TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  15.526 Palavras (63 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 63

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICET

Curso de Ciência da Computação

 Campus Tatuapé

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE”

Paulo Rodrigues Alves de Oliveira N196017

Douglas Marques N159189

William Nunes de Araújo D411AH2

São Paulo

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICET

Curso de Ciência da Computação

Campus Tatuapé

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE”

Atividade pratica supervisionada apresentada a Universidade Paulista, tem como finalidade o Desenvolvimento de Uma Ferramenta Para Comunicação Em Rede.

Orientador: Prof° Mario Quinello

São Paulo

2019

Sumário

1.        Objetivo        4

2.        Introdução        6

3.        Fundamentos da Comunicação de Dados em Rede        8

3.1        Modelo de Referência TCP/IP        8

3.2        Linguagem de Programação utilizada        9

3.3        Diferenças entre C# e Java        10

3.4        Entrega        11

3.5        Confiabilidade        11

3.6        Latência        11

3.7        Transmitindo Dados        11

3.8        Simplex        11

3.9        Half Duplex        12

3.10        Full Duplex        12

3.11        Transmission Control Protocol        12

3.12        Sockets        12

3.13        Endereços de socket        13

3.14        Sockets usados no TCP        13

4.        Plano de Desenvolvimento da Aplicação        15

4.1        Janela Principal        15

4.2        Janela do Servidor        16

4.3        Janela do Cliente        16

5.        Projeto        17

6.        Relatório com as linhas de código do programa        19

7.        Bibliografia        27

8.        Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas        28

  1. Objetivo

As comunicações de dados e as redes de computadores são objetos que saíram do universe tecnológico e caíram no domínio público. Produtos como os aparelhos de MP3 e telefones celulares não são mais restritos ao mundo de magia da alta tecnologia, mas sim brinquedos para todos, desde pré-adolescentes aos avós. O progresso na tecnologia de comunicação de dados e nas redes de computadores está acontecendo numa velocidade assustadora. Para se ter uma idéia, as antenas de televisão tipo bunny-ear (antena interna de TV) são coisas pré-históricas, se comparadas às transmissões digitais a cabo e via satélite dos dias atuais. Hoje os escritórios são movidos por conexões wireless. Para o usuário final dessas tecnologias, o único requisito é saber como utilizá-las, isto é, ter o know how. Contudo, um estudante deste campo do conhecimento humano deve estar familiarizado com tópicos e conceitos (MARTINS, 2015).

        A finalidade deste trabalho é demonstrar, especialmente para aqueles que buscam informações referenciais sobre a chamada tecnologia da informação, que vai possibilitar o tráfego de mensagens. Além de sua importância para a área acadêmica, vem facilitar e descomplicar a vida de profissionais ligados às áreas de comunicações de dados por meio do aplicativo, tratando o assunto com uma linguagem simples e clara, abordando os meios de transmissão e como esses meios suportam a transferência de dados, principalmente no que se refere aos equipamentos de comunicação de dados, às redes locais e de longas distâncias, analisando as tendências tecnológicas, a importância das aplicações voltadas para esta área e o que se pode esperar do futuro, quando o momento é de um mercado aquecido, principalmente devido à globalização.

Redes de Computadores são formadas por um conjunto de dispositivos conectados por links de comunicação. Um nó pode ser um computador, uma impressora ou outro dispositivo para enviar e / ou receber dados que estão conectados a outros nós na rede. Uma rede de computadores permite ao usuário compartilhar uma enorme quantidade de informações e enviar mensagens entre si, incluindo textos, imagens, áudios e vídeos.

A operação de uma rede de computadores tem como objetivos básicos proporcionar uma comunicação confiável entre os diversos sistemas de informação, melhorar o fluxo e o acesso à informação, bem como facilitar as decisões administrativas, facilitando a comunicação entre seus usuários.

O objetivo deste trabalho é avaliar claramente o conceito de redes, seu uso e sua aplicabilidade, através de uma ferramenta de comunicação em rede desenvolvida na linguagem C# para atender as necessidades da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que deseja saber quais atividades industriais estão gerando poluição do Rio Tietê desde sua nascente em Salesópolis (SP) até a sua passagem pela região da grande São Paulo. Para tal ela precisa trocar informações das equipes de inspetores treinados e capacitados que estarão se revezando dentro de cada indústria, controlando os processos e passando informações online para a Secretaria. Para isso, é necessário trocar informações das equipes de inspetores treinados e treinados que se revezarão em cada setor, controlando os processos e transmitindo informações on-line para a Secretaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)   pdf (633.5 Kb)   docx (646.5 Kb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com