TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção no Ensino de Química da EJA

Por:   •  5/6/2023  •  Artigo  •  5.895 Palavras (24 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 24

INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA-AM.

RESUMO

Este artigo aborda a experiência vivenciada durante o Estágio. Ao longo do texto, atribui-se especial atenção ao plano de intervenção desenvolvido junto aos alunos do 1º Fase da Educação e Jovens e Adultos de uma Escola pública na cidade e Itacoatiara-AM como relato de experiência. No decurso, obteve-se um efetivo conhecimento, de modo a compreender como deve ser desenvolvido o aprendizado na formação, vivenciando o “ser professor”. Estabelecendo o contato com o aprendizado, contribuindo para o contato e interesse com os conteúdos pretendidos. Com a implantação desta pesquisa buscou-se o desenvolvimento de habilidades para a prática de educador, compreendendo todo contexto escolar. Com isso, pode-se compreender a realidade durante todo exercício profissional, a satisfação de poder contribuir com alunos mais conscientes e críticos. Os procedimentos deste estudo se pautaram com a observação no processo de ensino. Aplicação de questionários para 50 (cinqüenta) entrevistados, experimentação em laboratório aplicação de uma avaliação ao final da experimentação. Por fim, mostrou-se uma excelente oportunidade de aprendizagem ao favorecer a aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e práticas profissionais, pessoais e sociais.

Palavras - chave: Educação de Jovens e Adultos, Ligações Químicas, práticas profissionais.  

INTERVENTION IN YOUTH AND ADULT EDUCATION CHEMISTRY TEACHING: A REPORT OF EXPERIENCE IN A PUBLIC SCHOOL IN ITACOATIARA-AM.

ABSTRAC

This article deals with the experience lived during the Internship. Throughout the text, special attention is given to the intervention plan developed with students of the 1st Phase of Education and Youth and Adults of a public school in the city and Itacoatiara-AM as an experience report. In the course, an effective knowledge was obtained, in order to understand how the learning in the formation should be developed, experiencing the “being a teacher”. Establishing contact with learning, contributing to the contact and interest with the intended contents. With the implementation of this research we sought to develop skills for the practice of educator, including the whole school context. With this, one can understand the reality throughout the professional exercise, the satisfaction of being able to contribute to more aware and critical students. The procedures of this study were guided by the observation in the teaching process. Application of questionnaires to 50 (fifty) respondents, laboratory experimentation application of an evaluation at the end of the experimentation. Finally, it was an excellent learning opportunity by favoring the acquisition and development of new professional, personal and social knowledge and practices.

Keywords: Youth and Adult Education, Chemical Links, Professional Practices.

INTRODUÇÃO

O ensino da Química fundamenta-se no estudo de inúmeros fenômenos que nos cercam no nosso dia a dia, e deve ser acompanhado de atividades experimentais sempre que possível.

Uma vez verificada a importância do uso de experimentos de química como recurso de aprendizagem nas aulas, fonte de aprendizagem para o educando e da contribuição que oferece ao seu desenvolvimento, para este trabalho foi elaborado e executado um plano de intervenção que almejou ampliar o conhecimento sobre o uso de experimento de química nas turmas da 1ª fase da EJA de uma Escola pública do município de Itacoatiara-AM.

Os procedimentos de estudo se deram com observação na didática de ensino. A pesquisa foi realizada com um grupo de 50 (cinquenta) alunos da EJA, através de entrevistas, incluindo as observações.

Os objetivos do presente trabalho foram desenvolver habilidades de observação e análise sobre toda a riqueza das inter-relações que ocorrem no ambiente educacional desde os aspectos psicossociais aos didático-pedagógicos e suas decorrências para o desenvolvimento dos objetivos educacionais das turmas observadas, neste especificadamente, foi proposto um plano de intervenção Pedagógica e explanação da importância da experimentação no Ensino de Química para os alunos da EJA/Ensino Médio da escola pública em questão.

  1. Breve histórico da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Desde que se inauguraram os “movimentos” para ensinar jovens e adultos no Brasil, muitos já foram favorecidos, segundo afirmam Lopes e Sousa (2010):

Inicialmente a alfabetização de adultos para os colonizadores, tinha como objetivo instrumentalizar a população, ensinando-a a ler e a escrever. Essa concepção foi adotada para que os colonos pudessem ler o catecismo e seguir as ordens e instruções da corte, os índios pudessem ser catequizados e, mais tarde, para que os trabalhadores conseguissem cumprir as tarefas exigidas pelo Estado.

Já de acordo com Marlene Carvalho (2010), a preocupação do Brasil em alfabetizar os adultos só teve seu ponto de partida na década de 1920, onde mais da metade da população era analfabeta. Conta ela que foi em 1928 que surgiram os chamados “cursos populares noturnos” onde se ministravam noções de higiene e elementos da cultura geral.

Já em 1950, consolidou-se uma nova visão pedagógica sob a influência de Paulo Freire, que valorizava o conhecimento de mundo “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” (SOEK, 2010). Entretanto, com o Golpe Militar de 1964, os movimentos de alfabetização foram proibidos, surgindo nessa época o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL, em 1967, e em seguida, dentro deste método, em 1971, criou-se o Ensino Supletivo, no entendimento de Soek (2010), “o evento de maior realce para a reinserção escolar daqueles que não tiveram oportunidade de estudar na época certa”. Mas gerou críticas desfavoráveis porque o MOBRAL não priorizava o diálogo, a realidade dos alunos, mas valorizava lições preestabelecidas, como lembra a autora.

Foi quando em 1985, foi criado a Fundação Educar, substituindo o MOBRAL, instituto não governamental. Mas foi em 1988, com a promulgação da Constituição Federal que a Educação de Jovens e Adultos teria garantia do Estado. E já em 1996 com a criação do PAS - Programa Alfabetização Solidária- foi acrescentada nova variável na educação, com recursos e pedagogia adequados.

Soek (2010), sabiamente sintetiza que “a Educação de Jovens e Adultos emerge de um movimento de luta, desafios e conquistas da educação escolar”. De todo o processo de alfabetização, surgiu dúvidas e conceitos que foram firmando ao longo dos anos, e dentre esses conceitos do que seja a alfabetização e o letramento, em especial, na educação de jovens e adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (571.4 Kb)   docx (492.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com