TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia para Estudo de Caso

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 12

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância 2

Unidade de Aprendizagem: Metodologia para Estudo de Caso

Curso: Gestão de TI

Professor: Ana Waley Mendonça

Nome do estudante:

Data: 14/09/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Você estudou conteúdos sobre a elaboração de um projeto de Estudo de Caso. A proposta, aqui, é a elaboração de um Projeto de Estudo de Caso, que não será aplicado neste momento, mas que consta como uma atividade avaliativa, possibilitando a efetivação do processo de ensino e aprendizagem sobre os conteúdos estudados. Se você quiser, aproveite para escolher um tema que possa futuramente dar continuidade aos seus estudos na disciplina Estudo de Caso.

Elabore as atividades que são solicitadas a seguir:

  1. Escolha um tema de acordo com sua preferência e/ou formação e apresente o tema geral;

Tema geral: Destacar a Gestão por Competências como prática de mudança do comportamento das pessoas para atingir os objetivos definidos na Avaliação de Desempenho

OK

  1. Delimite o tema, ou seja, apresente o tema específico (0,5 ponto);

Tema especifico: Apresentar os conceitos de gestão por competência, seguido com as identificações no comportamento das pessoas nas organizações.

Correta

Apresente o problema de pesquisa (1,0 ponto);

Como identificar e gerir o nível de motivação e envolvimento profissional dos colaboradores da empresa X, através dos resultados obtidos pela avaliação de desempenho?

Correta 

  1. Apresente a justificativa, uma redação que contemple as recomendações indicadas  no material didático para a elaboração de justificativa (1,5 pontos);

Os profissionais da atualidade estão mudando de comportamento profissional, estão mais focados nos seus resultados e o que esses resultados estejam alinhados aos da organização. O modelo de gestão que conhecemos que sempre foi focado nas atividades, nos lucros e nas atribuições, também está passando por transformações no decorrer dos tempos. Uma boa gestão é aquela que atinge todos os objetivos tanto da organização quanto os da equipe.

Conforme Dutra (2012, p. 13-14)

 a forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por grandes transformações em todo o mundo. Essas transformações vêm sendo motivadas pela inadequação dos modelos tradicionais de gestão de pessoas no atendimento às necessidades e às expectativas das empresas e das pessoas. Modelos de gestão são constituídos por um conjunto de pressuposto, práticas e instrumentos.

Os modelos tradicionais têm sua gênese nos movimentos de administração científica, na busca da pessoa certa para o lugar certo (TAYLOR, 1982).

Além das transformações nos modelos, as organizações começaram a exigir pessoas com perfis diferentes. Dutra (2012, p. 13) trás que “as organizações passam a necessitar de pessoas mais autônomas e com maior iniciativa, com perfil bem diferente do exigido até então, de obediência e submissão; à medida que o processo decisório é cada vez mais descentralizado, ele fica mais sensível no âmbito do comprometimento das pessoas com os objetivos e as estratégias organizacionais”.

Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individual.

A maneira de gerir pessoas, trouxe para as organizações benefícios de saber selecionar um profissional para um determinado cargo. Fez com as organizações descrevessem seus cargos, assim possuem uma descrição das competências que o candidato necessita para a ocupação do cargo. Trazendo mais segurança na hora da escolha de um candidato para ocupar um determinado cargo, e menos custo para as organizações.

Contudo as organizações estão sendo mais exigentes na escolha de seus profissionais, procuram pessoas que atendem os objetivos da organização, que não realizam somente suas atividades, mas que contribuam para o grande grupo da organização. Pois o mercado competitivo que hoje contribui também para essas transformações, faz com que profissionais e organizações se atualizam e renovam para atingir o mercado que é aquecido e com várias oportunidades de crescimentos profissionais.

Correta

  1. Apresente o objetivo geral (0,5 ponto);

Objetivo geral: Apresentar o resultado dessa mudança na avaliação de desempenho, conforme o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Correta

  1. Apresente três objetivos específicos (1,5 pontos);

Objetivo 1: Compreender um pouco a gestão por competências;

Objetivo 2: Identificar os benefícios da avaliação de desempenho na empresa X;

Objetivo 3: Avaliar os resultados pessoais e profissionais dos colaboradores;

Corretos

  1. Apresente a contextualização teórica (entre 2- 4 páginas) (2,5 pontos);

Com o passar dos tempos houveram várias mudanças nos modelos de gestão. A as empresas utilizam o modelo de gestão por competências que iremos apresentar mais adiante. São evoluções significativas que alteram não somente os modelos mais também os comportamentos das pessoas os quais estão inseridos nas épocas.

Quinn et.al (2012, p. 3) relatam que

na maioria das vezes, os modelos empregados pelas pessoas refletem os modelos empregados pela sociedade em geral. Durante o século XX surgiram diversos modelos de gestão. Entender esses modelos e suas origens pode dar aos gestores um entendimento mais amplo do comportamento nas organizações e um conjunto de opções mais diversificado. Nossos modelos e definições de gestão continuam evoluindo. (QUIM et.al, 2012, p.3)

 Quinn, (2012, p. 4-13) analisa as evoluções e os modelos de gestão da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (367.6 Kb)   docx (818.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com