TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração por Categoria de Produtos

Por:   •  19/5/2020  •  Resenha  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Campus : UNIP Paulista -Período Noturno

Disciplina: Administração por categoria de produtos  Semestre : 2°

Professor : José Eduardo Grillo Sala P2-12

Alunas : Fabricia Ferreira Santos  R.A F1145H-4

              Jaqueline Tomaz da Silva RA  F1145I-2

Implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica Entrega

     A Pesquisa em questão teve como objetivo analisar os itens vendidos em uma rede de farmácias e levantar táticas que aumentem as vendas para cada categoria de produto levando em consideração o crescimento do mercado e a adaptação ás novas legislações.  A nova legislação da ANVISA em 2009 determinava que os medicamentos estivessem alocados ao alcance do funcionário e não dos clientes, não sendo possível o autosserviço para uma serie de medicamentos, a exposição dos produtos teve que ser repensada de maneira que também atendesse os consumidores com maior profundidade, quais aspectos o consumidor leva em consideração na hora de decisão de compra e quais fatores são determinantes para que uma organização fidelize o cliente e o torne propagador de sua marca.

   Houve um crescimento significativo nos últimos 5 anos no mercado farmacêutico ,fazendo com que grandes empresas, que até então dominavam o cenário com sua forma de trabalho, precisem se reinventar a todo instante, acompanhando a constante mutação do varejo farmacêutico no país.

  A busca atual é por vantagens competitivas e sustentáveis no mercado farmacêutico, desse modo fica mais evidente a busca por ações que beneficiem os clientes, devido ao aumento de concorrência no ponto de venda, além disso, é preciso conquistar a preferência do consumidor no momento da compra, sendo assim ,para melhorar o atendimento e atender as necessidades e desejos do consumidor houve a implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos.

   Um dos principais objetivos do gerenciamento de categoria é gerenciar os diferentes grupos de produtos como se fossem unidades estratégicas de negócio diferentes, com utilização do indicador global de desempenho da categoria é calculado por meio de soma do desempenho de cada medicamento que ela pertence e permite a classificação dos produtos dentro de cada categoria, indicando os itens que devem receber maior foco para o varejista.

   Existem também três tipos de exposição de medicamentos, exposição no autosserviço para aqueles medicamentos que ainda podem permanecer ao alcance do consumidor; a exposição nas prateleiras existentes atrás do balcão, que são utilizadas para a exposição de medicamentos genéricos, essa exposição os clientes podem visualizar os medicamentos, mas apenas os funcionários têm acesso direto e a exposição no balcão/vitrine, que é um balcão de vidro onde são expostos os medicamentos avulsos permanecendo à vista ao consumidor, mas ao alcance apenas dos funcionários. Todas essas ferramentas possibilitam a priorização dos medicamentos que serão expostos e definição de estratégias diferenciadas para cada uma. A execução periódica da revisão das categorias é importante para evitar que produtos com desempenho ruim prejudiquem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com