TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia para Estudo de Caso

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância 1

Unidade de Aprendizagem: Metodologia para Estudo de Caso

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 – FÓRUM. Leia com atenção o texto “Evitando o Plágio”, de Ken Kirkpatrick, disponível no link <http://www.lepem.ufc.br/jaa/plagio.pdf> e na Midiateca.

Primeira etapa: A partir da leitura, elabore uma redação de 08 a 10 linhas, contemplando argumentos significativos sobre a não utilização de plágio, evidenciando no mínimo dois procedimentos importantes que devem ser adotados pelos acadêmicos para evitar plágios. O texto deverá ter coesão, sequência lógica, coerência, originalidade e escrito na língua portuguesa culta.

Poste seu texto no fórum. O seu texto valerá 1,0 ponto, desde que atenda as indicações destacadas acima.

Segunda etapa: Depois de postar sua resposta, acesse o Fórum, leia os textos dos colegas e elabore um comentário em um texto de um colega. Para isso utilize a sua capacidade de argumentação e contra-argumentação (entre 6 e 8 linhas). Além disso, o texto deverá ter também coesão, sequência lógica, coerência, originalidade e escrito na língua portuguesa culta.

O seu comentário valerá 1,0 ponto, desde que atenda as indicações destacadas acima.

Questão 2 – Leia o resumo do artigo e realize as atividades solicitadas a seguir.

Resumo

Este artigo apresenta a visão de profissionais e estudantes da área da saúde sobre a interface saúde e meio ambiente. Estudo de abordagem qualitativa, descritivo, desenvolvidos com diferentes atores sociais que integram o processo de formação profissional e laboral da área da saúde em um município do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com questões norteadoras sobre o objeto de estudo, feita com trabalhadores hospitalares, enfermeiros, docentes, acadêmicos da área da saúde e agentes comunitários de saúde. Cada subprojeto foi analisado individualmente, com base no referencial sobre análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os sujeitos possuem visões dicotômicas sobre meio ambiente e reconhecem os efeitos prejudiciais da atual crise ambiental, alegando que o ser humano é o principal causador. Os sujeitos do estudo entendem que há estreita interface entre saúde e meio ambiente, sendo as populações menos privilegiadas economicamente as mais afetadas pelos danos ambientais. Conclui-se que o aprofundamento do debate sobre o tema no processo de formação e prática profissional em saúde é fundamental no sentido de se buscar a efetiva responsabilidade socioambiental por parte dos atores sociais atuantes no setor.

Palavras-chave: profissional de saúde; saúde ambiental; formação de recursos humanos; meio ambiente.

CAMPONOGARA, Silviamar et al. Visão de profissionais e estudantes da área de saúde sobre a interface saúde e meio ambiente. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 2013, v.11, n.1, pp. 93-111.Disponível em: <>. Acesso em: 2 fev.2016.

Identifique no resumo do artigo acima os seguintes itens:

a) O objetivo principal. (0,5 ponto)

R: O Objetivo é explorar a visão, analise dos profissionais e estudantes da área da saúde sobre a ligação Saúde e Meio Ambiente.

b) O tipo de pesquisa quanto à abordagem. (0,5 ponto)

R: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo.

c) O tipo de pesquisa quanto ao nível de profundidade ou objetivos de estudo. (0,5 ponto)

R: A pesquisa descritiva é o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. Assim mostrando os vários pontos de vista de agentes de saúde, trabalhadores sobre o assunto. Percebemos que a sua abordagem se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.

d) O tipo de pesquisa quanto aos procedimentos para a coleta de dados. Para fundamentar a sua resposta apresente uma citação (de acordo com as normas da ABNT), retirada do livro didático ou de outra fonte confiável (livros, artigos) que contemplam argumentos sobre o tipo de pesquisa identificado. (1,0 ponto)

R:

A Pesquisa experimental, segundo Rudio (1999, p. 72), “[...] está interessada em verificar a relação de casualidade que se estabelece entre as variáveis, isto é, em saber a variável X (independente) determina a variável Y (dependente).” Para isso, cria-se uma situação de controle rigoroso neutralizando todas as influencias alheias que Y pode sofrer.

e) A técnica (instrumento) utilizada para a coleta de dados e cite mais duas técnicas  diferentes da contemplada no artigo. (1,0 ponto)

R: O instrumento utilizado na pesquisa é a entrevista, outras técnicas que também podem ser usadas é a de questionário e o experimento.

Referências

COLETA BIBLIOGRÁFICA E COLETA DOCUMENTAL. DUARTE, Vânia. Disponível em: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/coleta-bibliografica-coleta-documental.htm  Acesso em 25 fev 2016.

OBS.: Acesse o artigo na íntegra, caso não consiga identificar todos os itens solicitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (376.1 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com