TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Por:   •  26/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7
  1. DEFINA OS TERMOS “ORGANIZAÇÃO” E “ADMINISTRAÇÃO”. POR QUE OS ADMINSTRADORES SÃO TÃO IMPORTANTES PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES?

Organização: Uma entidade que possui um propósito; é composta por pessoas ou membros e tem uma estrutura de divisão de trabalho inerente.

Administração: Um processo de coordenação do trabalho dos membros da organização e de alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.

Os administradores são importantes para o sucesso da organização pois são eles que tem como função tomar as principais decisões para guiar a organização de forma a alcançar seus propósitos, de maneira eficaz e eficiente.

  1. CONTRATES OS CONCEITOS DE EFICÁCIA E EFICIÊNCIA. QUAL É O MAIS IMPORTANTE PARA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO?

A eficiência, preza por minimizar a utilização dos seus recursos. É uma medida da relação entre os resultados alcançados e os recursos consumidos. Quanto maior a produtividade da organização, mais eficiente ela será. Sua principal preocupação é com os meios.

  1. Fazer bem as coisas;
  2. Preocupação com os meios;
  3. Minimização dos recursos utilizados;
  4. Ênfase nos processos;
  5. Ausência de desperdícios;

A eficácia, preza por alcançar os objetivos estabelecidos. Eficácia implica escolher os objetivos certos e conseguir atingi-los; sua principal preocupação é com os fins. É a chave para o sucesso de uma organização.

  1. Fazer as coisas certas;
  2. Preocupação com os fins;
  3. Maximização dos objetivos alcançados;
  4. Ênfase nos resultados;
  5. Escolha dos objetivos mais apropriados;

Eficiência e Eficácia estão correlacionados. Sem a eficácia, a eficiência é inútil, pois a organização não consegue realizar o seu propósito. Por outro lado, é fácil ser eficaz quando se é ineficiente, haja vista que muitos recursos são desperdiçados.

  1. QUAIS SÃO AS FUNÇÕES BÁSICAS DO PROCESSO DE ADMINSITRAÇÃO? COMO ESTAS SE INTER-RELACIONAM?

As funções básicas são, planejamento, organização, direção e controle. Elas se inter-relacionam de maneira a manter a organização funcionando da melhor organização garanta uma estrutura organizacional; a direção tem como função proporcionar um ambiente propicio ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade; e o controle ajuda a mesma a se manter no rumo estabelecido pelos seus objetivos.

  1. QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO E O NÍVEL ORGANIZACIONAL DE UM ADMINISTRADOR?

Nível estratégico: Planejam, controlam e organizam mais que os outros dois níveis; porém dirigem bem menos.

Nível tático: Controle relativamente igual ao nível estratégico; pouca diferença com relação a organizar; porém planeja menos e dirige mais.

Nível operacional: Não se compara a nenhum dos anteriores em relação a organizar, planejar e controlar; porém dirige bem mais que ambos.

  1. QUAIS SÃO AS ÁREAS FUNCIONAIS DA ORGANIZAÇÃO? DESCREVA CADA UMA DELAS. *LEMBRAR DOS EXEMPLOS NO LIVRO

As organizações estão normalmente divididas em áreas funcionais que desempenham tarefas especializadas; sendo as mais comuns: área de produção ou de operações; área comercial e de marketing; área de finanças; e área de recursos humanos.

Área de produção ou de operações: área funcional responsável pela gestão do conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços;

Área comercial e de marketing: está relacionada com as atividades que têm como objetivo captar e manter clientes; seu principal foco é a satisfação do cliente, procurando influenciar seu comportamento e, assim, alcançar o propósito da organização.

Área financeira: lida com todos os aspectos que envolvme recursos financeiros; são uma área de apoio, não estando diretamente relacionadas com a atividade principal da organização; têm uma importância decisiva para o desempenho, seu principal objetivo consiste em captar e utilizar, de maneira eficaz, os recursos financeiros de forma a alcançar os objetivos organizacionais.

Área de recursos humanos: lida com a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos, a organização deve atrair, preparar e desenvolver as pessoas de forma que consigam contribuir para alcançar os objetivos.

  1. QUE PAPÉIS UM ADMINISTRADOR DESEMPENHA EM UMA ORGANIZAÇÃO? COMO ESSES PAPÉIS VARIAM DE ACORDO COM O NÍVEL ORGANIZACIONAL DO ADMINISTRADOR?

Seja qual for o nível organizacional, os administradores organizam, dirigem e controlam, exercendo esses três tipos de papéis:

Papéis Interpessoais: envolvem as relações dos administradores com outras pessoas, sejam membros da organização ou indivíduos e grupos externos a esta; estão relacionados com a forma como o mesmo interage e influencia os outros, e incluem os papeis de símbolo ou de representação, de líder e de elementos de ligação.

Papéis informacionais: envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações e representam um dos aspectos mais importantes no trabalho de um administrador; realizam três papeis informacionais: a coleta, a análise da informação da organização e de seu ambiente (monitor); a partilha dessa informação com os membros da organização (disseminador); e a transmissão para o exterior de informações sobre a organização (porta voz).

Papéis decisórios: envolvem todos os eventos que implicam a tomada de decisão, considerada a essência do trabalho de um administrador; estão relacionados com a forma como se utiliza a informação em suas decisões; os quatro papéis decisórios identificados por Mintzberg são: empreendedor, solucionador de conflitos, administrador de recursos e negociador.

A medida que o administrador sobe na hierarquia, a importância do papel de líder, dirigindo e supervisionando o trabalho de seus subordinados, diminui, ao passo que a importância do papel de monitor aumenta, uma vez que o mesmo fica mais atento ao ambiente organizacional para detectar tendências, ameaças ou oportunidades para sua organização; outros papeis recebem a mesma importância, independentemente da posição ocupada, como o papel de porta-voz, que assume a representação do grupo e comunica suas necessidades perante outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com