TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossa Locadora de livros

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

                                                        


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVOS        

3        DESENVOLVIMENTO        

3.1        SITES DE LOCADORAS DE LIVROS        

3.2        SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        

3.3        HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO        

3.4        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho trata das necessidades de as organizações estarem se informatizando mais a cada dia que passa. Este processo, contudo, não é fácil, pois a informatização de uma organização necessita de muito mais do que uma simples discriminação de itens e produtos. Trata-se, na verdade, de uma conexão entre todos os departamentos da empresa, ou seja, envolve desde a execução dos serviços até o processo de gestão pelo diretor da organização.

A informação e a tecnologia estão cada vez mais interligadas, tornando-se essenciais, pois auxiliam na tomada de decisões, ajudam a empresa a manter sua integridade física e facilitam a interação e a comunicação entre as pessoas e empresas.


  1. OBJETIVOS

Este trabalho tem por finalidade aplicar os conceitos estudados no primeiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nele serão apresentados pontos positivos e negativos de sites de locadoras de livros e, tendo por base o cenário da “Nossa Locadora de Livros”, serão abordados a segurança da Informação, a humanização, o relacionamento interpessoal, a ética no trabalho e os níveis da administração numa organização.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. SITES DE LOCADORAS DE LIVROS

A análise dos dois sites de locadora de livros permitiu o estabelecimento de pontos positivos e negativos. Os sites analisados foram: “Leia mais livros” (http://www.leiamaislivros.com.br/) e “Histórias e estórias” (http://www.historiaseestorias.com.br/).

Com relação ao “Leia mais livros”, revelam-se como pontos positivos: a interface simples e de fácil compreensão. A página principal apresenta em sua parte superior um menu com as opções “home”, “acervo”, “autores”, “novidades” e “contato”. Em seguida, traz um texto contendo o objetivo do site, o número do telefone e do e-mail para fazer a locação, um link que direciona o usuário a outra página com os valores de locação. Na parte inferior, são informados os horários de atendimento. As laterais da página principal são preenchidas com imagens de capas de alguns livros do acervo: na lateral esquerda, encontram-se títulos de obras novas e, na lateral direita, títulos de obras mais locadas. Além da interface, outro aspecto positivo é o fato de, ao clicar no livro, o usuário é direcionado para informações sobre a obra. Neste local o cliente poderá enviar um comentário e fazer uma avalição da obra.

São pontos negativos do “Leia mais livros”: o formato do site não se adapta à resolução da tela; e o site não informa de imediato se o livro está ou não locado, exigindo, assim, que o usuário esteja atento ao status do livro escolhido.

No site “Histórias e estórias”, são pontos positivos: o usuário encontra na página principal um espaço para fazer seu login e outro para fazer uma busca rápida sobre o livro que procura. Do lado esquerdo da página encontram-se diversos links, dentre eles o “espaço do leitor”, que direciona o usuário a um ambiente em que pode escrever um poema, uma poesia, um conto ou um texto livre e enviar para o administrador. No mesmo lado o usuário pode participar de uma enquete informando o que ele considera mais importante na escolha de um livro.

São considerados pontos negativos do “Histórias e estórias”: o formato do site que, assim como o do site anterior, não se adapta à resolução da tela; ele é mal diagramado; não tem uma lista completa de todos os livros em ordem alfabética; e não informa se o livro está disponível ou não para locação, aspecto em que também peca o site “Leia mais livros”.

  1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Segurança da Informação refere-se ao fornecimento de dados para proteger as informações de uma pessoa ou empresa. Atualmente, a informação digital é um dos principais produtos e necessita ser protegida. Para isso, existem três atributos para segurança da informação que serão usados na nossa locadora de livros: a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade.

A confidencialidade refere-se à ideia de que a informação só deve ser acessível a seus destinatários e aos autorizados a receber as informações. Todas as outras partes não devem ser capazes de acessar as informações

A integridade consiste na ideia de que a informação deve chegar a um destino que lhe foi determinado, não podendo ser, portanto, ser alterada ou excluída sem autorização.

Disponibilidade, por seu turno, diz respeito à noção segundo a qual a informação deve estar disponível para as pessoas autorizadas a usá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com