TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  21/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.521 Palavras (31 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 31

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURINA

CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

 

UBÁ/MG

2018

[pic 1]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

 

 

Relatório apresentado a Disciplina de Estágio Supervisionado, do Curso de Segunda Licenciatura Plena em Educação Especial – Instituto Superior de Educação Ibituruna, como requisito parcial e obrigatório para aprovação nesta disciplina, ministrada pela Professora Imperatriz

UBÁ/MG

2018[pic 2]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------4
  2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO. ---------------------------------------------------------------------5
  1. A importância do Estágio para a Formação Profissional ---------5
  1. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO -----------------------------6
  1. Caracterização do Campo de Estágio ------------------------------------6
  2. A rotina observada --------------------------------------------------------------6
  1. RELATÓRIO DE REGÊNCIA -------------------------------------------------------9

4. 1 Plano de aula --------------------------------------------------------------------10

  1. CONCLUSÃO --------------------------------------------------------------------------13
  2. REFERENCIAS ------------------------------------------------------------------------13
  3. ANEXOS ---------------------------------------------------------------------------------15


1 INTRODUÇÃO[pic 3]

Depois de observar, analisar, preparar e aplicar o plano de aula na turma da Educação Fundamental, muitos pontos merecerão destaque, pois o trabalhar com alunos nessa faixa etária vai bem além do que simplesmente dar o conteúdo, assim como a troca de idéias e a prática das mesmas.

Querer que todos se envolvam com conteúdo que está sendo trabalhado é um desafio e tanto para quem está aplicando as atividades, inclusive quando a atividade abordada gera uma certa agitação dentro da sala de aula, o que pode ser transformado num ponto positivo se for bem direcionado.

Tudo isso aconteceu durante os dias de regência e com certeza muita coisa será levada para o futuro, mas o que realmente foi considerado relevante, além da aprendizagem dos alunos, foi a lição de vida que eles repassam, mesmo sendo tão pequenos.

Se sabe que o dia a dia de uma escola pode ser considerado sempre como uma experiência inovadora, a cada minuto novos fatos acontecem, uma cobrança, ou seja vários fatores que quando observados com atenção podem fazer a diferença na vida profissional de quem está iniciando.

Não podemos desvalorizar o teórico, conversas informais ou internet, pois todos contribuem positivamente para a formação dos educadores, mas pode-se dar ênfase ao contato direto com a realidade (Bessa, 2015). O estar presente, o poder presenciar o que se passa na realidade dentro do ambiente escolar é essencial para a formação dos novos professores.

Quando é proposto a idéia do estágio supervisionado, inicialmente há uma resistência por parte dos acadêmicos, mas ao se depararem com a obrigação começam a buscar as melhores formas de realizá-lo, o que não se espera é tamanho do aprendizado que se conquista ao cumpri-lo fielmente. E, muitas vezes o que era uma obrigação, se torna prazeroso e começa a fazer parte constante da vida dos estagiários sem massacrá-los.      

Chegando então a concordar com Oliveira e Cunha (2006) que diz:

Estágio Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional especifica e que contribua, de forma eficaz, para sua absorção pelo mercado de trabalho. (OLIVEIRA E CUNHA, 2006, p. 6)

  1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.

2.1 A importância do Estágio para a Formação Profissional

A experiência do estágio é de grande valia, pois dá oportunidade dos discentes colocarem em prática o que leram e ouviram, mesmo sendo bem diferente, o agir do pensar.  É interessante que ao chegarem nas escolas, os acadêmicos se coloquem como ouvintes inicialmente, buscando sugar o máximos de informações dos profissionais que ali atuam, que façam o papel de investigadores, colhendo  e pesquisando o máximo de conteúdos necessários para sua própria formação.

        Um dos maiores educadores da história ressalta o quanto é importante pesquisar, “Não há pesquisa sem ensino, nem ensino sem pesquisa” (FREIRE, 2002, p.14). Valorizar o que lhes é apresentado, tal como respeitar seus próprios conhecimentos também fazem parte dos ensinamentos do estágio, buscar valorizar cada fato ocorrido como também crescer com eles, pode enriquecer o currículo de cada estagiário.

[...] o projeto de pesquisa pode gerar produção de conhecimento sobre o real, responder as demandas da escola e, assim, elaborar propostas de intervenção entre escola e universidade, viabilizando relacionar teoria e prática e o conhecimento da realidade escolar (PERINI, 2006, p. 39).  

Hoje, educadores precisam constantemente buscar novas formas de ensinar, para que seus alunos possam desenvolver a aprendizagem de uma forma significativa, por isso ressalta-se a importância do estágio, pois é por meio dele que se pode aprender a buscar essas novas formas de ensinar, facilitando o entendimento dos educandos.

Santos Filho nos apresenta mais contribuições do estágio:

As contribuições das disciplinas de estágio nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois além de promoverem um contato direto com o magistério, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. (SANTOS FILHO, 2010, p.3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)   pdf (246.5 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com