TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO - HOTEL

Por:   •  11/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIO: Contextualize e explique como a arte barroca foi influenciada pelos católicos. O que você fala aos presentes sobre o assunto?

A arte barroca foi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica. Assim, após a Reforma Protestante e a Contrarreforma ocorrida no século XVI, a Igreja Católica perdeu força e apoio. O Barroco surge em meio a crises políticas e religiosas. A Igreja Católica com o intuito de frear as ideias protestantes, buscou através da arte um meio de reafirmar os valores cristãos. Assim, como o principal valor a ser defendido pelos católicos era o primado da encarnação do Filho de Deus. Para os protestantes, o relacionamento com o divino deveria ser direto, sem intermediações.

Já para os católicos, uma vez que Deus encarnou, esse relacionamento precisava passar, necessariamente, pela carne, pelos sentidos e só então pela defesa dos sacramentos e dos santos como mediadores entre Deus e os homens, da obediência a uma hierarquia centralizada no papa, etc.

Desta forma, a arte religiosa barroca surgiu "como meio de representar o domínio divino e de criar uma experiência do divino, a fim de favorecer o relacionamento do homem com esse divino, possibilitando a sua salvação”.

Há a expressão de poder e autoridade papal nas artes da época barroca. Essas obras eram monumentais, exuberantes, com sensação de dinamismos, cheio de curvas, com efeitos de claridade e escuridão, de modo a apresentar uma arte mais realista e original. Ao mesmo tempo, visava atrair a atenção dos cidadãos. A arte era entendida como mediadora entre o humano e o divino.

Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/aleijadinho.htm acesso em 16 de junho de 2021. [pic 1]

[pic 2]

Disponível em: https://taislc.blogspot.com/2008/09/o-barroco-e-igreja-catlica.html acesso dia 16 de junho de 2021.




































[pic 3]

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/arte-barroca acesso em 16 de junho de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (573 Kb)   docx (536.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com