet seguido por Yahoo e Bing (Microsoft).

A mais recente geração de motores de busca (como a do Google) utiliza tecnologias diversas, como a procura por palavras-chave diretamente nas páginas e o uso de referências externas espalhadas pela web, permitindo até a tradução direta de páginas (embora de forma básica ou errada) para a língua do utilizador. O Google, além de fazer a busca pela Internet, oferece também o recurso de se efetuar a busca somente dentro de um site específico.

[pic 15]

Blogs[pic 16]

        

Em meados de 1997, Jorn Barger, desenvolveu um sistema onde uma pessoa poderia relatar tudo o que achasse realmente interessante na internet, e para nomear esse sistema foi utilizado o termo “weblog”, que futuramente foi encurtada, até se tornar simplesmente “Blog”, e rapidamente se tornou uma sensação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (520.7 Kb)   docx (356.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com