TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Escritores da Liberdade

Por:   •  1/4/2016  •  Resenha  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE – FATENE
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO


LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO TÉCNICA
PROF. SÉRGIO VARELA

RESENHA DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE

CÍCERA LINDA KÁTIA PINHEIRO FEIJÃO
ADM 06

FORTALEZA / CE
2013

RESENHA DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE

ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard LaGravenese. Produção: Richard LaGravenese. Roteiro: Richard LavaGranese, Erin Gruwell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Staunton; April Lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt. EUA/Alemanha, 2007.  123 min. Drama.

Richard LaGravenese tem 53 anos nasceu em 30 de outubro de 1959 no Brooklyn em New York (EUA). É roteirista e diretor de filmes e ficou conhecido como o escritor do filme The Fisher King na década de 80  e tem vários  longas metragens, como: Dezesseis Luas (2013), Escritores da Liberdade (2007), P.S. Eu Te Amo (2007),  A Decade Under the Influence (2003).

Uma jovem professora chega à uma escola de um bairro pobre, que era uma escola modelo mas  foi tomada pela agressividade e violência dos seus alunos, que se mostram rebeldes e desinteressados, e há entre eles uma constante tensão racial. Na tentativa de resolver os problemas, a professora Gruwell (Hilary Swank) utiliza métodos diferentes de ensino, fazendo com que os alunos revejam seus valores como igualdade, consciência, respeito, humanização e dignidade.

Escritores da Liberdade é um filme que aborda o preconceito de raças, onde uma jovem professora em busca do seu primeiro emprego e contrariando seu pai aceita ensinar uma turma de adolescentes problemáticos, num projeto de integração do conselho de educação.

Um ponto que gostaria de ressaltar foi a forma que ela conduziu a sua entrevista, onde segundo Lourdes Lovison, gerente de projetos da Advis  Consultoria em Recursos Humanos, a atitude prevalece sobre a experiência e o candidato precisa estar atento ao seu jeito de se posicionar, ao vestuário, ao estilo de se comunicar e desenvolver um raciocínio.

Ao chegar à sala ela percebe que os alunos não estão nem um pouco interessados e percebe que da maneira tradicional não terá resultados, quando no meio de uma discussão ela demonstra aos alunos o interesse que ela tem em mudar as suas vidas. E para isso deverá abrir mão dos métodos de ensino tradicionais sugerindo mudanças em sua vida, na vida dos alunos, na administração escolar e na metodologia de ensino aplicada.

Mudar significa evoluir, transformar, deixar um patamar para alcançar outro. A proposta da professora Gruwell é de uma mudança cultural onde se refere à mudança de valores, normas, atitudes, crenças e comportamento. Grandes mudanças geram grandes impactos e criam resistências, como a da coordenadora de Gruwell, segundo Chiavenato, quem sempre viveu em empresas imutáveis e estáticas, fechadas e herméticas, onde as coisas não mudam, nunca aprenderá a mudar e a inovar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com