TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preparo de Amostra

Por:   •  21/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA-ICET

LUCAS DA SILVA NASCIMENTO 21852013

RELATÓRIO: PREPARO DE AMOSTRA

ITACOATIARA-AM

2021

  1. Introdução

Piretróides são inseticidas de origem vegetal que pode ser obtida das flores pertencentes a algumas plantas, e também pode ser produzida artificialmente. É bastante usada pela sua alta eficiência em todos os aspectos em que se pede sua utilidade, diferentes de outros inseticidas os piretróides tem baixa toxicidade para mamíferos, mas em relação aos organismos aquáticos a toxicidade é alta.

As técnicas de extração mais utilizadas para concentração de analitos são a extração em fase sólida (SPE), a extração líquido-líquido (LLE), extração com fluido supercrítico (SFE) e a técnica mais recente e com maior prosperidade, mas ainda em desenvolvimento é a micro extração em fase sólida (SPME). A sua baixa polaridade faz com que sua extração seja relativamente simples.

O artigo aqui utilizado apresenta além de informações sobre piretróide e as algumas técnicas de extração a prática usada em laboratório descrevendo as etapas em cada parte do processo do SPE e SPME.

  1. Metodologia

As duas técnicas utilizadas apresentam suas vantagens e desvantagens, mas ainda assim a extração em fase sólida é a mais empregada nos dias atuais.

[pic 1]

Dilui-se 10 mg piretróides bifentrina, cipermetrina, permetrina e delta-metrina em 10 ml de hexano como um solvente usado para usar no processo de extração, em seguida é feita a eluição da amostra. Uma separação da parte aquosa (caso ainda haja a presença de água no sistema) e para garantir que não tenha agua é feita uma secagem com a rotaevaporadora, e uma diluição em acetonitrila para que seja submetida a análise cromatográfica.

Conclusão

Depois de ler o artigo sobre o processo de extração ficou nítido a importância de saber como cada parte do detalhe é importante, o conhecimento sobre piretróide também é fundamental para saber como dar rumo a uma pesquisa e saber o que estar a procurar por que em uma matriz complexa pode complicar o que estamos procurando de fato.

 Referências

Quim. Nova, Vol. 24, No. 2, 172-175, 2001. EXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA (SPE) E MICRO EXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA (SPME) DE PIRETRÓIDES EM ÁGUA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com