TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio

Por:   •  10/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO PAULA SOUZA

ETEC PROFESSOR ALCÍDIO DE SOUZA PRADO

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio

Alana Brugneroto de Lima

Caíque Custodio de Abreu dos Santos

Gustavo Lopes Gonçalves Nogueira

SAÚDE MENTAL DOS IDOSOS EM CASO DE ABANDONO

Orientador: Marcos Ferreira Jorge

Orlândia

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................3

1.JUSTIFICATIVA.............................................................................5

2. OBJETIVOS..................................................................................6

       2.1 Objetivo Geral.....................................................................6

        2.2 Objetivos Específicos.......................................................6

3. ORIGEM........................................................................................7

4.DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PRÁTICO..........................8

5.METODOLOGIA DE PESQUISA...................................................9

6.PESQUISA DE CAMPO...............................................................10

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................14

8.REFERÊNCIAS............................................................................15

INTRODUÇÃO

O número de instituições de cuidado para com pessoas na terceira idade (asilos), não é algo que surgiu recentemente, pelo contrário isso vem de muitos anos atrás. Uma das primeiras instituições com esta finalidade, que surgiram no nosso país foi denominada de “casa dos inválidos” fundado no estado do Rio de Janeiro no ano de 1794.

Esta instituição teve uma origem, com um objetivo nobre ela tinha como finalidade abrigar idosos soldados já incapazes de terem uma vida só, o que ainda é algo presente da atualidade, com um grande pesar o número dessas instituições só vem crescendo, por conta das altas horas de serviço e pouco dinheiro para pagar alguém da área da saúde para acompanhar um familiar, famílias vem abandonando os membros mais velhos da família nestas instituições.

Direitos dos idosos como eram antigamente e como é hoje em dia

Santos quando comentou sobre o assunto do abandono dos idosos, e o primeiro asilo que apareceu em 1890 no distrito federal, ele traz que traz que a partir de alterações da família e da sociedade trazidas nos primeiros anos do século XIX, houve uma mudança de percepção da velhice. Desta forma, a figura do patriarca idoso antigamente era o centro da família, e conforme passava o tempo ele perdia seu poder e chegava ao esquecimento e desvalorização social onde isso se mantém até hoje.

O direito dos idosos quando surge, ele serve como uma alternativa para valorizar esses idosos que até então era deixados de lado por uma organização socioeconômica. O Direito dos Idosos passa a ter cumprir um papel de se opor à desvalorização do idoso, consequência do capitalismo, dessa forma chega a garantia de proteção dos idosos resgatando a cidadania e dignidade dessas pessoas que um dia já foram importantes na vida dos jovens e infelizmente chegaram até no ponto de serem desvalorizados, mas com a efetivação das normas já impostas eles tiveram uma grande melhora de vida.

Após tudo isso, chega a evolução dos Direitos dos idosos a nível mundial um dos acontecimentos históricos que podemos destacar foi uma assembleia Geral, convocada pela ONU, na década de 70, onde ouve discussões nas questões relativas às políticas públicas e programas sócias em torno da população idosa, dessa forma houve um grande avanço acerca da conscientização da sociedade mundial sobre a importância do tema, visto que antigamente nunca se quer haviam discutido sobre isso de forma isolada.

Com conhecimento do surgimento do tema, olhando pela atualidade buscando uma comparação, veremos que o resultado não é tão positivo em alguns aspectos, o número de pessoas abandonadas nas instituições de abrigo ainda é grande olhando um artigo do jornal observatório “publicado em 2011 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil possui mais de 20 milhões de idosos, mas apenas 218 instituições públicas de longa permanência para idosos. No total, as instituições públicas e privadas (com ou sem fins lucrativos) do país abrigam 83 mil idosos e a maioria são mulheres.” Ainda há muito o que discutir socialmente da situação dessas pessoas e dos seus direitos para garantia de uma vida saudável, além da saúde mental nos momentos de solidão.

  1. JUSTIFICATIVA DO TEMA

Nos últimos anos a saúde mental vem sendo uma pauta muito frequente na sociedade e agora em tempos de pandemia ainda mais.

Porém, nosso grupo, volto esse estudo ao um grupo específico os idoso, imaginamos como deve estar sendo esse período de distanciamento, mas também como é lidar com o distanciamento dos próprios familiares pois muitos são deixados em asilos e esquecidos.

Então em consenso, nosso grupo adoraria criar um site voltando com opiniões e estudos de especialistas da área como enfermeiros e psicológicos, para que antes dessa decisão seja tomada pela família eles estavam cientes de tal ato, pois muitos estudos que lemos apontam que muitos ficam infelizes nesses lares, sentem falta da família. Assim acreditamos que seria um site de grande importância afinal saúde mental é tão importante quanto a física.

2. OBJETIVOS

       2.1 Objetivo Geral

Ao refletir acerca do tema estabelecido, a saúde mental dos idosos, juntos determinamos como objetivo levar informações no que concerne à atual situação em que o mundo enfrenta, a covid, porém com ênfase em um grupo que mais se afetou nos tempos que nos afligem.

Sendo assim, através de uma página web, buscamos divulgar o tema pouco abordado, como a pandemia afetou a saúde mental dos idosos, sobretudo a aqueles que foram abandonados. Além disso, definimos que para além de divulgar o assunto, deveria haver uma forma de ajudar estas pessoas, agora nesse momento de vulnerabilidade, como doações e eventos que envolvam a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (486.5 Kb)   docx (665.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com