TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de Recursos das empresas

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.474 Palavras (18 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ADRIANY MARIA DE SOUZA, 21562

CLAUDINEIA MARIA OLIVEIRA MORAIS, 21577

FERNANDA SOUSA DE OLIVEIRA , 21694

LEIA BENEDITA DOS SANTOS, 21569

Tema: Fontes de Recursos

Curso de Administração

Disciplina: Empreendedorismo

Prof. Msc. Brian Castelli Azevedo

19/04/2016

  1. FONTES DE RECURSOS

Segundo Dornelas (2011). Há varias fontes de recursos os quais o empreendedor pode buscar, são comuns no Brasil assim como nos Estados Unidos a busca do empreendedor por fontes que possam impulsionar a abertura de seu próprio negócio, sendo estes recursos obtidos através de:

  • Banco
  • As próprias economias do empreendedor
  • Dinheiro da família (empréstimo dos parentes próximos)
  • Fundo de capital de risco

Conforme Sebrae (2016). Aqui no Brasil é comum a busca do empreendedor pelo financiamento do BNDS, através do cartão BNDS o empreendedor consegue recursos com baixo custo e juros abaixo da média de mercado. O cartão BNDS pode ser adquirido através do Banco do Brasil, que possui o programa de incentivo aos empreendedores através do Governo Federal.

Ainda conforme o Sebrae, os recursos financeiros disponibilizados pelo BNDS são originários de recursos livres que são captados belos bancos junto ao mercado financeiro.

1.1 INVESTIDOR – ANJO

O Investimento-Anjo é o investimento efetuado por pessoas físicas com seu capitalpróprioem empresas nascentes com alto potencial de crescimento, as chamadas startups.Tem normalmente uma participação minoritária no negócio, e não tem posição executiva na empresa, mas apoiam o empreendedor atuando como um mentor/conselheiro,é efetuado por profissionais (empresários, executivos e profissionais liberais) experientes, que agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos.

Em uma empresa o Investimento-Anjo é normalmente feito por um grupo de 2 a 5 investidores, tanto para diluição de riscos como para o compartilhamento da dedicação, sendo definido 1 ou 2 como investidores-líderes para cada negócio, para agilizar o processo de investimento.

“Anjo” é o nome dado ao investidor que atua na fase inicial do empreendimento, geralmente o investidor anjo é uma pessoa física que reside próximo a empresa como forma de facilitar o contato com o empreendedor, tem recursos acumulados em função de muitos anos de trabalho, além de uma grande bagagem profissional.

Este tipo de investidor tem como objetivo aplicar em negócios com alto potencial de retorno, que consequentemente terão um grande impacto positivo para a sociedade através da geração de oportunidades de trabalho e de renda.

O termo "anjo" é utilizado pelo fato de não ser um investidor exclusivamente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o negócio, mas por apoiar ao empreendedor, aplicando seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamento para orientá-lo e aumentar suas chances de sucesso.

Cada tipo de investidor tem a sua preferência em possíveis áreas de investimento, isso significa que um projeto pode não ser aceito, mesmo sendo um bom projeto, trata-se apenas uma questão de escolha por parte do investidor. Outro aspecto que é fundamental para o investidor anjo é a capacidade do empreendedor em levar adiante o empreendimento, afinal o dinheiro dele estará nas mãos do empreendedor.

Em função disso, o empreendedor deve estar muito bem preparado para apresentar e defender o seu projeto. O empreendedor pode ter iniciado ou não as atividades, porém é necessário ter um modelo de negócios já definido e um plano de negócios que apresente as principais variáveis do negócio. Exemplos de empresas que os investidores anjos foram decisivos por exemplo, e o caso do Google e Facebbok pois sem eles o negócio não teria deslanchado.

Tem também a Apple, maior empresa do mundo em valor de mercado, que iniciou com os fundadores Steve Jobs e Steve Wosniak e o investidor anjo Mike Markkula. No Brasil para poderem deslanchar as empresas precisam de investimentos, que variam de 200 mil ás 2 milhões de reais. Por isso os empreendedores promovem encontros com investidores, e tentam convence-los a investir em suas ideias.

Como um projeto pode ter um ou mais investidores, que além de contribuir financeiramente eles orientam, indicam parceiros, fornecedores e até mesmo clientes, tudo isso para garantir que o negócio tenha sucesso.

Os investidores anjos avaliam o quanto o empreendedor está aberto a receber opiniões ou críticas, ouvir e avalia-las para que eles possam usar essas ferramentas para que o negócio possa realmente dar certo.

Um exemplo de startup no brasil que deu certo e a loja  33e34 é uma loja online brasileira especializada em sapatos femininos nessas numerações, acaba de receber um aporte da associação Mulheres Investidoras-Anjo denominada (MIA). O valor do investimento não foi informado.

O e-commerce, inaugurado pela empreendedora Tânia Gomes Luz, trabalha com os números de sapatos femininos 33 e 34, difíceis de serem encontrados com uma variedade de modelos significativa nas lojas convencionais.

O site disponibiliza mais de 180 modelos de 14 marcas, como Luiza Barcelos, Ballasox, Vicenza, Converse e Esdra. Alguns dos estilos de sapatos comercializados são basic, ethnic, minimal, entre outros.

O 33e34 já conta com um grupo de investidores-anjo, liderado pelo empreendedor João Kepler, para ajudar na estruturação do projeto e na captação de um aporte de 300 mil reais.

Mulheres Investidoras-Anjo

O MIA, criado pelas empreendedoras Ana Fontes, Camila Farani e Maria Rita Bueno, é um grupo feito por investidoras-anjo para fomentar projetos liderados por mulheres. Ele promove encontros entre empreendedoras que tenham potencial ou sejam investidoras-anjo ativas para compartilhar conhecimentos sobre esse tipo de investimento e também apresentar negócios em busca de aportes.

Outro exemplos de grande sucesso no Brasil:

É o caso da empresa Buscapé, fundada por quatro estudantes recém-formados em 1999, contando com apoio de um investidor anjo. Após pouco mais de 10 anos foi vendida por US$ 342 milhões, com mais de 700 funcionários.A tecnologia do Buscapé permite que você não perca tempo procurando em várias lojas por preços ou informações importantes de um determinado serviço ou produto. Os produtos são agrupados e organizados no mesmo lugar, deixando o processo de compra muito mais rápido e fácil, e é tudo de graça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (307.4 Kb)   docx (263.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com