TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação Por arraste a vapor

Por:   •  23/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA

– Destilação por arraste de vapor

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Usando a técnica de destilação por arraste a vapor, que fundamenta-se na separação de um mistura, em que a soma das pressões de vapor dos compontes da mistura, resultam na pressão do ambiente, como mostra a equação.

                                                               (x)[pic 2]

Com essa  técnica é possivel a realização da extração de um componente com ponto de ebulição relativamente alto em uma temperatura inferior a de ebulição.

A solução resultante da separação, neste caso a fase orgânica da mistura, apresentava 115,129 g. Ao fim da evaporação do solvente, obteve-se uma massa de 0,345 g, o que equivale a 0,307 % da massa inicial colocada no evaporador. Como não houve pesagem do sistema com as cascas antes da destilação, não foi possível calcular o real rendimento da extração. Este erro experimental resulta em uma avaliação errônea dos dados obtidos, porém não interfere no entendimento da prática, uma vez que o estudo do extrato obtido pôde ser realizado ser maiores dificuldades.

O extrato obtido apresentou uma cor alaranjada e um cheiro característico de laranja, o aroma característico deve-se a presença de um carbono quiral assimétrico que apresenta isomeria óptica. Portanto, existem dois isômeros ópticos: o R-limoneno e o S-limoneno; um gera o cheiro característico da laranja e o outro do limão. A Figura X abaixo representa esta isomeria.

[pic 3]

Figura X – Representações dos isômeros ópticos do limoneno

Fonte: http://www.scielo.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (369.8 Kb)   docx (312.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com