TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

        

ESTUDO DE CASO – PADRÕES E PROTOCOLOS PARA INTERNET DAS COISAS

Proposta: Computação de borda é um termo relacionado a projetos de Internet das Coisas e refere-se aos dispositivos que realizam algum tipo de processamento no próprio equipamento IoT antes de enviar os dados para outro sistema via internet. Descreva que pontos devem ser levados em consideração em um projeto de sistema que realiza processamento de imagens de placas de veículos em uma rodovia e as transmite para um servidor web. 

        O sistema de detecção de placas de veículos é de grande importância dentro dos ambitos investigativos e de controle de tráfego com veículos ilegais nas grandes metrópoles, entretanto existem equipamentos como a ITSCAM 600 que  é um equipamento inteligente de captura e processamento de imagem preparada para integração Inteligência Artificial e Deep Learning. Possui alto poder de processamento de imagens, possibilidade de embarcar o seu próprio software, além de escolher a melhor opção de conectividade entre cabo, Wi-Fi ou dados móveis (celular).

       No mercado de Iot existem também microcontroladores que são capazes de fazer esse trabalho que a ITSCAM 600 faz, utilizando o máximo de desempenho e os atributos que são levados em consideração como uma boa resolução de imagem, alta conectividade, integração com computação de borda etc.

       O modelo que apresento é um protótipo usado com o  Módulo ESP32-CAM com Camera OV2640 2MP é a  muito interessante para elaborar um projeto com a  câmera IP. Nessa placa extremamente compacta com o poderoso ESP32 que possui conexão WiFi, você pode filmar/ tirar fotos e enviar diretamente para a internet. [pic 3]

As suas características técnicas são :

– ESP32 (datasheet)
– CPU: Xtensa® Dual-Core 32-bit LX6
– ROM: 448 Kbytes

– RAM: 520 Kbytes
– Flash: 4 MB
– Suporte para câmera OV2640 e OV7670
– Clock máximo: 240MHz
– Wireless padrão 802.11 b/g/n
– Conexão Wifi 2.4Ghz (máximo de 150 Mbps)
– Suporte para cartão SD
– Antena embutida
– Wi-Fi Direct (P2P), P2P Discovery, P2P Group Owner mode e P2P Power Management
– Modos de operação: STA/AP/STA+AP
– Bluetooth BLE 4.2
– Portas GPIO: 16
– GPIO com funções de PWM, I2C, SPI, etc
– Tensão de operação: 5 V
– Taxa de transferência: 110-460800 bps
– Suporta Upgrade remoto de firmware
– Conversor analógico digital (ADC)[pic 4][pic 5][pic 6]

       O módulo ESP32-CAM com Câmera OV2640 2MP tem como principais características: Bluetooth BLE 4.2, suporte para cartão SD, antena embutida, wireless padrão 802.11 b/g/n e conexão Wifi 2.4 GHz. Possui 16 portas GPIO com as funções PWM, IC2, SPI e UART, sendo que 10 delas são de entrada e saída e 6 estão relacionadas a energia. A tensão de alimentação é de 5V.

       Existem também outras alternativas super poderosas como o Raspberry Pi Model B, que tem ótimas especificações.

       Com isso podemos concluir que esses recursos são importantes e atendem todas as especificações exigidas em um projeto de captura de imagens de placas veiculares nas rodovias, alem de serem recursos de baixo custo de investimento e possuem eficácia comprovada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (295.9 Kb)   docx (399.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com