TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Diários de Estágio Pedagógico de Química

Por:   •  6/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Iassine Mussa Nunes

Diários de Estágio Pedagógico de Química

Licenciatura em Ensino de Química com Habilitações em Gestão de Laboratórios

Universidade Rovuma

Extensão de Cabo Delgado

2022

Iassine Mussa Nunes[pic 2]

Diários de Estágio Pedagógico de Química:

Diário de carácter avaliativo a ser entregue ao Departamento de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Estatística e Matemática no âmbito da cadeira de EPQ, no curso de Química, 4º Ano, Iº Semestre.

                                                                         Docente: Eduardo Priceiro, MSc

Universidade Rovuma

Extensão de Cabo Delgado

2022


Diário de Aulas

Primeira aula

Foi no dia 29 de Março de 2022, numa terça-feira que decorreu a aula do Estagio Pedagógico de Química (EPQ) na sala 02 pelas 12horas, onde o docente da cadeira abordou os seguintes tópicos:

  1.  Planificação de aula;
  2. O uso de programa do ensino;
  3. Elaboração do portfólio;
  4. Elaboração do relatório;
  5. Regulamento ao acesso de EPQ.

Observação: o docente deixou um trabalho sobre a planificação de aula para entregar numa sexta-feira dia 31 do mês de Março.

Segunda Aula

Foi no dia 05 de Abril no corrente ano que, decorreu aula do EPQ no mesmo horário acima e a sala indicada, onde o tema foi a Planificação de Aula:

Observações: Durante as aulas o docente da cadeira verificou que alguns estudantes não tinham depositado o plano de aula no e-mail que por ventura foi de carácter avaliativo e a escolha individual da classe, da 8ª a 10ª classes e o tema desenvolvido. Mas, houve algumas considerações do docente e chegou-se a uma conclusão que poderiam depositar na plataforma na noite do mesmo dia que teria o término 18h.

Terceira Aula

Foi no dia 19 de Abril do ano corrente, que decorreu uma leitura e controle das precedências vulgo “cadeiras em atraso”, onde o docente esclarecia para a turma que: apenas tem acesso ao estagio pedagógico de Química o estudante que tiver 50% do credito feitos das cadeiras desde o 1º à 3º ano”.

 

Quarta Aula

Foi no dia 26 de Abril do ano lectivo no horário normal decorreu uma micro aula dada pelos colegas que responde o nome de: Cosme Ambrósio Passa e Sorteia Severino Alfredo, onde o docente deu algumas criticam positivas e negativas concernente ao trabalho deles, dando um incentivo aos estudantes garantindo uma confiança nos trabalhos de campo “nas Escolas Secundarias ao redor da cidade” e micro aulas futuras dentro da sala de aula.

Quinta Aula

Foi no dia 03 de Maio, nada consta. Pois, o docente avisa a turma que estaria reunido.

Aos quatro dias do mês de Maio, docente se fez presente na sala de aula onde debateu-se assunto de precedência tendo como ultimato a fixação do documento na vitrina da sala 02.

No entanto, como questões colocadas ao docente a mais repetida era: quantas cadeiras são toleráveis para se estar no estágio pedagógico, visto que o docente tinha prometido que apenas as cadeiras de Práticas e Didácticas é que influenciam nessa barreira?

Sexta Aula

Foi no dia 10 de Maio do mesmo ano, decorreu micro aula proporcionada por colega que responde o nome de Arlindo António Gomes.

Observações: docente, falou acerca de uma hora e meia dando o seu parecer e incentivando os estudantes para terem mais confiança e força de vontade no exercício do processo e aprendizagem, apelando também o uso de programa de ensino, fazer sempre uma revisão das sugestões metodológicas. Porém, ajudaria na dosagem dos conteúdos olhando na realidade dos alunos. O docente ao decorrer da aula fez uma despedida ao cargo de “Director do Curso”.

Sétima Aula

Foi no dia 14 de Junho, na segunda semana de aulas no campo os estudantes solicitaram o docente da cadeira para agilizar caso de perseguição dos professores estagiários aos seus supervisores caso de assinatura de plano de aula visando uma analise critica da situação real do estagio e a disponibilidade e/ou colaboração dos supervisor-estudante.

 

Diário do Estagio Pedagógico de Química Realizada na Escola Secundária de Montepuez

Primeira Reunião

Foi no dia 24 de Maio, realizou-se uma reunião na Escola Secundaria de Montepuez no âmbito de integrar os estudantes vulgos “Professores Estagiários” nas classes sem Exame com a finalidade na realização do trabalho de campo. Portanto, deve-se verificar uma liberdade e consideração dos delegados da disciplina, pois deixaram ao critério de cada estudante a escolha de classe e turno. Aos dois dias do mês de Junho, no ano de dois mil e vinte dois, realizei a primeira assistência na sala de aula número 03, onde a “Tutora”, isto é, aquela que foi a orientadora da disciplina deu a aula sobre: Átomo (Revisão). No final de aula foi apresentado como novo professor da disciplina de Química.

Primeira Aula na Escola Secundária de Montepuez

Foi no dia 09 de Junho, no corrente ano, dei a primeira aula sobre Símbolos Químicos. Notei uma correspondência dos alunos e interacção Professor-aluno, no final de aula deixei TPC.  

Segunda Aula na Escola Secundária de Montepuez

Foi no dia 10 de Junho, no corrente ano, dei a segunda aula, onde abordamos sobre símbolos químicos na introdução e falamos de: Classificação dos Elementos Químicos, os alunos mostraram-se curiosos acerca dos elementos químicos havendo necessidade de falar do edifício onde são localizados na tendência de sanar as suas duvidas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (557.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com