TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLOUD COMPUTING COMO TENDÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  10/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A vida globalizada que as indústrias e colaboradores vivenciam, abre espaço para as tecnologias que cada vez mais facilitam nossa vida, sem tomar muito nosso tempo, essas tecnologias devem ser seguras e trazer benefícios aos seus usuários. Neste contexto iremos apresentar o conceito de cloud computing, armazenagem de dados em nuvem, ferramenta essa que permite armazenamento e acessos a informações ou documentos, através de variadas plataformas, reduzindo espaços físicos e servidores gigantescos, o conceito de cloud computing proporciona uma alternativa bastante interessante para a Gestão de Projetos onde o acesso à informação pode ser crucial para a elaboração de um novo projeto, ou ainda, para planejar projetos semelhantes tendo como objetivo tirar lições aprendidas, portanto propusemos este tema como uma tendência para este trabalho.

Palavras chave: cloud computing, Gestão de projetos, Tendência.

SUMÁRIO

RESUMO 2

1. INTRODUÇÃO 3

2. DEFINIÇÕES 3

2.1 ON PREMISE 3

2.2 CLOUD COMPUTING 3

3. VANTAGENS E CUIDADOS COM O CLOUD COMPUTING 4

3.1 VANTAGENS 4

3.2 “NUVEM” PAGA 4

3.3 CUIDADOS A SEREM TOMADOS 4

3.4 POR QUE NUVEM? 5

4. CLOUD COMPUTING COMO TENDÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS 6

5. CONCLUSÃO 7

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO

O tema começou a ter maior relevância em 2008, porém já se tem este conceito há muito mais tempo. O termo adaptado em português para computação em nuvens se refere ter acesso à documentos e aplicações através das mais variadas plataformas, sem tê-las instaladas em nossos computadores locais, acessando e baixando de qualquer lugar com acesso à internet. (1).

Em 2015 tivemos muitas novidades surgindo e a tomada do mercado por tecnologias que já se mostravam promissora, como o Open Stack.

A seguir mostraremos com maior relevância as principais perguntas que se faz neste contexto: É seguro? Quais benefícios? O que realmente significam?...

2. DEFINIÇÕES

2.1 ON PREMISE

A maneira mais convencional de armazenarmos nossos arquivos e aplicações é em um local presencial, físico denominado on premise (2), em empresas já é comum servidores que permitem acessos de qualquer outro local, porém vamos nos atentar a maneira mais convencional de armazenagem local. (1)

Este tipo de recurso permite algumas vantagens tais como:

“A principal vantagem do on premise está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede local. Em outras palavras, é possível usar esses recursos de maneira off-line” (1)

Porém existem desvantagens, por exemplo, a compra de licenças para cada computador que acessar tal aplicativo o que pode ser um problema corporativo, mas quando pensamos em ambiente doméstico, estes arquivos e aplicações ficam restritos a um único equipamento, tendo em vista um problema caso ocorra complicações com tal equipamento. (1)

2.2 CLOUD COMPUTING

Este termo é o oposto tratado acima. A armazenagem fica em uma “nuvem” e o usuário não precisa se preocupar com servidores ou 1 milhão de formas de salvar estes arquivos.

“...aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas nuvens, isto é, na internet.

Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nenhum desses aspectos, apenas em acessar e utilizar. ” (1)

3. VANTAGENS E CUIDADOS COM O CLOUD COMPUTING

3.1 VANTAGENS

Vamos apresentar algumas vantagens da utilização dos recursos. Uma delas, é a utilização e acesso através da internet utilizando distintas plataformas. O usuário muitas vezes pode acessar independente do sistema operacional ou equipamento que tenha, não precisam se preocupar com estrutura para executar a aplicação hardware, procedimentos de backup, controle de segurança e manutenção. Em projetos, por exemplo, isto se torna crucial, porque todos os envolvidos podem acessar a informação no mesmo lugar, tornando o compartilhamento de tarefas por exemplo. (1). Outro fator preponderante são os gastos. As “nuvens” podem ser gratuitas e dependendo da capacidade que a empresa exige pode ser suficiente, enquanto os servidores, softwares e licenças podem ser absurdamente mais caros, tornando esta ferramenta mais viável. Exemplos de cloud computing: Gmail, Yahoo, Mail, Dropbox, OneDrive, Flickr, YouTube.

Softwares que utilizam o conceito de cloud computing: Google Apps, Amazon, Netflix, Aprex, Evernote. (1)

3.2 “NUVEM” PAGA

Tratando do contexto do assunto, o sistema é o mesmo, porém a diferença está essencialmente, nos "bastidores": os equipamentos e sistemas utilizados para constituir a nuvem ficam dentro da infraestrutura da própria corporação. ” (1)

“Em outras palavras, a empresa faz uso de uma nuvem particular, construída e mantida dentro de seus domínios. Mas o conceito vai mais além: a nuvem privada também considera a cultura corporativa, de forma que políticas, objetivos e outros aspectos inerentes às atividades da companhia sejam respeitados” (1).

3.3 CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Existem muitas opções no mercado, serviços que atendem as pequenas, médias e grandes empresas, porém alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar uma tragédia organizacional.

Como já mencionado, existem “nuvens” pagas, portanto é necessário analisar detalhadamente a necessidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com