TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIE - Estudo de caso Hotel Urbano

Por:   •  11/4/2019  •  Seminário  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso: Hotel Urbano, um caso de sucesso da Artsoft Sistemas e SAP.

Fundado em 2011 pelos irmãos, José Eduardo e João Ricardo Mendes; o site de turismo, Hotel Urbano, em poucos meses, tornou-se a segunda maior agência de turismo do país, perdendo apenas para a Decolar, a mais antiga agencia de turismo online no Brasil.

No ano de 2012, o Hotel Urbano, comercializou 1,6 milhão de diárias, sendo mais de uma diária a cada 20 segundos, e para isso acontecer, inicialmente o site foi criado para realizar vendas apenas em baixa temporada, com a intenção de ajudar os hotéis nesse momento de ociosidade, oferecendo as consumidores de baixa renda, a oportunidade de reservar quartos em hotéis de qualidade, com preços acessíveis, para viagens de curta duração, com até no máximo, 3 diárias por viagem. A ideia deu certo, e para permanecer popular, o site disponibiliza 8 mil ofertas de pacotes de viagens diariamente, com preços atraentes, para os principais destinos turísticos no Brasil e no mundo, através da parceria com 180 mil hotéis, em mais de 30 mil destinos espalhados pelo mundo, em que durante a efetivação da reserva no hotel pelo site, o HU fica com 20% do valor, atraindo assim, os fundos de investimentos Insight Venture Partner e Tiger Global Management, os mesmos que já investiram no Facebook, no Netflix e no Linkedin.

Para que este complexo relacionamento entre cliente, site e fornecedor, funcione perfeitamente; a equipe interna de TI do Hotel Urbano, desenvolveu uma plataforma online, chamada, Admin, para realizar estas transações dentro do ambiente virtual, disponibilizando e atualizando as ofertas de pacotes de viagens diariamente, bem como, administrando e gerenciando as vendas via site. Devido a estratégias de marketing, em que colocam vários links com ofertas do site na maior plataforma de buscas online, o Google, muitos consumidores que ainda não possuem um destino definido, acabam achando ofertas de hotéis de qualidade e com preços acessíveis, foi assim, que ainda nos primeiros meses, o site atingiu 30% da audiência dos sites de turismo no Brasil.

No início de 2012, com o sucesso de visitas ao site, e consequentemente compra de reservas, o Hotel Urbano, percebeu que sua plataforma de gerenciamento, Admin, já não estava sendo suficiente para a demanda de consumidores, e decidiu implementar uma solução de gestão corporativa, para automatizar os processos financeiros por trás de seus serviços. Para isso, a companhia escolheu a SAP Business One e escolheu a Artsoft Sistemas para a implementação o sistema. Com uma equipe de 15 colaboradores, entre especialistas de TI do HU e consultores da Artsoft Sistemas, em cinco meses conseguiram implementar a solução ERP, SAP Business One, ao Admin, a plataforma já operante no site HU, e após esta implementação, o SAP Business One, passou a cuidar de toda parte financeira do Hotel Urbano.

O Admin realiza a venda e manda as informações sobre: Valor, forma de pagamento, validade do pacote, e números de pedido de cada compra, ao novo sistema de gerenciamento de informações. Em uma única solução tecnológica, o HU, passou a ter disponível um sistema de informações gerenciais e um sistema de informações ao executivo, onde o  SAP Business One, cuida de todo processo financeiro até emissão de notas fiscais para o cliente, realizando fechamento financeiro, fazendo com que o HU ganhe velocidade em suas rotinas contábeis, e ao acesso dessas informações pelos executivos, de maneira compreensível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com