TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Transformação Digital

Por:   •  21/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE INDIVIDUAL - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Nome:

Patrícia C. Carpanez

Turma:

ONL023ZD-POLID0504

Matricula:

441180/2023

Atividade Individual – Transformação Digital.

O Grupo Pontual é composto por seis empresas, estão há 12 anos no mercado na área da Estética e Tatuagem e possui a produção nacional de móveis, maca, mocho, carrinho auxiliar, acessórios e outros. O grupo tem em comum a empresa Confialle que é a sua metalúrgica, Pontual Fábrica que é onde termina o processo produtivo, montagem, expedição e etc., e as outras empresas que compõe as frentes comerciais do grupo sendo elas: Pontual Estética, empresa voltada para atender a área da estética; Pontual Tattoo com o foco voltado ao mundo dos tatuadores;  Be Guest que é um coorworking para micropigmentadores e tatuadores montado na Zona Sul de SP; Pontual Aesthetics e Pontual Tattoo USA que são as duas empresas montada em Miami-USA, atendendo a área da estética e da tatuagem em toda a América do Norte.

O plano de transformação digital em setores de rh, administrativos, de vendas, por exemplo, viveu uma transformação digital mais cultural do que tecnológica nos últimos tempos. Isso porque muitos sistemas que já eram utilizados eram fáceis de serem conectados a acesso remoto e softwares permitindo o trabalho home office. Porém quando levamos essa realidade para o chão de fábrica, o cenário é outro, muitas indústrias não estão preparadas tecnologicamente para esse nível de mudança e com isso passam por problemas comportamental e judicial com a mão de obra que eles são “reféns”. A realidade do Grupo Pontual não fica longe disso e o intuito desse trabalho é levar essa visão de transformação digital ao Grupo, diminuindo problemas do cotidiano como faltas sem justificativas, desfalque no time operacional, atrasos na produção e redução de ações judiciais da parte dos trabalhadores.

Para iniciar o processo de TD devemos capacitar as pessoas da produção a atuarem em quaisquer equipamentos, reduzindo significativamente o impacto quando alguns funcionários eventualmente estiverem afastados do seu posto de trabalho, é importante ter essa flexibilidade e forma de flutuação de funcionários de um equipamento para o outro para facilitar a implementação e garantir o sucesso do novo tipo de operação. Além disso devemos fazer uma mudança cultural na equipe, todos precisam ser colaborativos e alimentar de forma natural o sistema e máquinas, saber mexer nos sistemas e ser ágil no manejo com a tecnologia.

Devemos mapear as funções de cada setor e suas maiores dores para entender quais pontos devem ser automatizados e quais são necessários manter o time operacional em campo. Máquinas de solda, máquinas de corte, estufas automatizadas para realização de pintura eletrostática serão essenciais para reduzir o risco e garantir o baixo nível de insalubridade da fábrica, além disso aumentar a sua capacidade produtiva trabalhando em dois turnos, reduzindo o custo de hora extra e redução de funcionários. Toda a comunicação sistêmica seria realizado por um RP – provavelmente SAP onde você consegue criar conexão sistêmica com todos os setores, seja ele.. comercial, financeiro, produtivo, estoque, expedição e follow up de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com