TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais da Empresa Coop.

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.857 Palavras (12 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 12

1 -  INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem a finalidade de avaliar de forma técnica as disciplinas utilizadas para fazer a avaliação dos Processos Gerenciais da empresa Coop.


2 -  DESENVOLVIMENTO

        Hoje em dia toda empresa deve buscar as melhores práticas para gestão de seus serviços e vendas.

        E com um mercado tão competitivo é fundamental que toda e qualquer empresa busque por diferenciais.


3 -  RAMO DE ATIVIDADE

Diferente das grandes redes que existem no país, a Coop não é apenas um supermercado, mas sim uma Cooperativa de Consumo. E isso muda muita coisa: como Coopedrativa, seu obejtivo não é obter lucro, mas sim prestar um serviço à sociedade, promovendo o cooperativismo, a sustentabilidade e a responsabilidade social. Fazer compras na Coop é encontrar preços competitivos, serviços de qualidade e a possibilidade de se tornar um cooperado da rede, participando de decisões importantes e recebendo uma série de vantagens.

As cooperativas se baseiam em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. O cooperativismo nasceu no final do século 19, na Inglaterra dos tempos da Revolução Industrial, quando 28 tecelões se uniram para fundar uma sociedade com uma visão diferente de mercado. Ela buscava ser uma alternativa econômica ao capitalismo acelerado da época, que causava aumento exagerado nos preços, desemprego e jornadas de trabalho cansativas para mulheres e crianças.

Com o passar dos anos, mais pessoas foram aderindo e a noção de cooperativismo foi se adaptando aos novos tempos. A essência, no entanto, continua a mesma. De acordo com a definição proposta pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. É uma cultura baseada na solidariedade, confiança e na ação coletiva.

O primeiro posto de abastecimento Coop iniciou-se em 1950, onde o posto comprava mercadorias no atacado e vendia aos empregados da Rhodia. A primeira loja, as primeiras parcerias os primeiros caminhões, o primeiro boletim mensal da Cooperativa, deu-se em 1954.
Com 2.397 cooperados, a empresa contava com parcerias como drogarias e farmácias, e oferecia aos associados desde meias até capas, camisas e outros artigos para confecções.


4 – LOCALIZAÇÃO

        Com mais de 57 anos de história, a Coop não é só a maior cooperativa de consumo da América Latina, como também assume a 14ª posição no ranking nacional de supermercados, segundo o ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. São mais de 28 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo, que se destacam pelo apoio a projetos sociais e pelos trabalhos realizados com as comunidades onde elas atuam.

Mercado Consumidor

        O consumidor final, com a visão de oferecer aos cooperados as melhores condições de acesso a bens e serviços.

Mercado Concorrente.

        São Hipermercados, Supermercados e lojas de comércio alimentícios, lojas de departamentos em geral.

        Novas propostas de investimentos são analisadas através de Assembléia Geral Ordinária, com análises de relatórios orçamentais.


Marketing

        Tudo para conquistar a excelência no atendimento,sendo essa meta  um processo contínuo, a Cooperativa deu o pontapé inicial, em junho de 2007, ao Programa Gestão de Cooperados, lançando mão de sua rica base de dados da família cooperada para oferecer um atendimento personalizado. Contratou uma das maiores empresas de consultoria do mercado, a Peppers & Rogers Group, para aprimorar as estratégias de aproximação com os cooperados. Um trabalho que envolveu diversas ações, entre elas campanhas direcionadas a implantação da Central de Relacionamento Coop, em 2008, para conhecer melhor seus anseios, expectativas e comportamento de consumo dos cooperados.

COOPERHODIA ► COOP

        A modernização da Coop alinhavada por Monte foi muito além da revitalização física das lojas, ele invistiu numa nova logomarca. De Cooperhodia , marca já consolidada no Grande ABC e São José dos Campos, passou a ser Coop. Pode até ter sido uma decisão ousada na época, mas certeira. Não demorou muito para o nome Coop cair na boca do povo, tanto que foi a segunda marca mais lembrada na categoria supermercados na pesquisa Top of Brands ABC 2001, desenvolvida pela agência de cominucação mercadológica da Faculdade de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com