TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1ª e 2ª Etapa Gestão da Qualidade

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DA QUALIDADE

ATPS – 1ª e 2ª ETAPA

PROF.:

2014

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO.................................................................................................................2

2.        DESENVOLVIMENTO...................................................................................................3

2.1.        Histórico e Evolução da Qualidade..................................................................................3

2.2.        Desenvolvimento do ciclo PDCA na empresa “Gambiarra Serviços”..........................3

2.3.        Definição de Seis Sigma.....................................................................................................4

2.3.1. Perspectiva estratégica dos Seis Sigma.........................................................................5

2.3.2. Explicar o modelo DMAIC............................................................................................7

3.        CONCLUSÃO...................................................................................................................8

4.        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................9


  1.   INTRODUÇÃO

Para que se entenda sobre Qualidade, é necessário entender seu significado, a palavra qualidade, vem do latim 'qualitate', onde seus principais autores sobre o tema como Deming, Crosby, Juran e Feigenbaun a definem como uma série de princípios dos quais seria adequado para a implantação da qualidade nas organizações.

A qualidade é um fator de grande importância nas organizações e que hoje possui uma função fundamental nos planos e resultados das empresas.

A Gestão da Qualidade pode ser definida como uma reunião de recursos realizada pelos seus gestores, com o objetivo de um trabalho mais eficiente, buscando sempre a melhoria contínua de seus resultados para a obtenção da plena satisfação dos clientes, sejam eles internos ou externos, fazendo assim com que se aumentem a produtividade e que se diminuam os custos.

A qualidade surgiu no século passado e passou por vários períodos, com o passar dos anos ela veio se evoluindo e englobando novos processos, suas melhorias foram imprescindíveis para a sobrevivência de muitas empresas no mercado e também o desenvolvimento de novos clientes, ela trouxe mais competitividade entre as empresas, e a garantia de receber produtos e serviços dentro de padrões estabelecidos.

Nesta etapa será desenvolvido o Histórico da Qualidade e sua evolução, o Ciclo PDCA junto a “Empresa Gambiarra Serviços”, o Processo Seis Sigma e o Modelo DMAIC.

  1.   DESENVOLVIMENTO
  1.   Histórico e Evolução da Qualidade

A qualidade é um fator de grande importância nas organizações e que hoje possui uma função fundamental nos planos e resultados das empresas.

Antigamente a qualidade era medida apenas para a avaliação do produto acabado, não importando muito as formas e meios utilizados para chegar naquele resultado final, isso começou a ser observado por volta do ano de 1920 na fábrica da Ford.

Com o aumento da produção em escala, foi necessário desenvolver novas ferramentas de controle estatístico e gráficos onde se identificavam defeitos por amostragem, utilizados pelos departamentos de fabricação e engenharia.

Após a Segunda Guerra Mundial, os E.U.A saem como vencedores, e o Japão arrasado. Nesse período, os americanos tinham o conceito da qualidade e os japoneses aplicaram esses conceitos na reconstrução do país. Com isso o conceito de gestão começou a tomar a forma que conhecemos até os dias de hoje.

A gestão da qualidade é uma ferramenta de extrema importância dentro das empresas, pois através dela o gestor é capaz de analisar a satisfação do consumidor, e com isso melhorar o produto/serviço que é fornecido, com o cliente satisfeito maior vai ser a produtividade levando assim a redução dos custos, o papel do gestor é fornecer recursos para que as sugestões de melhorias constatadas sejam colocadas em prática, dando assistência para que todos os desacordos constatados sejam realizados com eficiência e levando assim a solução dos problemas.

  1.   Desenvolvimento do ciclo PDCA na empresa “Gambiarra Serviços”

De acordo com a situação descrita é possível observar que um dos principais motivos da baixa qualidade dos produtos se deve a baixa qualidade dos serviços de seus colaboradores (mão-de-obra), fato esse, que gera problemas nas peças produzidas e consequentemente, uma insatisfação dos clientes.

Uma das primeiras atitudes a serem tomadas, seria a criação de manual de procedimento padrão, com instruções a cerca do processo produtivo passo a passo. Dessa forma, o supervisor consegue em um primeiro momento, saber qual a melhor maneira de se realizar uma tarefa e pode medir se os seus funcionários estão trabalhando de maneira correta. Apesar de parecer simples, essa tarefa exige grande empenho dos líderes e colaboradores da empresa.

Para que essas novas práticas sejam colocadas em prática com excelência, será necessário investir em treinamentos técnicos em paralelo com palestras motivacionais. Isso é necessário para que os colaboradores possam enxergar a necessidade, e a maneira de se realizar as mudanças dentro do processo produtivo. Como toda mudança, pode gerar um certo desconforto e muitas vezes não é “vista com bons olhos”, as palestras motivacionais ajudariam nessa parte emocional dos empregados.

O estabelecimento de metas mensais ou até mesmo semanais de produção é uma boa forma de se medir o desempenho produtivo dos empregados, bem como estabelecer um número máximo de peças com defeitos ou “não-conformes”. Com a definição de um “Set Point”, é possível avaliar e controlar a área produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com