TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Atividades

Por:   •  13/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Atividade

DEMONSTRANDO REAÇÕES EXOTÉRMICAS E ENDOTÉRMICAS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO COTIDIANA

Objetivos:

  • Mostrar exemplos de processos exotérmicos e endotérmicos.
  • Trabalhar o conteúdo de termoquímica.
  • Demonstrar através da experimentação com materiais de fácil obtenção presentes no cotidiano, como ocorrem algumas reações de liberação e absorção de energia na forma de calor.

Metodologia:

Apresentação expositiva; contextualizada; experimentação.

Estratégia:

Como primeiro momento dos experimentos, a partir de um exemplo de uma reação exotérmica que será aplicado em sala de aula, objetiva-se explanar e fixar o conteúdo de Termoquímica da seguinte forma:

  • Colocar-se-á sobre um pires de vidro, um pedaço de impresso A4 que servirá para demonstrar, criar e isolar uma área de contato para com o fogo que será formado nessa reação de queima da glicerina.
  • No centro do impresso A4 sobreposto ao pires serão colocados 4 (quatro) comprimidos de permanganato de potássio;
  • Logo em seguida serão adicionadas cerca de três gotas de glicerina líquida sobre o permanganato;
  • Afastaremos- nos um pouco e observaremos o que irá acontecer com a oxidação da glicerina;

Assim que realizada está experimentação de reação entre o permanganato de potássio e a glicerina, como uma forma de conversa com os alunos, será apresentada aos mesmos à explicação científica do experimento. Será mostrado aos alunos que o permanganato é um forte agente oxidante, por isso da ocorrência de sua oxidação com a glicerina. Será enfatizado aos alunos que essa reação é extremamente exotérmica, ou seja, libera uma grande quantidade de energia na forma de calor, gerando uma chama que pode se propagar por todo o material inflamável (papel). Poderemos também correlacionar como segundo momento, após a realização do experimento, alguns conceitos teóricos da Química Orgânica relacionado à constituição da glicerina; reações de oxidação de álcoois e reações de oxirredução.

Como segundo momento dos experimentos, a partir de um exemplo de uma reação endotérmica que será aplicado em sala de aula, objetiva-se explanar e fixar o conteúdo de Termoquímica da seguinte forma:

  • Encher-se-á um balão de ar e dar-se-á um nó à sua abertura;
  • Acender-se-á um fósforo e colocar-se-ão debaixo do balão cheio de ar.
  • Observar-se-á o que irá acontecer: (o balão arrebentará instantaneamente);
  • Pegar-se-á noutro balão e jorrar-se-á um pouco de água para o seu interior. (poderá jorrar até meio copo de água);
  • Acender-se-á outro fósforo e colocar-se-ão debaixo do balão. (deverá ser colocada a chama do fósforo sob a parte do balão que tem água);
  • Observar-se-á o que irá acontecer: (poderá se verificar que o balão arrebentará passado muito mais tempo).

Assim que realizada está experimentação, demonstraremos aos alunos a ideia de que tivemos um balão cheio de ar, que é assim, um objeto extremamente frágil. Reafirmaremos a eles a noção de que, um balão arrebenta, se o colocarmos junto a uma chama. Isto porque a chama ao enfraquecer a borracha, faz com que esta, não aguente a pressão exercida pelo ar contido no balão. Este fato comprovará a execução experimental então realizada, que envolveu o primeiro balão. No entanto, o segundo balão não arrebentou, mesmo a chama entrando em contato direto com a borracha. Com isso demonstraremos a eles que a única diferença do segundo balão para o primeiro é que, este continha água no seu interior. A água no interior do balão "absorveu" a maior parte do calor fornecido pela chama, não deixando que a temperatura da borracha aumentasse muito. Assim, a borracha não se enfraqueceu o suficiente para não aguentar a pressão exercida pelo ar. A água foi assim uma boa "armazenadora" de calor, porque tem uma elevada capacidade calorífica.

Assim demonstraremos a eles com estas duas simples experimentações, correlações do conteúdo científico proposto, com situações vivenciais do dia a dia.

Recursos

Item

Descrição

Unidade

Quantidade

Pires de vidro

1

1

Impresso A4

Unid.

15

Permanganato de potássio

Cx.

04

Glicerina líquida

Unid.

01

Tesoura

Unid.

01

Balões

Unid.

15

Fósforo

Cx.

01

 Água

Avaliação:

 Será feita uma avaliação geral oral com os alunos envolvidos nas experimentações.

Referências

BRASIL ESCOLA: CANAL DO EDUCADOR. Reação de oxidação da glicerina pelo permanganato de potássio. Disponível em: < http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/reacao-oxidacao-glicerina-pelo-permanganato-potassio.htm>. Acesso em: 05 de jun de 2017.

CIÊNCIA EM CASA: EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS. Balão à prova de fogo. Disponível em <http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/fogo.html>. Acesso em: 05 de jun de 2017.

PERUZZO, F.M.; CANTO. E.L., Química na abordagem do cotidiano, v. 3, 4ª edição, Ed moderna, São Paulo, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com