TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Por:   •  19/5/2021  •  Artigo  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Matheus Marcos Pedro dos Santos

RGM: 27030229

Disciplina: Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O estágio supervisionado é considerado o momento em que se conjuga a teoria e a prática da aprendizagem do estudante, bem como o momento da futura vivência profissional e do funcionamento eficaz na sua área de formação. Os cursos de licenciaturas são responsáveis ​​pela formação de professores em nível universitário costumam encarar os estágios supervisionados como um momento para reproduzir modelos e técnicas, ao invés de pesar em conhecimentos e habilidades, o que pode ser útil para ensinar profissionais a enfrentar novos desafios crescentes. O desenvolvimento profissional de professores é um processo que envolve a compreensão das situações específicas que surgem no ambiente em que atuam na escola. Por este motivo, não há dúvida de que um dos conteúdos mais importantes deste treinamento é o estágio. É nesta fase que os alunos terão a oportunidade de se conectar com as teorias, e a ligação com a prática permitirá estabelecer uma ligação clara entre ambas, estabelecendo assim o seu saber docente e a formação profissional. Portanto, é necessário que o estudante exerça um papel mais ativo na formação e no comportamento profissional.

No âmbito da orientação do estágio é de suma importância que a comunidade interna escolar oriente e sane todas as dúvidas do estagiário, sendo assim esse estudante sairá com uma disposição e motivação para continuidade como docente. A matemática tem sido vista pelos alunos da educação básica como disciplina de difícil compreensão e para os professores, acostumados a prática tradicional, salvo raras exceções, como disciplina que não tem como transmitir os conteúdos amenizando sua abstração. Sendo assim, o professor tem que ter conhecimento da turma e do local onde ele está lecionando para que se faça um plano de aula mais elaborado e contingente para a realidade dos alunos, pois não bastar ter um plano bem elaborado na teoria sendo que os aulas tem outras dificuldades a enfrentar, com isso no estágio o estudante pode ter acesso e já está andando preparado para o que seguir quando o mesmo estiver lotado em sala de aula.

Para um acadêmico que está indo para o estágio as expectativas está em todo vapor, seja pela primeira experiência em sala ou seja pela vontade de se conhecer na escola, e colocar em prática todo seu conhecimento teórico. Contudo a escola em que o aluno está estagiando tem o dever de familiarizar o aluno a escola, tenho em vista que esse processo é de suma importância para seu futuro como professor, ali na escola que o aluno terá diretamente contato com seus deveres e direitos quando já formado e apto a lecionar na educação básica, sendo assim as escola tem que familiarizar, ajudar e sempre que possível apontar erros e acertos do estagiando para que ele se sinta seguro no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com