TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da cromatografia em papel na separação de corantes em pastilhas de chocolate

Por:   •  2/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

CAMPUS BETIM

Disciplina: Química Analítica

Professora: Silvéria Neves de Paula e Souza

Relatório do experimento IV

Estudo da cromatografia em papel na separação de corantes em pastilhas de chocolate

Alunos: Gabriela de Lima

          Hillary Janaina

             Isabela Rodrigues

Betim, 18 de novembro de 2016.

1. INTRODUÇÃO

A cromatografia é um método de separação de misturas que utiliza do movimento diferencial dos componentes de uma amostra, devido a diferentes interações entre a fases móvel (eluente), que induz a migração da mistura; e a fase estacionária (eluato), que absorve a mistura analisada.  (Fraceto & Lima, 2003)

Trata-se de um método versátil e de extensa aplicabilidade, exemplificado pela identificação de compostos, separação de substâncias e comparação de padrões. A cromatografia pode ser classificada considerando critérios como forma física do sistema cromatográfico, fase móvel ou fase estacionária empregadas; ou modo de separação.  (Degani, Cass, & Vieira, 1998)

Entre tais classificações, encontra-se a cromatografia em papel (CP), usada na análise de amostras em pequenas quantidades. Neste caso, o papel, composto basicamente por celulose, consiste na fase estácionária enquanto diversas substâncias, normalmente líquidas, indicam a fase móvel.  (Ribeiro & Nunes, 2008)

Os compostos da amostra podem ser visualizados a olho nu ou não. Quando não é possível a visualização, os compostos podem ser observados através de lâmpadas UV ou pela adição de corantes. O cromatograma indica os resultados da cromatografia. Através dele é possível calcular o fator de correção, razão entre a distância percorrida pela amostra e a distância percorrida pela fase móvel.  (Degani, Cass, & Vieira, 1998)

As pastilhas de chocolates são cobertas por corantes de diversas cores. Tais corantes podem ser decompostos através da cromatografia em papel. As cores primárias não se desdobram em outras cores, enquanto cores secundárias se desdobram nas cores que as compõem.

2. OBJETIVOS

Efetuar a separação dos corantes presentes em pastilhas de chocolates. Calcular os fatores de retenção dos corantes.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS UTILIZADOS

Para a realização da prática, utilizou-se: balança analítica, béqueres, balão volumétrico (200mL), cuba cromatográfica, pastilhas de chocolate, hastes flexíveis, papel de filtro, vinagre, NaCl e água destilada.

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente, preparou-se uma solução de cloreto de sódio 2,5%m/v. para isso, mediu-se em um béquer 5g de NaCl com auxílio de uma balança analítica. Com água destilada, dissolveu-se a maior quantidade possível da substância, transferindo-a para o balão volumétrico. Completou-se o volume da vidraria com água destilada. Homogeneizou-se o conteúdo por meio de agitação.

Em seguida, cortou-se um retângulo de papel de filtro com as dimensões 11cm x 14cm. Marcou-se um centímetro da extremidade do papel e dobrou-se o mesmo de forma sanfonada.

Adicionou-se a solução de NaCl à cuba cromatográfica. Em seguida, embebeu-se a haste flexível no vinagre, esfregando-o nas pastilhas de chocolate, cada qual para uma cor (azul, alaranjado, verde e amarelo; respectivamente). Adicionou-se pequena quantidade (um ponto) de corante no papel.

Posicionou-se o papel de filtro na cuba, aguardou-se o movimento da solução de NaCl, retirou-se o  papel e marcou-se a distância percorrida pelo papel.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O fenômeno de adsorção rege o movimento da fase móvel ao longo da fase estacionária durante o processo. Assim, o solvente percorre acumulando ao longo do papel.

Através do procedimento, obteve-se o cromatrograma apresentado na imagem 1:[pic 3]

   Imagem 1: Cromatograma obtido na prática.

   Fonte: Próprio Autor.

O cromatograma permitiu observar que apenas o corante verde se decompõe em duas cores. O corante azul e o corante amarelo correspondem a cores primárias, logo não se decompõem. Já o verde é a junção das cores amarela e azul, por isso seu corante se desdobra em amarelo e azul.

O corante alaranjado, apesar de corresponder a uma cor secundária, não se desdobra. Tal fato pode ser explicado pelo uso de uma fase móvel ineficiente para tal cor. Sendo assim, o corante deve se decompor na presença de um eluente mais adequado para a amostra.

Além disso, o cromatograma permitiu a aferição das distâncias do solvente e das amostras. A fase móvel percorreu 6cm do papel. As distâncias percorridas por cada amostra está representada na tabela 1.

Tabela 1: Distâncias percorridas pelas amostras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com