TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOSSA LOCADORA DE LIVROS

Por:   •  7/5/2015  •  Seminário  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

NOSSA LOCADORA DE LIVROS

SUMÁRIO

NTRODUÇÃO 4

OBJETIVO 4

DESENVOLVIMENTO 5

Interação Humano-Computador 5

Segurança da informação 6

Humanização, relação interpessoal e ética 7

Sistemas gerenciais 8

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO:

A informática vem abrangendo espaços e facilitando a vida das pessoas e das organizações, oferecendo oportunidades construtivas nas empresas, aplicando metodologias para obtenção de uma rápida funcionalidade e praticidade, sendo a cada dia uma ótima ferramenta de apoio.

As empresas estão cada vez utilizando mais e mais tecnologias para ter um funcionamento mais eficiente. Com isto está podendo divulgar, registrar produtos, clientes entre outros, agilizar os serviços e se comunicar dentro de sua própria organização, como também se comunicar com o mundo.

No decorrer deste trabalho vamos auxiliar uma empresa privada, denominada "Nossa locadora de livros" a informatizar toda a sua rotina de modo que se estabeleça uma harmonia entre as áreas dentro da empresa.

Vamos ajudar essa empresa usando nossos conhecimentos adquiridos durante o semestre.

OBJETIVO

Identificar pontos positivos e negativos na montagem de interfaces gráficas, avaliar e compreender o que devemos por em prática no dia-a-dia para auxiliar o conforto do usuário;

Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade: Três pilares da segurança da informação, aprender a utiliza-los, pois são indispensáveis;

Aprender a importancia da ética como formula de uma empresa bem sucedida.

Conhecer os tipos de sistemas de informação e quando aplicar cada um durante os diversos cenários que encontraremos.

I

DESENVOLVIMENTO

1.1– Interação Humano Computador

É o conjunto de processos, diálogos, e ações através dos quais o usuário humano interage com um computador.

"A interação homem-computador é uma disciplina que diz respeito ao projeto, avaliação e implementação de sistemas de computador interativos para uso humano e ao estudo dos principais fenômenos que os cercam” (ACM SIGCHI)

É uma área interdisciplinar que abrange:

Ciência da computação - aplicação, projeto e engenharia de interfaces humanas;

Psicologia - aplicação de teorias dos processos cognitivos e análise empírica do comportamento do usuário de computadores

Sociologia e Antropologia - interações entre tecnologia, trabalho e organização;

projeto industrial - produtos interativos.

Entre outros.

A partir do conhecimento adquirido ao longo do semestre nas aulas de IHC, vamos analisar a interface de dois sites existentes:

Primeiro site (http://www.carroaluguel.com)

PRÓS = o cadastro no site é bem fácil e rápido | As cores são suaves e não cansam os olhos | o icone representativo de cada carro tem um tamanho ideal para a visualização do usuario | embaixo de cada icone representativo dos carros temos informações importantes como se o carro tem ar condicionado, air bag, porta malas e etc..

CONTRAS = O menu principal fica no final da página dificultando a navegação, não temos muitos informações da empresa contratada e isso dificulta a confiabilidade da mesma, temos informações de tópicos diferentes misturadas na página principal do site o que causa uma confusão na hora de saber onde clicar, os carros disponiveis não estão separados por modelos ou ordem alfabetica o que dificulta a busca do usuario.

Segundo site (http://www.sapinhosapeca.com.br/)

PRÓS = Uma aba do site é dedicada a empresa contratada o que ajuda na confiabilidade, o menu principal é bem destacado, cada brinquedo disponivel tem uma imagem representativa o que ajuda na escolha na hora da locação, a parte de cadastro é bem simples e rápido.

CONTRAS = O tamanho da fonte do menu dos brinquedos é muito pequena e as cores da fonte são claras e ficam muito emboladas na hora de escolher, as cores do site são muito chamativas e cansam os olhos, o site tem muitas animações e isso acaba atrapalhando a navegação.

1.2 - Segurança da Informação

O que é – A Segurança da informação é garantir que as informações estejam protegidas contra o acesso por pessoas não autorizadas, estejam sempre disponíveis, e que sejam confiáveis.

Muitas empresas entendem que segurança da informação é somente fazer segurança contra vírus e assemelhados. Contratam técnicos em segurança da informação para fazer o diagnóstico e implementar dispositivos e procedimentos para a segurança do ambiente, sendo que mesmo com esse processo acabam não tratando os demais riscos que ameaçam as informações.

Alguns cuidados que devemos ter:

1. Usar sempre que possível o protocolo (https) para criptografar os dados que vão ser enviados do navegado para o servidor remoto.

2. um sistema eficiente de backup pelo menos 2 vezes por dia e de 2 ou mais formas diferentes,

3. um sistema eficiente de cadastro para evitar perda de dados,

4. servidor com um firewall confiável

5. treinamento eficaz para os funcionários saberem como funciona o sistema de segurança

6. ter um anti vírus confiável

7. arquivos criptografados

8. Evitar discos removíveis, como pen drives, HD externo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com