TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha a liberdade

Por:   •  18/6/2015  •  Monografia  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

  O texto A Liberdade traz reflexões excelentes sobre a expansão do conceito filosófico de liberdade, desde as experiências pessoais de cada um de nós até chegar aos grandes filósofos que pensaram sobre o assunto . A busca da liberdade ou a falta dela em algumas situações da vida é um processo essencialmente individual, porém a discussão sobre este tema ultrapassa os limites de nossas relações sociais e vai ainda mais além do simples fato de vivenciarmos em nosso cotidiano situações de conflito, por querermos fazer algo que não nos é permitido.

Através da filosofia, tem-se acesso às diversas opiniões dos pensadores sobre ser livre, de acordo com a época em que viveram e diante das diversas formas de compreender o mundo. Algumas tendências defendem a ideia de que o homem tem seu destino determinado a ser ou não privado da liberdade de que tanto anseia. Já os que defendem o conceito de livre-arbítrio, questionam a capacidade do indivíduo de escolher entre o bem e o mal ou o certo e errado.

Quem melhor definiu, no campo da filosofia o que é a liberdade foi o filósofo Jean Paul Sartre. Sartre vê a liberdade como uma condição humana, um ideal baseado na iniciativa da escolha. Se estamos fadados a escolher constantemente, temos a opção de ser livre. Assim, ao exercitarmos a escolha, nos deparamos com outras questões que envolvem a busca do homem em se tornar liberto.

Entre as questões envolvidas no processo de busca pela liberdade, estão os fatores que determinam as situações nas quais nos encontramos diariamente.  Dependendo do ambiente social em que se encontra, sente-se livre ou não; de acordo com a condição que o local proporciona, influenciando em escolhas pessoais como a roupa mais adequada para determinada ocasião ou o local mais conveniente para uma festa, por exemplo.

Outro fator circunstancial para a escolha de liberdade em nossa sociedade é a responsabilidade, ou seja, a condição de sustentarmos nossas escolhas. Toda escolha se transforma em um ato cometido, gerando consequências e resultados.

Se a vida em sociedade é uma condição humana, fazer escolhas ao buscar liberdade é reconhecer a existência do outro. Dessa forma, cuidamos para que a busca por ser livre não dificulte as normas de convivência e colocamos em prática o preceito de que a liberdade de um indivíduo,  termina onde começa a do outro sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com