TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia para Estudo de Caso

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância 1

Unidade de Aprendizagem: Metodologia para Estudo de Caso

Curso: Tec em Gestão da Tec da Informação

Professor: Ana Waley Mendonça

Nome do estudante: Rafael Henrique Brunhera

Data: 27/02/2016

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 – FÓRUM. Leia com atenção o texto “Evitando o Plágio”, de Ken Kirkpatrick, disponível no link <http://www.lepem.ufc.br/jaa/plagio.pdf> e na Midiateca.

Primeira etapa: A partir da leitura, elabore uma redação de 08 a 10 linhas, contemplando argumentos significativos sobre a não utilização de plágio, evidenciando no mínimo dois procedimentos importantes que devem ser adotados pelos acadêmicos para evitar plágios. O texto deverá ter coesão, sequência lógica, coerência, originalidade e escrito na língua portuguesa culta.

Poste seu texto no fórum. O seu texto valerá 1,0 ponto, desde que atenda as indicações destacadas acima.

Quando você aborda um tema, seja para fazer uma dissertação ou apenas um discussão em fórum, com certeza existira vários texto sobre o mesmo tema, até mesmo autores com o mesmo ponte de vista que o seu, não será por isso que não terás argumentos para elaborar seu texto, mesmo que seja parecido, usando suas palavras e suas ideia, jamais será igual, caso use exemplos, frases até mesmo trechos de outros escritores, para não cometer plágio é só referenciar, dar os devidos débitos ao autor original. Entretanto pode ser um pouco complexo elaborar um texto com a mesma ideia e ponto de vista de outro já existente sem cometer nenhum tipo de plágio, realmente a linha entre expor a mesma ideia e plágio e muito tênue, terás que ter muito cuidado e atenção, e algumas ferramentas para que sua ideia não vire plágio podem ajudar, como por exemplo; elaborar seu texto acompanhado de um guia de documentação para que faça as devidas referencias dentro das regras e sempre que citar, referenciar ou pará frasear, tenha o habito de colocar entre parêntesis, isso ajudará no seu texto e também no controle do tempo, que nunca é tão o tempo que queríamos.

Segunda etapa: Depois de postar sua resposta, acesse o Fórum, leia os textos dos colegas e elabore um comentário em um texto de um colega. Para isso utilize a sua capacidade de argumentação e contra-argumentação (entre 6 e 8 linhas). Além disso, o texto deverá ter também coesão, sequência lógica, coerência, originalidade e escrito na língua portuguesa culta.

O seu comentário valerá 1,0 ponto, desde que atenda as indicações destacadas acima.

Boa noite Rodrigo, gostei do seu texto, foi bem pratico porem não acredito que os plágios cometidos nas escolas e faculdades sejam sempre por comodismo ou de intenção fraudulenta, vejo que em sua maioria é cometida por um ignorância do acadêmico,(como citado por JULIO ADILSON DA SILVA). Ignorância essa que deve-se a uma ma formação escolar, chegando nas universidades sem o seu devido preparo, e, nas faculdades muito estão no mercado de trabalho e não tem o tempo devido para um bom rendimento dos seus estudos, levando assim, erroneamente, a cometerem o plágio.

Questão 2 – Leia o resumo do artigo e realize as atividades solicitadas a seguir.

Resumo

Este artigo apresenta a visão de profissionais e estudantes da área da saúde sobre a interface saúde e meio ambiente. Estudo de abordagem qualitativa, descritivo, desenvolvidos com diferentes atores sociais que integram o processo de formação profissional e laboral da área da saúde em um município do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com questões norteadoras sobre o objeto de estudo, feita com trabalhadores hospitalares, enfermeiros, docentes, acadêmicos da área da saúde e agentes comunitários de saúde. Cada subprojeto foi analisado individualmente, com base no referencial sobre análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os sujeitos possuem visões dicotômicas sobre meio ambiente e reconhecem os efeitos prejudiciais da atual crise ambiental, alegando que o ser humano é o principal causador. Os sujeitos do estudo entendem que há estreita interface entre saúde e meio ambiente, sendo as populações menos privilegiadas economicamente as mais afetadas pelos danos ambientais. Conclui-se que o aprofundamento do debate sobre o tema no processo de formação e prática profissional em saúde é fundamental no sentido de se buscar a efetiva responsabilidade socioambiental por parte dos atores sociais atuantes no setor.

Palavras-chave: profissional de saúde; saúde ambiental; formação de recursos humanos; meio ambiente.

CAMPONOGARA, Silviamar et al. Visão de profissionais e estudantes da área de saúde sobre a interface saúde e meio ambiente. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 2013, v.11, n.1, pp. 93-111.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-77462013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 2 fev.2016.

Identifique no resumo do artigo acima os seguintes itens:

a) O objetivo principal. (0,5 ponto)

R: É discutir sobre o meio ambiente mostrando que a crise se deve principalmente ao ser humano.

b) O tipo de pesquisa quanto a abordagem. (0,5 ponto)

R: A pesquisa foi feita por entrevista semiestruturada com pessoas que tem alguma relação com saúde e/ou meio ambiente.

c) O tipo de pesquisa quanto ao nível de profundidade ou objetivos de estudo. (0,5 ponto)

R: O objetivo é reunir informações de profissionais da area de saúde e meio ambiente para que tenha material para discutir sobre sua crise, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com