TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Games de Realidade Virtual

Por:   •  23/11/2019  •  Artigo  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

Games Multimídias como Metodologia de Ensino

Robson Gonzaga Silva

Mestrado de Sistemas e Computação

UNIFACS – Universidade Salvador

Salvador – BA

professor.robsongonzaga@gmail.com

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo, demonstrar a importância das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensino/aprendizagem no contexto da sociedade moderna, através de metodologias mais dinâmicas de construção de conhecimento de forma coletiva e colaborativa, através de jogos multimídia e programação de computador.  

Keywords: TIC, Educação Digital,  Educação na Nuvem, Cloud Education, Geração Digital, Sociedade da Informação.


INTRODUÇÃO

Devido ao rápido avanço da tecnologia, a sociedade moderna tem consumido informações de forma acelerada, e a própria informação tornou-se o ativo mais importante dentro do contexto da sociedade moderna. Segundo Bortolozzo et al. (2006), as inovações tecnológicas incorporam a necessidade da utilização das suas ferramentas no processo de formação humana e estão em todos os nichos da sociedade.

Nesse contexto de inovação e novas tecnologias, a forte influência das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) proporcionou o desenvolvimento de uma nova geração de indivíduos sociais, denominada de geração Z. De acordo com Cantini et al. (2006), essa nova geração é constituída por pessoas que nasceram durante o advento da internet e da expansão das novas tecnologias digitais, como smartphones, videogames e computadores mais velozes, por exemplo. É importante perceber que os indivíduos da geração Z, os nativos digitais, desenvolveram certas características que não podem ser ignoradas no processo de formação de conhecimento (SIGNIFICADOS, 2017).

Características da Geração Z:

  • Nativos Digitais;
  • Constantemente conectados à Internet;
  • Necessidade de interação e exposição de suas opiniões no ambiente online;
  • Imersos em ambientes que proporcionam respostas e informações rapidamente;
  • Acostumados com avanço constante das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs);

Devido a essas características marcantes dos nativos digitais, surgem vários desafios em relação ao processo de ensino/aprendizagem, uma vez que se torna inviável a utilização das antigas metodologias estáticas de ensino. Na visão de Silva (2015), ao analisar a geração Z através do ponto de vista educacional e adicionamos as ferramentas tecnológicas a disposição de todos, a primeira impressão que surge em mente é que os estudantes não prestam atenção ao que é ensinado, o foco na aula acaba sendo substituído pelas conversas em grupos de mensagens instantâneas e curtidas em redes sociais. O maior desafio que se apresenta nesse cenário, é o choque entre a geração dos educadores com a geração dos nativos digitais. Autores como Silva (2015) identificam que “ o corpo docente da maioria das escolas e universidades é formado por remanescentes da geração y e da geração x”, devido a esse choque surgem questionamentos sobre a aplicação de conceitos seculares de ensino a uma geração que está evoluindo a cada instante. As metodologias antigas de ensino/aprendizagem se tornaram obsoletas e ultrapassadas no processo de construção de conhecimento da sociedade atual. “Existe consenso entre os analistas de políticas educativas acerca de que, para atender as novas demandas, será necessário repensar como os professores planejam e executam os processos de ensino e aprendizagem“ (FUNDAÇÃO SANTILLANA, 2014).

O conceito de escolas inteligentes (Smart School), surge dessa necessidade de novas metodologias que incorporam a tecnologia nas práticas de ensino aprendizagem, tornando o processo mais dinâmico, interativo e colaborativo. Novas ferramentas como Edmodo, Google Class Room e Moodle, surgem como suporte para gerar interação, colaboração e maior dinamismo no processo de ensino/aprendizagem e na construção de conhecimento colaborativo nesse novo padrão de sociedade.

Nas próximas páginas do presente projeto, será apresentado uma proposta de minicursos e seminários com objetivo de conscientização e treinamento de educadores e alunos referente ao tema de escolas inteligentes e seus novos recursos tecnológicos no cenário de construção de conhecimento.

  1. NOVAS TECNOLOGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COLABORATIVO: GOOGLE CLASS

É notória a importância de ensino das habilidades básicas como leitura, redação e matemática. Entretanto, apenas os conhecimentos básicos não são suficientes aos alunos do cenário moderno, uma vez que só com tais conceitos, eles sofrerão com a enorme lacuna de conhecimento e habilidades necessárias para se desenvolver bem em locais de trabalho do século XXI. Para que os alunos da geração Z possam se desenvolver de forma a encaixar-se adequadamente as novas exigências do século da informação, também precisam praticar o raciocínio crítico, comunicação, colaboração e trabalhar de forma criativa (GOOGLE, 2017).

“O Google Sala de aula é uma ferramenta de colaboração para alunos e professores que ajuda a organizar e melhorar a experiência na sala de aula. Com apenas alguns cliques, você pode criar uma turma, adicionar seus alunos e criar tarefas ou avisos” (GOOGLE, 2017).

Segundo a Google (2017), a ferramenta Google Sala de aula foi criada para auxiliar os professores no desenvolvimento, aplicação, correção e feedback de tarefas sem gastar tempo (e papel) com impressões. Inclui recursos poderosos que poupam tempo, como a capacidade de fazer cópia de Documentos utilizando o Google Docs para todos os alunos com apenas um clique, ver quem concluiu uma tarefa e fornecer feedback direto e em tempo real. Possibilita ainda a criação automática de pastas no Google Drive para cada tarefa, turma e aluno, o que ajuda a manter a organização de alunos e professores.

 O Google Sala de aula, gera maior colaboração na criação dinâmica de conhecimento, aumentando a produtividade e tornando o aprendizado mais eficiente.

A figura 1 ilustra um ambiente de sala inteligente, onde os alunos interagem com a aula e atividades do professor através de seus dispositivos móveis.

[pic 1]

Figura 1 – Conceito de Sala de Aula Inteligente  (GONZALEZ et al, 2013).

  1. Google Docs

A ferramenta Documentos Google (Google Docs) foi desenvolvida com o objetivo de facilitar e dinamizar a criação e edição de documentos de forma colaborativa. Através dessa ferramenta, vários alunos podem trabalhar simultaneamente em um documento. A produção textual colaborativa pode ser trabalhada. Enquanto leem os comentários e as sugestões, os alunos podem responder, resolver, aceitar ou rejeitar o que foi sugerido por outras pessoas. Isso faz eles pensarem na produção textual de forma mais sofisticada. Também é possível adicionar imagens e gráficos a Documentos Google (GOOGLE, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (187.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com