TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA: Estágio Curricular Supervisionado

Por:   •  12/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA| Estágio Curricular Supervisionado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

        

DADOS DO ALUNO/CURSO

Dados Gerais

Nome

RGM

Curso

Formação Pedagógica Graduação não Licenciados - Química

Instituição

Cruzeiro do Sul Virtual - UNIFRAN

Disciplina

Química - Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio

Ano/Semestre de realização do estágio

2019/2º Semestre

Quantidade de horas realizadas

162 horas

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

        

O estágio supervisionado de Ensino Médio foi realizado na Escola Estadual Godofredo Rangel, situada na rua Cabo Benedito Alves 416, bairro Cotia, na cidade de Três Corações, no estado de Minas Gerais. Contato da Escola através do telefone (35) 3232-2755.

        A instituição atende aos alunos ofertando educação no ensino fundamental, ensino médio e EJA, atendendo num total de 600 alunos distribuídos nos três períodos (manhã, tarde e noite), possui uma biblioteca com grande acervo, 13 salas de aulas bem arejadas, janelas com cortinas, sala da diretoria, sala da supervisão e sala dos professores.

        No período de 05 de agosto de 2019 a 26 de outubro de 2019, no período noturno, sendo observadas as turmas: 1º ano do ensino médio; 1º ano EJA; 2º ano EJA – A/B/C e 3º ano EJA.

INTRODUÇÃO

Pretendo com este estágio, observar como desenvolve o ensino em sala de aula, analisar os recursos metodológicos e materiais de apoio utilizados pelos professores no monitoramento e avaliação dos projetos também das atividades desenvolvidas nas escolas.  O estágio foi realizado no Ensino Médio foram observados também sua estrutura física, administrativa e pedagógica bem como a relação existente entre o corpo discente e docente. Também a interação existente entre a família e a escola e sua rotina geral, e monitoria de sala de aula e regência. A partir deste contexto o estágio trará uma grande importância para que eu estudante e profissional da educação familiarizasse com a prática da sala de aula convivendo com alunos e professores com seu cotidiano nos problemas e dificuldades, mas também repletos de alegria, realizações e, cheios de vida e vontade de aprender.

O aluno necessita de um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade do aluno de apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania que a acompanharão pela vida. Em meu estágio fui muito bem recebido na escola por todos os funcionários desde a direção com secretariado, corpo docente, discente e até os auxiliares gerais oferecendo um meio propício para realização de um ótimo estágio.

A metodologia utilizada durante o estágio foi de observação, entrevista, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental do P PP escolar.

PERFIL DOS PROFESSORES

O Professor Machado é formado licenciatura em química e em engenharia química é leciona desde 1980. Leciona nas seguintes turmas do ensino médio: 1º ano ensino médio, EJA 1º, 2°(A;B;C) e 3º, sendo todas no período noturno.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

O Professor demonstra grande domínio sobre o conteúdo, relaciona a matéria com o dia a dia de forma contextualizada. Ele segue o livro adotado pela escola e também utiliza outras fontes. O docente participa das atividades escolares, conselhos de classe, reuniões pedagógicas e comemorações.

Infelizmente as aulas se limitam aos conceitos passados por ele no quadro negro. Os alunos são avaliados por trabalhos e provas.

Ao observar a prática pedagógica do professor, atentei ao fato que o mesmo escreve o conteúdo no quadro negro e os alunos copiam e logo em seguida explica os conteúdos passados, seguido de atividades, reflexões e exercícios.

FOCO 1 – TEMA: Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM)

Esta inovação foi implementada pelo Governo de Minas Gerais no ensino médio noturno e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de resolução 2842/16, publicada no Diário Oficial do Estado no primeiro semestre de 2016.

O DIM é parte das mudanças promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) no Ensino Médio noturno e na EJA. As reformulações incluem, além da nova disciplina, flexibilidade no horário de entrada conforme as necessidades dos alunos de cada escola e readequação do quadro de horários, respeitando as particularidades desse público.

Como parte do processo de renovação do currículo, os estudantes foram estimulados a pensar projetos de acordo com seus interesses, com liberdade para fazer propostas, se reunir em grupos e transformar projetos em ciência na prática. O resultado são projetos de sustentabilidade, gastronomia, cultura e outras áreas concebidas e tocadas pelos alunos.

Em observação durante as aulas de DIM, percebi que sempre havia um tema e a participação de 3 professores, onde o tema proposto era discutido pelos docentes e logo em seguida era aberta a discussão para que os aluno se expressassem sobre o tema. Achei fantástica essa interdisciplinaridade no contexto de ampliar a percepção do aluno, por outro lado observei que esses encontros era somente uma vez por semana por turma, fazendo perder, em partes, o raciocínio critico e lógico por parte dos alunos.

FOCO 2 –TEMA: Violência nas Escolas

A indisciplina é uma forma de violência muito comum em nossas escolas, por isso vem preocupando toda a sociedade e em especial os pais e os professores. Esta preocupação justifica-se pelo fato de que cada vez mais crianças e jovens são vítimas ou agentes dessa violência. A violência aflige a todos, pais, filhos, professores e comunidade, e está, dentre nossos comportamentos aquele que mais nos rouba a condição humana; por isso se impõe como um grande desafio a exigir superação e, para tanto, a participação e contribuição de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com