TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Projetos

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

A) QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO QUE PODEMOS PERCEBER NA PRÁTICA DE SALA DE AULA?

O planejamento é um processo decisório que resulta em um plano de ação, disposto de forma lógica e coerente, possibilitando o acréscimo ou a retirada de determinado conteúdo a qualquer momento, ou seja, o planejamento não é algo "engessado". Durante o seu desenvolvimento, a avaliação, como meio de direcionamento do processo, deve ocupar um lugar de destaque. Assim, o planejamento torna-se fundamental por possuir um público diferenciado, com alguns objetivos comuns e com uma postura inicial propensa a somente receber informações para construção do seu conhecimento. Este, talvez, seja um dos fatores pelos quais, durante tanto tempo, todo trabalho de planejamento tenha sido o foco primordial do ensino.

Para que o fazer docente tenha o mínimo da qualidade desejada, é necessário que os professores planejem suas ações, os conteúdos a serem trabalhados juntos aos alunos, os recursos, as estratégias empregadas e as formas de avaliação a serem utilizadas, para que, tendo estabelecido objetivos claros a serem atingidos pelos processos de ensino-aprendizagem, estes sejam concretizados de maneira significativa para os alunos.

Os planejamentos que podemos notar em sala e aula é o Planejamento Curricular, porque no planejamento educacional em sala de aula pouco se pratica, pois nem todos os docentes tratam os alunos como iguais e no planejamento operacional, ainda existe uma resistência quanto a implantação das TICs em sala de aula, pouco são os docentes que utilizam essa ferramenta.

B) QUAL A DIFERENÇA ENTRE PLANEJAMENTO CURRICULAR, EDUCACIONAL E OPERACIONAL?

1) Planejamento Educacional: trata-se de um planejar que vai além de reflexões sobre “o que fazer” e sobre “como fazer”; que considera os alunos como sujeitos iguais em uma sociedade.

2) Planejamento Curricular: constitui um instrumento norteador das ações educativas na escola, definindo as experiências de aprendizagem que serão proporcionadas ao aluno por meio dos diversos componentes curriculares.

3) Planejamento Operacional: enfatiza-se na técnica que será utilizada, com o uso da tecnologia na educação, em todos os seguimentos, especialmente em relação ao educando e ao uso da tecnologia.

C) COMO A TECNOLOGIA AUXILIA NOS PROCESSOS APRESENTADOS NAS QUESTÕES ANTERIORMENTE PONTUADAS?

Quando utilizadas como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possibilitam a aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais, podendo tornar esses indivíduos críticos, reflexivos e capazes de construir a aprendizagem de maneira independente e autônoma. Nota-se que esses alunos têm grande potencial e que são capazes de aprender, e as TICs amenizam a discriminação social que eles sofrem constantemente.

Os estudos demonstram que as pessoas que apresentam certas limitações em decorrência da deficiência que possuem não são menos desenvolvidas, mas que se desenvolvem de forma diferente de acordo com sua potencialidade. Nesse contexto, a informática é um recurso que favorece a aprendizagem, pois permite que sejam realizadas adequações, fazendo com que as pessoas se apropriem do conhecimento com mais facilidade. Assim, a informática possibilita a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na sociedade.

D) PERRENOUD (2000) CLASSIFICA DEZ NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR, AS QUAIS SÃO CONSIDERADAS PRINCIPAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.

CONSIDERANDO AS DEZ COMPETÊNCIAS CITADAS A SEGUIR, ESCOLHA CINCO E JUSTIFIQUE SUAS RESPOSTAS. LEMBRE-SE DE ANALISAR SE TODAS OU APENAS ALGUMAS DAS QUE VOCÊ ESCOLHEU AINDA PODEM SER CONSIDERADAS COMO COMPETÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com