TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recompensando pessoas. Mantendo pessoas

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 3 - Recompensando pessoas. Mantendo pessoas.

Passo 4

Considerando as atividades desenvolvidas na etapas anteriores deste ATPS em relação à empresa Tradição Modas, temos uma avaliação positiva nos aspectos operacionais da organização. Podemos, porém, enfatizar a ausência de um plano de incentivos aos funcionários,como por exemplo, remunerações variáveis. Foi constatado que a forma como os funcionários possuem aumentos salariais é praticada de duas forma:

 - Convenção sindical (acordo coletivo);

 - Meta de vendas.

As formas de aumento salarial não fazem quaisquer referências ao trabalho desenvolvido ou produtividade alcançada, o que gera certa insatisfação dos funcionários referente ao reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e os resultados alcançados.

Motivação dos funcionários para obter aumento das vendas faz parte do planejamento estratégico para crescimento e consolidação desta empresa. Como primeira etapa na busca por melhoria dos resultados financeiros, é necessário motivar os funcionários, recurso este imprescindível para o funcionamento da organização. Para isto, se faz necessário um plano de ação visando motivação de capital humano.

O plano de ação tem como estrutura definir o patamar atual da organização, definir qual patamar se deseja atingir e traçar com base nisto, as melhores formar/ferramentas para que o objetivo seja atingido.

O plano de ação terá objetivo a gestão de funcionários da empresa Tradição Modas e motivação através de recompensas. Podem ser estabelecidas como recompensas:

 Remuneração financeira;

 Folgas;

 Bolsas de estudo;

 Prêmios;

Plano de ação

Plano de ação é divido em etapas que serão planejadas, executas e acompanhadas para garantir os resultados esperados.

Abaixo, escopo de plano de ação à ser desenvolvido na organização:

Etapa 4 – O Futuro da gestão de pessoas

Passo 1

O principal recurso das organizações é o capital humano. Sem eles, nenhuma produção existiria, serviços não poderiam ser prestados e as empresas dificilmente se manteriam em pleno funcionamento, tornando este recurso indispensável.

Porém, o que as organizações podem fazer por aqueles que tanto por elas fazem? A falta de preocupação com o capital humano vem se tornando cada dia mais importante visto a competitividade do mercado. Isto vem trazendo grandes benefícios aos empregados e também as empresas.

Como remuneração plena, podemos considerar a ponderação de 3 fatores:

 Recompensa financeira;

 Condições favoráveis de trabalho;

 Qualidade de vida.

A motivação não está atrelada apenas ao fator financeiro ou reconhecimento por trabalho, mas sim por um conjunto de fatores. A relação entre empregado e empregador é uma via de 2 mãos. Remunerado de forma à atender suas necessidades gerais, o funcionário motivado tem uma produtividade superior, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Com isto, a empresa tem maior produtividade (no caso de uma produção, por exemplo) ou melhoria nos resultados (no caso de empresas prestadoras de serviços).

A gestão de pessoas é fundamental para que tais resultados comecem a aparecer, ferramenta esta em ascensão mundial. Para garantir o melhor desempenho dos funcionários é necessário que se faça gestão para orientar e qualificar profissionalmente os funcionários de acordo com as necessidades da organização.

Avalição de desempenho, por exemplo, é uma excelente forma de acompanhar os resultados dos funcionários. A partir do resultado destas avaliações se faz necessário o feedback dos pontos avaliados, destacando os pontos desenvolvidos e também à desenvolver. Com este acompanhamento e trabalho de gestão sobre cada equipe, conseguimos traçar estratégias motivacionais.

A gestão cada vez mais intensa de pessoas chegou para diferenciar na qualidade de vida de seus recursos. O futuro das organizações está no capital humano, e este deve ser reconhecido como peça fundamental no processo de crescimento e evolução organizacional.

Passo 3

Considerando os dados apresentados nas etapas anteriores sobre a empresa Tradição modas, foi identificada a necessidade de planos de incentivos aos funcionários.

Para auxiliar no desenvolvimento deste projeto ficou definido à elaboração de um plano de ação para alavancar os resultados da organização, utilizando como ferramenta para tal a recompensa aos funcionários pelos resultados alcançados.

Plano de ação:

Estruturando o plano de ação

Objetivo– como objetivo deste plano de ação temos o reconhecimento do funcionário em relação aos serviços prestados e a produtividade alcançadas. O estudo de gestão de pessoas nos mostra claramente que os resultados evoluem e se tornam cada vez mais satisfatórios quando somos recompensados pelo trabalho realizado, resultados alcançados ou mesmo projetos desenvolvidos. Com base nisto, espera-se que, implantar um processo de recompensas aos funcionários (não apenas financeira, mas que propiciem crescimento profissional ou reconhecimento do trabalho) alavanquem os resultados de vendas.

Ferramentas – Como ferramentas para acompanhamento da produtividade dos funcionários, bem como gestão dos pontos desenvolvidos e pontos à desenvolver, foi elaborado um modelo de avaliação de desempenho, que consiste em avaliar o desempenho de cada funcionário em um determinado período de exercício (semestre, ano). Esta avaliação tem como foco o direcionamento do funcionário, aplicando feedback sobre ponto desenvolvidos, bem como pontos de desenvolvimento.

Responsáveis – Ficarão responsáveis pelas avaliações de desempenho e o feedback desta aos funcionários os superiores diretos (gerente, proprietário). Será realizada uma avaliação inicial com base no desempenho atual dos funcionários e a partir deste, início do plano de ação com acompanhamento diferenciado e avaliações mais coesas.

Apuração de resultados –Espera-se à partir das melhorias propostas neste plano de ação, que os funcionários tenham maior motivação e desejo de fazer parte desta empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com