TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação de Produto x Orientação de Marketing

Por:   •  1/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Veiga de Almeida Curso Superior de Gestão Comercial Aluna: Fernanda Soeiro Carneiro Matricula: 1230105188

Fundamentos do Marketing (IL60059)

AV1

Orientação de Produto x Orientação de Marketing

Rio de Janeiro 2023

Introdução

Há três anos no mercado de smartphones e notebooks a Empresa Beta, acredita que está na hora de reavaliar seus modos operacionais, uma vez que não estão mais conseguindo alcançar novos consumidores.

A questão é, a empresa deve investir na atualização dos seus produtos seguindo as novas tendências ou investir em um marketing voltado para um novo público- alvo?

Desenvolvimento

Não há uma resposta simples para esta pergunta, pois a melhor decisão depende do contexto e das metas da empresa. No entanto, vou tentar explicar brevemente o que cada uma dessas orientações significa e quais são as suas implicações.

A orientação de produto é uma filosofia de negócios em que a empresa se concentra principalmente na qualidade e na inovação do produto. Ela acredita que, se o produto for bom o suficiente, as pessoas o comprarão. Isso pode ser adequado para empresas que possuem tecnologias ou recursos exclusivos e que desejam se diferenciar no mercado por meio de um produto superior. No entanto, o mercado financeiro atual, diante de guerras e mudanças governamentais, precisa ser levado em conta, do contrario as perdas serão eminentes.

Por outro lado, a orientação de marketing é uma abordagem que coloca o cliente no centro das decisões da empresa. Ela reconhece que as necessidades e desejos dos consumidores são fundamentais para o sucesso do negócio. Isso pode ser apropriado para empresas que desejam criar um forte relacionamento com os clientes, entender suas necessidades e desejos e criar uma proposta de valor atraente para eles, neste caso buscando um novo conceito para atrair um novo público.

Conclusão

Na prática, a melhor decisão geralmente é uma combinação das duas abordagens. No entanto, avaliando o mercado financeiro atual a melhor opção é se concentrar em entender as necessidades dos clientes e criar uma estratégia de marketing eficaz para alcançá-los. Isso pode envolver a realização de pesquisas de mercado para entender melhor o público-alvo, o desenvolvimento de campanhas publicitárias criativas e a criação de uma experiência de compra agradável e conveniente para o cliente.

Referências

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/02/24/um-ano-de-guerra-na-ucrania-os- impactos-na-economia-no-seu-bolso-e-o-que-esperar-pela-frente.ghtml

https://upsites.digital/marketing/orientacao-marketing-empresa/ https://fourweekmba.com/pt/orienta%C3%A7%C3%A3o-do-produto/ https://rockcontent.com/br/blog/marketing-orientado-ao-cliente/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com