TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIVÊNCIA PROFISSIONAL – CORIUM QUÍMICA

Por:   •  8/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.167 Palavras (17 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 17

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA

CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA

GUILHERME MAIA

LUCAS SCHMIDT

MARIA EDUARDA MORETI

1411

VIVÊNCIA PROFISSIONAL – CORIUM QUÍMICA

Orientador: Simone de Souza Borges Rempel

Novo Hamburgo

 2019

SUMÁRIO

1.Introdução...............................................................................................................1

2. A Empresa..............................................................................................................2

3. Atividades Desenvolvidas....................................................................................4

    3.1 Teor de sólidos .................................................................................................4

    3.2 Determinação de pH ........................................................................................6

    3.3 Viscosidade Ford e Brookfield...........................................................................6

    3.4 Análise de Infravermelho...................................................................................8

    3.5 Determinação da Intensidade de cor de pigmentos e corantes........................9

4. Análise do Ambiente de Trabalho.....................................................................12

5. Conclusão............................................................................................................14

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................15

1 INTRODUÇÃO

  A experiência profissional foi realizada com supervisão da engenheira química Vanessa Scheffler Silveira no período de 14 de março de 2019 á 10 de setembro de 2019, toda terça-feira com uma jornada de 6 horas. O local onde ocorreu o pré- estágio foi na Empresa Corium Química, em Novo Hamburgo, devido a localidade, a qual fica 2km de distância da residência da pré-estagiária.

Como objetivos para a realização da vivência, destaca-se contribuir para as atividades de rotina do laboratório de controle de qualidade; adquirir experiência profissional; aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso técnico de química, bem como conhecer a dinâmica da indústria.

A vivência profissional como trabalho de conclusão de curso é de extrema importância para o crescimento profissional, esta traz experiência em um ambiente de trabalho como a indústria e a dinâmica de cooperação em grupo.  Além de conhecimentos práticos, como o processo produtivo de uma empresa, sua gestão, a jornada de um técnico de química em laboratório e novos métodos de análise para aprimorar os conteúdos vistos em sala de aula.

O trabalho foi realizado no laboratório de controle de qualidade, o qual possibilitou inúmeras atividades como medição de viscosidade, pH, determinação de intensidade de cor, análise de infravermelho e determinação do teor de sólidos. Ambas, com a finalidade de aprimorar e adquirir os conhecimentos vistos no curso técnico de química. Neste presente trabalho, será apresentado como essas atividades foram realizadas.

2  A EMPRESA

A empresa Corium Química, localizada na RS 239, 2500, São José, Novo Hamburgo– RS, atua no ramo da química desde 1996 tendo como objetivo desenvolver, distribuir e importar produtos químicos para processamento de couros como pigmentos, corantes, resinas, lacas, fillers, espessantes, niveladores, entre outros do ramo. O nome da empresa provém da palavra couro em latim: “Corium”. A matriz localiza-se em Novo Hamburgo e há centros de distribuição em Franca, SP e Buenos Aires, AR. A empresa possui certificado ISO 9001 (explicar o que é) e oferece suporte técnico e garantia nos produtos comercializados.

A pele de origem animal, transformada por processos de ribeira, curtimento e acabamento denomina-se como couro. Esse por sua vez, é utilizado na confecção de calçados, peças de vestuário, revestimentos de mobília, estofamento de automóveis, entre outros artigos.

Em um primeiro momento, para evitar a degradação da pele por ação de micro-organismos e para obter-se um processamento eficiente e de boa qualidade, após o abatimento da pele, é realizado no curtume, um pré-tratamento chamado de “cura”, o qual consiste na adição de sal nas peles ou na imersão dessas em salmoura, a fim de conserva-las e armazena-las por meses até seu processamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (495.4 Kb)   docx (321.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com