TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual FGV

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e administração de conflitos

Módulo:

Aluno: F  V

Turma:

Tarefa: Análise do Filme Senhor das Armas

Introdução

O trabalho a seguir tem o objetivo de analisar os aspectos relacionados à dinâmica de negociação do filme “O Senhor da Armas”, identificando oportunidades e paralelos com a realidade de outras atividades.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

O filme narra a estória de Yuri Orlov, um ucraniano que se mudou com a família para os EUA enquanto ainda era criança. O protagonista vive em uma zona de conflitos de gangues e , após mais de 20 anos sem um destino e atividade profissional definidos, ao presenciar uma cena de conflito entre gangues, descobre sua paixão e pela a venda e tráfico de armas, assim como suas habilidades de negociação gestão de relacionamentos e contorno às leis e autoridades. A trama retrata uma série de negociações, com atores diferentes, ora a negociação ocorre com a família, como no convite para o irmão fazer parte do negócio e após retornar ao mesmo, com traficantes e lideres de países em plena guerra civil, assim como com governantes e autoridades e todo o mundo, tanto na compra de armamento desviado dos exércitos, como na venda destes. Yuri encontra barreiras para entrar em um mercado fechado, que envolve negociações políticas e jogos de interesses além de conflitos éticos por tratar-se da venda de armas. Ele encontra oportunidade no mercado de armas, se diferenciando dos concorrentes por levar o produto direto aos clientes e protagonizar negociações em que muitos não poderiam se envolver pelas mesmas questões políticas.

Analisando uma negociação específica, aos 14 min, Yuri, já atuante no mercado de armas, tenta uma aproximação com o maior “Player do mercado”, o Sr Simeon Weisz, que intermedia as grandes negociações entre governos. O protagonista se apresenta com o intuito de uma eventual proposta de negócios que pudesse lhe abrir portas para grandes negociações, porém o mesmo não consegue a audiência e atenção do seu concorrente, pois não tem o mínimo de informações necessárias, nem consegue ofertar algo que pareça relevante para este. Ao contrário do que Yuri pensa, as negociações de armas envolvem muito além do armamento, sendo ferramentas para gestão e manipulação de governos e poder.  Nesta ocasião específica, faltou domínio e conhecimento dos StakeHolders e inclusive do objeto a ser negociado. Uma alternativa seria a coleta de maiores informações sobre o mercado e as partes envolvidas, iniciando assim a possível negociação de forma mais consistente e eficiente.

Considerações finais

As negociações e conflitos presenciados no filme em parte se assemelham às realidades vividas no ambiente comercial, pois retratam inicialmente negociações internas com valores éticos e morais em função do objeto de negociação e no ambiente de trabalho jamais devemos nos vincular a atividades que conflitem com nossos valores, assim como não se pode permitir que o aumento da recompensa mude estas crenças. O filme também nos permite fazer um paralelo quanto à maior propensão ao êxito quando se tem relações de confiança e a necessidade de habilidades de comunicação e relacionamento para construção destas relações. Na trama o produto negociado é letal e as partes envolvidas enfrentam grandes riscos a cada negociação, na realidade de ambiente comercial, o produto não tem esse risco letal, porém a confiança entre as partes é fundamental para construção de relações sólidas e produtivas com ganho múto.

Referências bibliográficas

Carvalhal, Eugenio do -  Negociação e administração de conflitos / Eugenio do Carvalhal... [et al.]. – 5.ed. – Rio de Janeiro : Editora FGV, 2017. 220 p. — (Gerenciamento de projetos (FGV Management))

http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/negociao-e-administrao-de-conflitos/ acesso em jun.2018

O senhor das armas. Dir Andrew Niccol. Perf. Nicolas Cage, Ethan Hawke, Bridget Moynahan, Jared Leto.

Ed. Entertainment Manufacturing Company, VIP 3 Medienfonds, Ascendant Pictures, 2005. Film

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (771.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com