TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROBLEMAS DA IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

OS PROBLEMAS DA IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

         Com o avanço da tecnologia nos dias atuais, não seria nada incomum pensar que tais mudanças no modo de fazer e pensar a vida seriam aplicadas para melhorar o ensino dos jovens e crianças brasileiros. Que vem, com os métodos tradicionais, sofrendo com cansaço e desatenção durante as aulas.

        Apesar do número crescente de projetos implantados em salas de aula, ainda

são poucos aqueles que de fato conseguem ser bem sucedidos e propiciam transformações válidas ao processo educacional. Isso acontece porque implementar um projeto de interação tecnológica não é tão simples, diversos fatores devem ser analisados e verificados para o correto alinhamento dos objetivos pedagógicos de cada escola com as ferramentas digitais escolhidas por elas.

        O projeto em questão, visa ajudar crianças do ensino fundamental à entenderem a matéria proposta. Tendo em vista, que para que tal projeto possa ser utilizado em determinadas escolas três desafios primários devem ser vencidos. São eles:

1º: Montar uma infraestrutura durável e adequada

        Com “infraestrutura”, estamos falando sobre computadores, tablets, lousa digital e internet. Estes são os itens necessários para que os alunos e professores possam interagir com o conteudo.

        Embora pareça simples, apenas disponibilizar tais materiais, com o tempo isto acabará se tornando uma grande dor de cabeça. Aparelhos não estarão alí para sempre. Vão quebrar, e muitas vezes o tempo de vida útil desses aparelhos será reduzida pelos próprios alunos.

2º: Qualificar profissionais

        Muitos softwares e projetos pensados para melhorar a educação conseguem ser implantados nas escolas, mas sempre ouvimos algum relato como o de alguns jovens entrevistados no colégio Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira, na zona norte de Manaus: “A gente tem um laboratório de informática, mas os professores não usam. Então os computadores ficam na sala pegando poeira”.

        Não por motivo de ignorância dos professores perante a tecnologia. Hoje, a maioria dos professores já estão familiarizados com os mais variados tipos de tecnologia.

        O objetivo aqui é capacita los de uma forma direcionada, ou seja, um alinhamento entre os interesses pedagógicos da escola e do corpo docente, de forma que os professores fossem incentivados a utilizarem os novos recursos tecnológicos para aprimorar a experiência dos alunos na sala de aula.

3º:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com