TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Transformação Digital

Por:   •  15/4/2023  •  Dissertação  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina/Turma: ONL022Z2-POLIDCP01T1

Estudante: Michele dos Santos Oliveira

1. Introdução

A padaria Bonsucesso, situada na cidade de Indaiatuba, iniciou as suas atividades nos anos 90 e desde então se tornou referência no bairro em que está situada, por oferecer uma vasta gama de paes artesanais. Acompanhando a onda crescente de transformação digital do mercado, o senhor José, proprietário da padaria, deseja expandir o negócio e oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes: um sistema de pedidos on-line em que o cliente consegue efetuar os seus pedidos de forma mais rápida, além disso, ele deseja conhecer melhor a sua clientela; idenfiticar, mapear e surgerir produtos que seus consumidores podem gostar, apliando assim ainda mais seus produtos.

2. Objetivos estratégicos

A transformação digital pode contribuir positivamente em termos de produtividade nas orgarnizações, no entanto é primordial estabelecer objetivos que permearão essa jornada.

Deste modo, os principais objetivos por de trás desse grande projeto são:

• Iniciar vendas digitais, visto que, hoje o seu principal canal de vendas é presencial;

• Inovar na produção de seus produtos, a fim de aumentar a sua capacidade e efetividade produtiva;

• Otimização do seu processo produtivo;

• Implementar uma cultura de growth-mindset.

3. Liderança e cultura organizacional

Para que seja possível implementar a transformação digital na padaria do Sr. José, primeiramente será necessário que tanto a equipe, quanto o próprio Sr. José, entendendam que essa mudança trará benefícios para o negócio. Pois o processo de transformação digital só ocorre quando há uma liderança e equipe engajada, assim como processos, recursos e ambientes que possibilitam a inovação (SCHWEITZER, 2021).

Neste sentido, será necessário implementar a cultura do growth-mindset nessa pequena organização, de modo que todos estejam preparados para suportar esse processo.

Uma mentalidade de crescimento, proposta pela professora de Stanford Carol Dweck em seu livro Mindset, a nova psicologia do sucesso, descreve pessoas que acreditam que seu sucesso depende de tempo e esforço. E, portanto, quem tem uma mentalidade de crescimento percebe que suas habilidades e inteligência podem ser aprimoradas com esforço e persistência.

Por fim, no que tange cultura e pessoas, é primordial estabelecer um novo olhar tanto individual como coletivo em relação as mudanças que a transformação digital trás, tanto no papel de líder dessas transformações, assim como agente de mudança para novos processos e negócios, com enfoque em práticas de inovação e empreendedorismo como agente de mudança dentro das organizações.

4. Funções e competências

Com a automação dos processos em alta, cada vez se torna mais importante e imprescindível estar aberto para se reinventar e desenvolver novas competências, tanto técnicas, quanto comportamentais.

Para suportar o processo de TD na padaria do Sr. José, será necessário investir fortemente na capacitação do seu pessoal, visto que por se tratar de um negócio familiar, muitos de seus funcionários não possuem a capacitação profissional necessária para estar nesse processo. Visto que será necessário que seus funcionários não só aprendam a fazer tarefas diferentes, mas também executar as mesmas tarefas de forma diferente.

Nesse sentido, foram mapeadas as seguintes competências comportamentais como fundamentais para o processo de TD: solução de problemas; tomada de decisão eficaz; habilidades analíticas e de pesquisa; orientação para eficiência.

Além disso, as seguintes funções deverão ser reavaliadas e consideradas como gaps importantes que impactarão nessa jornada de transformação digital: recepcionista agora como administradora da plataforma de pedidos; técnico de TI; gerente de operações e de pessoas.

5. Infraestrutura

Quando se fala em transformação digital, o investimento mais expressivo para esse projeto é direcionado para duas áreas em específico: pessoas e infraestrutura de TI. Nesse sentido, quando o planejamento de infraesturura para a transformação é estabelecido é preciso levar em consideração como o produto e/ou serviço funcionará e como este será suportado por sua cadeia de suprimentos.

Deste modo, é correto pensar que planeja a infraesturura está muito além de gerenciar a compra de suprimentos que apoiarão o processo de TD, tais como notebooks, computadores, equipamento de telefonia etc.

No entanto, para iniciar a transformação digital na padaria do Sr. José, será necessário focar nos seguintes pontos:

• Providenciar melhor conexão de internet;

• Aquisição de equipamentos de TI e telefonia: PCs, telefone, PABX, nobreak;

• Compra de monitores para mostrar os pedidos mais rapidamente para a cozinha.

6. Modelo de negócios

Com a finalidade de expandir o seu negócio e maximizar os lucros, os modelos de negócios mais interessantes para a padaria do Sr. José são o B2C e o marketplace.

No modelo de negócios B2C, o Sr. José terá contato direto com o consumidor final por meio da uma plataforma de pedidos on-line. Sendo assim, além de conhecer melhor o seu cliente, o Sr. José poderá coletar dados e informações e conseguirá identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com