TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Gerência de Aquisições

Por:   •  2/11/2020  •  Resenha  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso - Betapharm Corp

Sandro Caiado

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Aquisições

                                                Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha

Rio, 21/04/2020


Resenha: Betapharm Corp

O artigo em questão nos traz a reflexão, relatando o cenário que George Brannigan, vice-presidente de compras da Betapharm Corp. enfrentava devido ao fato da equipe de compras da Betapharm precisar tomar decisões urgentes sobre os produtos que são matérias-primas (ácido málico) e os contratos de hotéis. O objetivo era encontrar maneiras de controlar melhor os custos e permanecer competitivo onde percebeu-se a necessidade de diminuir os gastos operacionais na área de aquisições.

No caso da Betapharm Corp. a iniciativa de diminuição de custos estava associada principalmente à implementação acelerada de produtos genéricos no mercado, expirações de patentes em 2 anos e a escassez relativa de aprovação de produtos novos, pontos que acabaram gerando uma preocupação para a empresa além da pressão sobre os preços exercida pela assistência médica administrada que respondia por 73% das receitas novas prescritas naquela época, atingiam as empresas farmacêuticas e mesmo sendo uma líder no setor farmacêutico, a projeção de crescimento para os próximos anos estavam caindo, isso porque sempre visou a lucratividade dos remédios patenteados e negligenciou-se o processo de inovação da cadeia de suprimentos.

Com isso a empresa visava reduzir as suas despesas de compras, e portanto, para cada produto comprado formava-se uma equipe com representantes das áreas de compras, qualidade, técnica, finanças e logística não deixando se levarem pelas propostas de menor valor, sempre fazendo estudos minuciosos, e até mesmo auditorias, nas empresas que se candidatavam a fornecedores.

Além do ponto envolvendo as compras de matérias-primas, os contratos de hotelarias, o qual pela ausência de um acompanhamento minucioso da supervisão no que se refere as compras, levou à custos excessivos para a empresa sendo também reconhecido como um grande item à ser cortado. Isso fica bem claro, quando a empresa verificando os gastos de passagens e hotéis dos seus funcionários, eles percebem que como os funcionários tem liberdade para escolha de hotéis e passagens, não se tinham controle desses gastos.

Então, iniciou-se então um longo processo de gerenciamento de aquisições propiciando uma análise mais direta sobre os custos, produtos e serviços, atendendo à necessidade tanto da empresa quanto do fornecedor.

 Otimizaram então etapas através da compra do sistema Emptoris ePass o qual foi um grande facilitador e acelerador de negociações, pois apresentava de uma maneira direta e em conformidade com todos os pontos requeridos pela empresa.

Uma das soluções apresentadas foi implantar um processo de automatização de suas aquisições para diminuírem custos sem perder qualidade nos processos e produtos.

Com a implantação de um sistema de gerenciamento de compras, conseguiu-se obter a redução de custos e consequentemente a melhora na sua lucratividade, pois o propósito deles era de melhorar o gerenciamento de compras e manter a competitividades, e com a implantação do sistema certamente seriam melhores tanto no setor de compras como no de reservas em hotéis. Quando a Bethapharm gerenciou seus projetos conseguiu avaliar tudo em conjunto (custos, desempenho, processos) e conseguiu melhorar em cada um deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com