TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração ou Gestão é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios

Por:   •  2/12/2017  •  Resenha  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Administração de Empresas

 

        A Administração ou Gestão é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, podendo verificar já tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou uma adequada prestação de serviços públicos. Podemos pressupor a real existência de uma instituição a ser gerida, sendo assim, uma organização formada por pessoas e contendo recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas e direcionadas para objetivos comuns.
    Frequentemente a Administração é usada como sinônimo de Administração de Empresas, mas na realidade isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O mais correto seria considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, já que uma vez que pode estar tratando de organizações que poderão ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, podendo ter ou não fins lucrativos.
    Com a Revolução Industrial surgiu a necessidade de organizar os estabelecimentos,o que levou profissionais de outras áreas mais antigas, a buscarem soluções específicas para problemas novos que foram surgindo ao longo do tempo. Sendo assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração. E diante dessa nova visão e necessidade é importante ressaltar que diversos autores consideram a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc.    
    A importante diferenciação da gerencia de uma casa ou da vida pessoal, que tem sua arte própria, porém empírica, com a administração de uma instituição é de imensa notoriedade, já que a gerência corporativa requer conhecimento e aplicação de diversos modelos e técnicas administrativas, enquanto a gerência pessoal pode ser feita por pessoas sem qualificações adicionais ou estudos mais elaborados e conhecimento.
    No Brasil, o dia do Administrador é comemorado no dia 9 de setembro. O patrono dos Administradores brasileiros é o Adm. Belmiro Siqueira. E Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar. Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração, sendo de suma importância. Nos dias atuais, com todas as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
    Ainda é debatido se a Administração pode ser considerada uma disciplina científica, sendo um ramo das ciências sociais, tratando dos agrupamentos humanos, com diferencial que é o olhar holístico, que busca a perfeita sinergia entre pessoas, estrutura e recursos e ela se diferencia das ciências puras por possuir um caráter prático de aplicação. E um dos princípios filosóficos da administração diz que a administração não visa lucro, visa bem estar social e o lucro é mera consequência.
    A administração como profissão, recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965 e o administrador se torna um elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe a ele cuidar dos meios na proporção adequada, tomando decisões constantemente num contexto de restrições e variações. O administrador precisacuidar da elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.
    A principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações e é a forma como são administradas, o que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. Cada superior deve assumir seu papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para desenvolverem.
As funções do Administrador foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar e nessa classificação foi muito difundida.
     A administração sem dúvida nasceu com um propósito, mas ao longo dos anos essa profissão foi sendo vista como extremamente importante em diversas áreas. Ela assumiu o papel criativo, controlador, organizacional e ao mesmo tempo refllexivo dentro das mais diversas organizações. A cada dia que passa o administrador vem galgando espaço de muito valor e real necessidade para a saúde todas as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com