TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Qualidade e Produtividade

Por:   •  17/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Logística

Disciplina: Administração da Qualidade e Produtividade

Fórum 3º Ciclo

1. Qual a importância do histograma? Quais são suas áreas de aplicação? Cite um exemplo de histograma.

A importância do histograma consiste no fato de que essa ferramenta permite a medição da evolução ou a frequência com de certos processos/ fenômenos ocorrem. Diante disso, é possível se analisar padrões e tendência inerentes a esses eventos (CAMARGO, 2014; DANIEL; MURBACK, 2014).

As áreas de aplicações são variadas, e, portanto, abarcam diversas possibilidades, dentre elas: indústrias cerâmicas no controle de qualidade e produtividade; na área da estatística, como por exemplo, na análise de produção de água tratada (KUROKAWA; BORNIA, 2002); pesquisas científicas, como da área da saúde e demais empresas de pequeno e grande porte.

O exemplo de histograma selecionado condiz com a pesquisa desenvolvida por Kurokawa e Bornia (2002). Esse histograma refere-se à demanda por água tratada em Goiânia, e consiste em histogramas do tipo assimétrico (os dois primeiros) e despenhadeiro (último).

Fonte: Kurokawa; Bornia, 2002, p. 2

2. Qual a importância do gráfico de dispersão? Quais são suas áreas de aplicação? Cite um exemplo de gráfico de dispersão.

A importância do gráfico de dispersão está relacionada ao fato de que esse instrumento proporciona uma análise de relações entre duas variáveis, sendo que por meio disso pode-se estabelecer correspondências entre dois fatores. Nesse contexto, é possível atribuir uma relação de causa e efeito, quando for o caso, e com isso identificar problemas (CAMARGO, 2014; DANIEL; MURBACK, 2014).

As áreas de aplicações, assim como no caso do histograma, são variadas, abarcando: indústrias cerâmicas, área da estatística, pesquisas científicas, provas estudantis, esportes, e-commerce, e de uma forma geral, pequenas e grandes empresas de compra e venda de produtos e/ou mercadorias.

O exemplo de gráfico de dispersão selecionado foi retirado da pesquisa desenvolvida por Mugabe, Fernandes e Correia (2012). Esse gráfico de dispersão refere-se a dados relativos aos pontos obtidos por jogadores de basquete, sendo que estes por sua vez foram utilizados para a construção de exercícios direcionados a estudantes universitários.

Fonte: Mugabe; Fernandes; Correia, 2012, p. 407.

Referências

CAMARGO, Cyrênio de Souza. Métodos de qualidade e produtividade. Batatais: Claretiano, 2014. 180 p.

DANIEL, Érika Albina; MURBACK, Fábio Guilherme Ronzelli. Levantamento bibliográfico do uso das ferramentas da qualidade. Gestão e Conhecimento, Poços de Caldas, v. 8, n. 1, p. 1-43, dez. 2014. Disponível em: https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/v2014/Artigo16_2014.pdf. Acesso em: 27 maio 2020.

KUROKAWA, Edson; BORNIA, Antonio Cezar. Utilizando o histograma como uma ferramenta estatística de análise da produção de água tratada de Goiânia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com