TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 Gestão da qualidade

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

SUMARIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................01

INTRODUÇÃO A QUALIDADE E A IMPORTÂNCIA PARA O GESTOR..............02                                                      GESTÃO DA QUALIDADE - DEFINIÇÕES E CONCEITOS....................................03  CARTINHA DE TREINAMENTO......................................................................................04 OBJETIVO DO TREINAMENTO..............................................................................04 E 05 EVOLUÇÃO DA QUALIDADE....................................................................................06 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................07  BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................08


INTRODUÇÃO

O acompanhamento dos processos industriais tem sito tema em muitas salas de aulas, mas o que muitas  empresas não se dão conta, é que a gestão da qualidade também é de extrema importância já que a gestão da qualidade também visa a diminuição dos gastos de produção industrial , a rotina de trabalho e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, em busca de maior qualidade e produtividade. Porem Dependendo do indivíduo, a noção de qualidade pode ser diferente daquela de outra pessoa.  Se, por exemplo, o preço de um produto é um fator limitante, a sua exigência, pelo desempenho de um produto, não será a mesma de outra pessoa, que tenha limites financeiros maiores.


INTRODUÇÃO A QUALIDADE E A IMPORTÂNCIA PARA O GESTOR

O que é Qualidade? A qualidade É um sistema administrativo aperfeiçoado no Japão, a partir de ideias americanas introduzidas logo após a Segunda Guerra Mundial. Este sistema é conhecido no Japão pela sigla TQC (Total Quality Control). Foi montado pelo Grupo de Pesquisa do Controle da Qualidade da JUSE (Union of. Japanese Cientistas and Engineers).

O que significa Qualidade: uma palavra que vem do latim (qualite) É a qualidade que nos permite avaliar e, consequentemente, aprovar, aceitar ou recusar qualquer coisa; seja ela intelectual das pessoas; dom, virtude, produtos, serviços de diversas formas etc.

Com o tempo Os fabricantes começaram a introduzir a qualidade dos processos entre as suas práticas da qualidade.  Com a sofisticação dos processos produtivos, onde componentes de um mesmo equipamento final. Para que uma organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras é necessário que ela mantenha seu foco voltado sempre para a melhoria contínua do seu processo e serviço. Envolvimento das pessoas: toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Portanto, o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de suas habilidades para o benefício da organização.

Considerando-se, contudo, o Sistema de Gestão da Qualidade, hoje amplamente aplicável, sob os requisitos da ISO 9000, a definição normativa é: qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes, satisfaz a requisitos.  

Abordagem do controle da qualidade seus Princípios

  • A Orientação pelo cliente Qualidade em primeiro lugar (quanto maior a qualidade Maior a produtividade);
  • Ação orientada por prioridades (problemas críticos);
  • Ação orientada por fatos e dados;
  • Controle de processos (não por resultados);
  • Próximo processo é seu cliente;
  • Controle a montante (procurar prevenir que o mesmo problema);
  • Respeito pelo empregado como ser humano;
  • Comprometimento da alta direção.


GESTÃO DA QUALIDADE - DEFINIÇÕES E CONCEITOS

Conceito:

A qualidade é um termo que podemos encontra em uma infinidade de situações.  de qualidade de vida, da qualidade do ensino, da qualidade de um atendimento.

Conceito de qualidade:

Quadro 1.1

  • [pic 1]

CARTINHA DE TREINAMENTO

Quadro 1.2

[pic 2]

[pic 3]

OBJETIVO DO TREINAMENTO

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

EVOLUÇÃO DA QUALIDADE

Autor

Conceito

Características dos conceitos e da era

PHILIP B. CROSBY

Conceito defeito zero

(1926-2001)

A ideia era: Faça certo da primeira vez

Walter A. Shewhart

Criador do ciclo PDCA

(1891-1967)

Pai do controle

estatístico da qualidade

Fundiu conceitos estatísticos em

Método gráfico de fácil utilização

DEMING

Estudioso do ciclo PDCA

(1900-1993)  seu nome tornou-se o

Premio Japonês da Qualidade.

ARMAND VALLIN FEIGENBAUN

 TQC

(1922-) Primeiro a tratar a qualidade de Forma sistêmica, criando então Sistema de Controle Total da

Qualidade – TQC.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (375.8 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com