TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Introdução:

Na natureza, quase que invariavelmente, várias substancias são encontradas misturadas umas às outras sob forma de misturas de dois ou mais componentes. Uma das tarefas mais importantes dos químicos é o fracionamento das misturas para obter destas as substâncias puras componentes ou misturas mais simples. Para isso, existem inúmeros métodos dos mais simples aos mais sofisticados.

  1. Objetivo:

Estudar e compreender os diferentes métodos de fracionamento de misturas.

  1. Parte experimental
  1. Filtração simples: 

Processo que visa separar substância sólida e líquida.

  1. Experimento 1:

Foram utilizados dois tubos de ensaio. Um deles contendo uma solução de CUSO4 (aq) (Sulfato de cobre aquoso) e o outro contendo uma solução de NAOH (aq) (hidróxido de sódio aquoso). Transferiu-se as soluções para um béquer de 100 mL e, em seguida, agitou-se com um bastão de vidro. Esperou-se alguns instantes para que o precipitado pudesse decantar.

Preparou-se um papel filtro que foi dobrado pela metade e, novamente, dobrado pela metade, seguidamente. Abriu-se o cone de papel que foste encaixado em um funil raiado. O papel filtro foi umedecido com agua destilada com auxílio da garrafa lavadeira e bastão de vidro.

A mistura do béquer foi agitada e, em seguida, transferida para o funil raiado com a ajuda do bastão de vidro, com cuidado para não encher demais o cone de papel filtro. Após a filtração ter sido completada, foi retirado o papel filtro que secou sobre uma bancada.


  1. Resultados:

Ao misturar as duas soluções, após a reação química CUSO4 + 2NAOH → NA2SO4 + CU(OH)2, formou-se um precipitado azul. A mistura foi transferida para o béquer passando pelo papel filtro e funil raiado, onde todo precipitado azul ficou retido no papel filtro e o liquido, este transparente, ficou retido no béquer. O bastão de vidro foi lavado após o termino do experimento.

  1. Filtração a vácuo:

 Processo utilizado na separação dos componentes de uma mistura heterogênea sólido-líquido por meio de pressão negativa.

Purificação por recristalização: Recristalização é uma técnica de purificação de compostos cristalinos impuros, a partir de um solvente apropriado ou de mistura de solventes.

  1. Experimento 2:

Em um béquer de 100 mL contendo certa quantidade de uma mistura de C6H5COH  (ácido benzoico), CUSO4 (sulfato de cobre) e SiO2 (sílica), adicionou-se cerca de 30 mL de agua. Sobre a tela de arame com amianto colocada sobre o tripé de ferro e o bico de Bunsen, aqueceu-se a suspensão com cuidado para que essa não entrasse em ebulição. Retirou-se do aquecimento e sobre a bancada, por alguns instantes, a mistura ficou em repouso. Em seguida, efetuou-se a filtração a vácuo. Nesse tipo de filtração, conecta-se o frasco de kitassato a uma bomba de vácuo. Nesse momento, a sílica ficou retida no filtro de papel do funil de Bunchen. O filtrado foi transferido para um béquer e, em seguida, a um refrigerador para acelerar se resfriamento, onde permaneceu sob repouso. Após o resfriamento e repouso, o acido benzoico se recristalizou. Esse filtrado foi transferido para o funil de Bunchen com um novo filtro e submetido, novamente, a filtração a vácuo. Nesse momento, o acido benzoico ficou retido no filtro de papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (655.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com