TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica sobre Custos da Qualidade

Por:   •  28/6/2023  •  Resenha  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 7

Empresa: Supermercado São José

Grupo: Andy Delphim, Gabriel Otte, Evaldo Junior e Filype Mozer.

 

Sobre a Empresa:

         O Supermercado São José é uma empresa de tradição familiar, fundada no ano de 1980 pelo Raúl Bahia Monteiro, como um mercadinho de bairro, situado na cidade de Macaé-RJ. Sr. Raúl teve dois filhos, Eduardo e Lino, que desde criança já ajudavam o pai nas atividades do mercadinho.

        Nessa época, os meios de pagamento mais comuns eram dinheiro e cheque, o que dificultava o controle de entrada e saída de caixa, somado ao fato de que, apesar de Sr. Raúl ser perseverante e trabalhador, era advindo da roça e um homem humilde e xucro, tal qual eram sem seus filhos – portanto, não havia um controle contábil confiável. Seguindo-se este contexto, era muito comum, na época, vender fiado, ainda mais mercadinhos de bairro – e esse foi um dos motivos pela falência da empresa, que teve que vender o imóvel e bens para recomeçar em outro lugar.

        Ainda jovens, Eduardo e Lino tiveram de assumir a administração do mercado, diante do precoce falecimento de Sr. Raúl, no ano de 1999. A dupla manteve-se firme no ramo e conquistou a clientela do bairro onde situavam-se. Eduardo é um homem trabalhador, centrado, honesto e que deu e dá a vida pelo crescimento da empresa, apesar de não ter faculdade, era um excelente administrador. Lino já não era tão trabalhador, mas era criativo, sagaz e um excelente empreendedor. Contudo, não tinha responsabilidade com sua parte financeira da empresa, saia constantemente com funcionários e bancava tudo – o que incomodava Eduardo.

        Por esse motivo, Eduardo resolveu se separar do irmão e começar seu próprio mercadinho dentro da favela da Nova Holanda, também na cidade de Macaé. Dedicou sua vida para fazer prosperar o mercado, junto a sua esposa, Isabel Cristina. Mesmo com altos e baixos, com muito trabalho e dedicação, fizeram um mercado lucrativo na periferia e conseguiram juntar dinheiro para alugar o antigo imóvel da família, supracitado no início desse texto. Reiniciaram, portanto, o Supermercado São José, nome tradicional e que todos já conheciam. Criaram um mercado com foco na variedade de produtos e um atendimento impecável, somente por lá visto, com uma equipe de funcionários arduamente treinada para bem atender os clientes, expandiram o imóvel com aquisições dos terrenos vizinhos e construíam, também, um estacionamento em frente.

        Hoje, contam com a ajuda de seus dois filhos, Eduardo Jr. E Gabriel para manter a qualidade de serviço prestado e a variedade exorbitante dos produtos do São José, que mantém a ideia de ser o lugar que você resolve todas as suas vontades alimentícias, sem precisar se deslocar para outros estabelecimentos.


Missão: 

Promover experiência diferenciada no ato da compra rotineira de supermercado, impulsionada por uma equipe de atendimento inigualável e uma variedade de produtos jamais vista num só lugar.

Visão: 

Ser referência quando se trata de variedade de produtos, permitindo ao cliente solucionar todas as suas vontades de alimentação em um só lugar, desde o item mais básico até o mais difícil de se encontrar, em um ambiente agradável, com uma equipe arduamente treinada para atender com proatividade e competência, mantendo, ainda, o preço justo ao consumidor.

Valores: 

A empresa prima pelo respeito aos seus colaboradores e seu respectivo ambiente de trabalho, zela pela salubridade dos métodos de serviço e pela saúde física, psicológica e emocional de seus funcionários, mantendo esforços contínuos para que a organização seja local onde o respeito e a humanidade prevaleçam. Igualmente aos clientes, é dada total atenção aos seus desejos e insatisfações, valorizando a solução de todo e qualquer problema. Nossos clientes são prioridade e são tratados com toda a atenção necessária por parte da nossa equipe.

 

 

 

 

 

 

 


Diagnóstico PESTEL:  

FATORES

VARIÁVEL

CENÁRIO

POLÍTICOS

Relações entre países

O Brasil é um grande exportador e importador de diversos produtos, portanto, em casos de inconsistência política entre países parceiros econômicos, certos produtos podem sofrer alterações drásticas no preço.

Políticas governamentais

O governo vem buscando meios de reerguer-se diante a crise do coronavírus, e pacotes de auxílio aos cidadãos brasileiros, tal qual é o Brasil Auxílio, tendem a aumentar as vendas do mercado, pois permite ao povo de menor poder aquisitivo colocar comida na mesa.

ECONOMICOS

Economia Local

A economia da cidade de Macaé influencia diretamente no poder de compra da população.

Inflação

A inflação influencia diretamente no custo dos produtos, que obrigam a empresa a diminuir sua margem de lucro.

Problemas sazonais

Existem épocas do ano em que se exige muito da cadeia dos produtos comerciários, como o Natal, por exemplo, que pode fazer com que haja desabastecimento de certos produtos e aplicação da lei da oferta e demanda. Além de produtos sazonais que têm alteração no preço ou no consumo, dependendo do clima/estação do ano.

Comércio internacional

Fatores como valorização do real ante às moedas internacionais influenciam diretamente no preço de importação do Brasil para com outros países. Além de que, quando o dólar, por exemplo, está em alta, as indústrias brasileiras tendem a exportar mais e desabastecer o comércio nacional.

Câmbio

Tributação

Os milhões de produtos no mercado sofrem alterações constantes na tributação, que varia de acordo com a região. Constantemente há alteração nos impostos cobrados em respectivos produtos.

SOCIAIS

Tendência de estilo de vida

Esses fatores sociais são responsáveis por influenciar e padronizar a compra de certos grupos dentro da população. No mundo contemporâneo, o advento da tecnologia interliga e conecta todos os pontos do globo e permite que os seres humanos sejam facilmente influenciados pelo que consomem nas redes sociais. Um exemplo foi o exponencial aumento de vendas de um biscoito citado pela Juliette (vencedora do programa) no BBB.

Atitude, opiniões e padrão de compra de consumidores

TECNOLÓGICOS

Desenvolvimento e evolução dos meios tecnológicos

A inovação nos meios tecnológicos é sempre muito bem-vinda no setor comerciário. Quando se alia investimento e tecnologia, é possível fazer parcerias com empresas que aumentem as vendas no mercado, implementando e-commerce, rastreando informações e dados dos consumidores e afins.

AMBIENTAIS

Alterações do meio ambiente

As alterações do meio ambiente influenciam diretamente nos produtos agrícolas e do agronegócio. Existem produtos de hortifruti que só podem ser vendidos em determinado época do ano. Chuva, seca, sol e afins alteram as safras e podem prejudicar plantações e até mesmo a saúde de animais do agronegócio. Pondo em prática, portanto, a lei da oferta e demanda.

LEGAIS

Alteração de leis e decretos

As leis sofrem alterações constantemente, e podem influenciar na venda de certos produtos ou no funcionamento do supermercado, como foi no auge da pandemia do coronavírus. Alguns exemplos: 1. Determinação de público por horário na pandemia. 2. Em meados de 2020 o governo proibiu a venda de sacolas plásticas nos supermercados. 3. Em meados de 2021 o governo obrigou que todos os PDVS deviam ter operador e empacotador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com