TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INDIVIDUAL TRANSFORMACAO DIGITAL

Por:   •  14/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

  1. ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Módulo: Transformação Digital-0422-2_3 

Aluno: JOICE CRISTINA DALTOE INGLEZ

Turma:ONL021ZE-ENFLICB06T1 321864/2021

Tarefa: ATIVIDADE INDIVIDUAL

INTRODUÇÃO

Apresente as suas considerações iniciais sobre a empresa escolhida.

A Netflix foi fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph em Scotts Valley, na Califórnia. A ideia inicial do seu negócio era oferecer um serviço de delivery para locação de filmes em DVDs. Nele, o cliente escolhia os filmes online através do website da empresa, recebia o DVD em casa e ao final da locação o DVD era retirado em casa, poupando assim bastante tempo do cliente. Em 1999 a empresa passou a oferecer planos de assinatura mensal – o cliente pagava uma quantia mensal e podia assistir filmes de maneira ilimitada, de maneira similar ao modelo atual. Em 2007, a Netflix inicia o serviço de streaming – serviço de filmes e séries pela internet sem necessidade de download. Os DVD’s saem um pouco de foco, a assinatura mensal é mantida e a internet e os serviços de nuvem entram no processo. Em 2013, a Netflix inicia lançamentos de conteúdos exclusivos de produção própria.

A transformação digital da Netflix propiciou sua ascensão. E a falta de adaptação da Blockbuster que permaneceu no modelo analógico, a sua ruína. Hoje, a Netflix tem um valor de mercado de US$ 83 bilhões.

NOME DA ORGANIZAÇÃO

Apresente a organização escolhida e informe se é brasileira ou estrangeira.

Netflix, empresa sediada na Califórnia- EUA.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Informe área de atuação, tempo de existência, resumo do processo de transformação digital e a sua forma de implementação.

A Netflix atua na área de entretenimento, sendo maior e mais popular plataforma de streaming, disponível em mais de 190 países e mais de 30 idiomas. Sua fundação foi em 1997.

Seu processo de transformação digital foi implementar uma rede de streaming sob demanda, personalizado, disponível em qualquer tela (televisão, computador, celular, tablet) e acessível de qualquer local com acesso à internet.

O entretenimento de streaming está se expandindo rapidamente devido a:

- Crescimento do ecossistema: acesso pela internet e de diversos dispositivos (smart-TVs, computadores e smartphones).

- Liberdade e flexibilidade: os consumidores assistem sob demanda, com experiência personalizada através de algoritmos digitais.  

- Engajamento dos consumidores: interação com o consumidor, através de sistema de nota e de sugestões.

- Inovação rápida: uso de Clouding, Big Data, Data Science na plataforma e aplicativo com uso de alta tecnologia na qualidade de imagem.

- Parcerias de infraestrutura: parcerias com empresas em imagem e som tornando as produções exclusivas de alta qualidade.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS INTERNOS

Informe se a organização escolhida é uma nova empresa e indique as tecnologias-chave utilizadas para a transformação digital.

- O foco da empresa é o cliente e uma experiência individualizada, através de algoritmos de sugestão de filmes e séries baseado no próprio comportamento de consumo do mesmo.

- O desenvolvimento de tecnologias de compactação de dados, estocagem e transmissão com boa resolução mesmo em conexões de internet mais lentas pela tecnologia “codec” e de diferentes dispositivos.

- Testes ativos de sistemas para identificação e correção rápida de possíveis falhas em todo o processo.

- Controle de todo o processo de produção – desde a produção de conteúdos, compactação, estocagem, disponibilização e rankeamento, gerando métricas e informações.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Informe os benefícios e as vantagens identificados no novo modelo de negócio. Caso seja uma nova empresa, apresente as vantagens em relação à indústria em que atua.

Plataforma digital - potencial de crescimento exponencial de maneira mais barata, logística mais simples e maior disponibilidade de conteúdo (a nuvem é o limite).

Crescimento exponencial do sistema - o sistema se retroalimenta (o grande número de usuários demanda a maior quantidade de conteúdo, que aumenta o número de usuários).

Produção de conteúdo exclusivo.  

Geração de uma cultura de inovação e criatividade dentro da empresa.

