TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIVÊNCIA PROFISSIONAL – CORIUM QUÍMICA

Por:   •  8/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.167 Palavras (17 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 17

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA

CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA

GUILHERME MAIA

LUCAS SCHMIDT

MARIA EDUARDA MORETI

1411

VIVÊNCIA PROFISSIONAL – CORIUM QUÍMICA

Orientador: Simone de Souza Borges Rempel

Novo Hamburgo

 2019

SUMÁRIO

1.Introdução...............................................................................................................1

2. A Empresa..............................................................................................................2

3. Atividades Desenvolvidas....................................................................................4

    3.1 Teor de sólidos .................................................................................................4

    3.2 Determinação de pH ........................................................................................6

    3.3 Viscosidade Ford e Brookfield...........................................................................6

    3.4 Análise de Infravermelho...................................................................................8

    3.5 Determinação da Intensidade de cor de pigmentos e corantes........................9

4. Análise do Ambiente de Trabalho.....................................................................12

5. Conclusão............................................................................................................14

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................15

1 INTRODUÇÃO

  A experiência profissional foi realizada com supervisão da engenheira química Vanessa Scheffler Silveira no período de 14 de março de 2019 á 10 de setembro de 2019, toda terça-feira com uma jornada de 6 horas. O local onde ocorreu o pré- estágio foi na Empresa Corium Química, em Novo Hamburgo, devido a localidade, a qual fica 2km de distância da residência da pré-estagiária.

Como objetivos para a realização da vivência, destaca-se contribuir para as atividades de rotina do laboratório de controle de qualidade; adquirir experiência profissional; aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso técnico de química, bem como conhecer a dinâmica da indústria.

A vivência profissional como trabalho de conclusão de curso é de extrema importância para o crescimento profissional, esta traz experiência em um ambiente de trabalho como a indústria e a dinâmica de cooperação em grupo.  Além de conhecimentos práticos, como o processo produtivo de uma empresa, sua gestão, a jornada de um técnico de química em laboratório e novos métodos de análise para aprimorar os conteúdos vistos em sala de aula.

O trabalho foi realizado no laboratório de controle de qualidade, o qual possibilitou inúmeras atividades como medição de viscosidade, pH, determinação de intensidade de cor, análise de infravermelho e determinação do teor de sólidos. Ambas, com a finalidade de aprimorar e adquirir os conhecimentos vistos no curso técnico de química. Neste presente trabalho, será apresentado como essas atividades foram realizadas.

2  A EMPRESA

A empresa Corium Química, localizada na RS 239, 2500, São José, Novo Hamburgo– RS, atua no ramo da química desde 1996 tendo como objetivo desenvolver, distribuir e importar produtos químicos para processamento de couros como pigmentos, corantes, resinas, lacas, fillers, espessantes, niveladores, entre outros do ramo. O nome da empresa provém da palavra couro em latim: “Corium”. A matriz localiza-se em Novo Hamburgo e há centros de distribuição em Franca, SP e Buenos Aires, AR. A empresa possui certificado ISO 9001 (explicar o que é) e oferece suporte técnico e garantia nos produtos comercializados.

A pele de origem animal, transformada por processos de ribeira, curtimento e acabamento denomina-se como couro. Esse por sua vez, é utilizado na confecção de calçados, peças de vestuário, revestimentos de mobília, estofamento de automóveis, entre outros artigos.

Em um primeiro momento, para evitar a degradação da pele por ação de micro-organismos e para obter-se um processamento eficiente e de boa qualidade, após o abatimento da pele, é realizado no curtume, um pré-tratamento chamado de “cura”, o qual consiste na adição de sal nas peles ou na imersão dessas em salmoura, a fim de conserva-las e armazena-las por meses até seu processamento.

Após, as peles salgadas são levadas aos fulões, as quais serão lavadas com água. Esses são equipamentos cilíndricos horizontais fechados, geralmente de madeira, que rotacionam e possuem porta na superfície lateral para carga e descarga das peles. A lavagem é realizada para remoção de impurezas das peles, como gorduras e carnes. Essa etapa é conhecida como “ribeira”, e também é nela em que se separa as peles em duas camadas:  a superior, em cima denominada “flor” e a parte inferior, debaixo denominada “carnal”.

Essas peles, pré-tratadas na ribeira, são levadas para o processo de curtimento, as quais são transformadas em couro, ou seja, materiais estáveis e imputrescíveis. Nessa etapa, as peles são levadas novamente aos fulões, e, lavadas com sais de cromo, taninos sintéticos ou ainda a combinação de ambos. Normalmente, utiliza-se como fonte de cromo, o sulfato básico de cromo, porém mesmo com um custo benefício, a utilização desse, gera um impacto ambiental negativo. São adicionados também produtos como, ácido fórmico ou ácido oxálico para regulação do pH do banho que por sua vez deve ser ácido para melhor penetração e fixação do tingimento no couro. O curtimento, é a etapa que confere a maciez no couro, caso se deseje um mais macio, utiliza-se os sais de cromo, ao contrário para ter um couro mais rígido, para selarias e solas de sapato, por exemplo, utiliza-se o tanino. Na fase de curtimento, há também o recurtimento, no qual, além da adição de sais de cromo ou taninos, são adicionados óleos sulfitados ou sulfatados, os quais deixam a flor do couro mais firme, melhorando assim, a fixação entre essa e o carnal; além de resinas de impregnação que aumentam as resistências mecânicas e físicas do couro e de corante, que deixará a cor uniforme, dará intensidade ao tingimento e uma boa igualização. Após, é preenchido com estuque, para preencher as imperfeições da pele e lixado. Nesse sentido, a Corium apenas revende os produtos de curtimento e recurtimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (495.4 Kb)   docx (321.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com