Implantação de metodologia Agile – acelerando processos.

CULTURA ORGANIZACIONAL

Informe, de modo sucinto, os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão.

- Scrum – através de uma plataforma com design interativo rápido com o cliente, constantemente atualizado.

- Metodologia Agile – divide seus projetos em ciclos de duas semanas. Permite que a empresa erre e perca menos tempo nas atividades que não funcionam, acelere a correção de erros, desenvolva estratégias para implementação de mudanças e reduza riscos.

TRANSFORMAÇÕES NO CORPO GERENCIAL

Apresente alterações como novo perfil de pessoas, novo modelo de liderança, estratégias e ações modificadas. Caso se trate de uma nova organização, informe os modelos de liderança, as ações e as estratégias utilizadas.

A empresa procura contratar pessoas que valorizem a integridade, excelência, respeito, inclusão e o espírito colaborativo. Também incentiva os empregados a tomar decisões de forma autônoma, incentiva a sinceridade, mantém funcionários altamente efetivos, evita regras e propicia um ambiente de maior conforto e liberdade aos seus funcionários. Este ambiente favorece a inovação, criatividade, produtividade e engajamento. A filosofia central é: pessoas estão acima de processos.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Informe as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de implementação da transformação digital na organização.

Um dos pilares do sucesso da Netflix é a aplicação intensa das tecnologias:

Internet das Coisas (IoT) – uso de diferentes tecnologias de acesso.

Computação em Nuvem e Big Data - Em 2016 a Netflix completou a migração para a nuvem e fechou o último datacenter. A flexibilidade da nuvem permite adicionar milhares de servidores virtuais e petabytes de armazenamento em questão de poucos minutos.

Data Science - Eles coletam enormes quantidades de dados e analisam os hábitos dos clientes, gerando recomendações personalizadas e novas ofertas de filmes.

Continuous Delivery - Os conteúdos são compactados com manutenção da a qualidade da imagem, distribuídos e reproduzidos, independente de variações de internet (baixa velocidade ou mesmo sinal intermitente) ou de aparelhos. Os sistemas são regularmente testados à procura de falhas.

CONCLUSÃO

Finalize o seu texto destacando os principais pontos da sua reflexão sobre o caso escolhido.

Concluindo, a Netflix revolucionou todo o mercado de entretenimento e sua transformação digital foi disruptiva, através da entrega e produção de conteúdo audiovisual com qualidade, acessibilidade e individualização da experiência. O foco é o cliente e criar uma experiência positiva para ele.

As mudanças ainda abrangeram toda estrutura tecnológica da empresa – através da migração da tecnologia audiovisual do DVD para o formato digital, da forma de entrega (transmissão pela internet, ao invés de correios ou locações físicas), da livre demanda (pagamento por mês com acesso ilimitado), desenvolvimento algoritmos para individualização e acessibilidade, produção de conteúdo digital com alta qualidade de imagem e som, uso de sistema integrado através de Big Data, Clouding e Data Science. A Netflix também precisou rever os processos internos gerenciais, priorizando as pessoas em detrimento dos processos, favorecendo a inovação e criatividade. A Netflix é um exemplo de inovação, transformação digital, adaptação e uso de novas tecnologias, estratégia e mudança de estruturação empresarial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://ir.netflix.net/ir-overview/long-term-view/default.aspx

https://www.notebookcheck.info/Netflix-permite-uma-transmissao-de-maior-qualidade-atraves-do-codec-AV1-para-algumas-TVs-e-o-PS4-Pro.578821.0.html

https://jobs.netflix.com/culture?lang=Portugu%C3%AAs

https://mentalidadeempreendedora.com.br/taticas-e-estrategias/metodologia-agil/

https://about.netflix.com/pt_br/news/completing-the-netflix-cloud-migration

https://transformacaodigital.com/tecnologia-da-informacao/continuous-delivery-como-a-netflix-surpreende-seus-usuarios/

https://www.uol/entretenimento/especiais/por-dentro-da-netflix.htm#a-gigante-vista-por-dentro

https://www.tecmundo.com.br/netflix/118311-historia-netflix-pioneira-streaming-video.htm

https://canaltech.com.br/empresa/netflix/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com