TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual de MArketing

Por:   •  12/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Maio/2022

[pic 4]

Elaborado por: Vicente de Paulo Teles Junior

Disciplina: Marketing

Turma: Marketing-0422-2_15

Introdução

O respectivo plano de marketing consiste no estudo e elaboração de ações e estratégias de marketing, com o intuito de redirecionar a marca quanto ao mapeamento do mercado, assim como alcançar o seu público-alvo, focando na atração do mesmo, com isso gerando maiores ganhos para a empresa, consolidando a marca como líder de mercado e por consequência o crescimento do negócio e manutenção do grupo como maior empresa do segmento.

A empresa atua no setor alimentício, onde o seu principal produto é o café. Neste segmento são encontradas algumas dificuldades, tendo em vista que, conforme informações da ABIC, o Brasil é segundo maior consumidor de café do mundo. Logo existem diversas marcas nacionais e internacionais em atuação no mercado local, cada uma delas se posicionando para buscar a maior parcela do público.

A marca escolhida foi do café 3 Corações, na qual faz parte do grupo 3 Corações, o plano baseou-se nas informações disponíveis no site empresa, https://www.3coracoes.com.br/. O estudo ressalta a importância de o Grupo 3 Corações delinear o perfil do seu consumidor, pois tal informação influenciará diretamente nas estratégias da empresa, decisões essas que visam objetivos, metas, divulgação, comunicação, preço, distribuição, parcerias, entre outros. Com isso o agrupamento de tais informações possibilita uma clareza quanto ao foco da empresa, favorecendo a atracão, retenção e satisfação de seus consumidores e consequentemente o sucesso da empresa.

A ideia da empresa é excelente, pois ela conseguiu através de decisões estratégicas, muitas vezes vinda por parte apenas da presidência e sem um plano de marketing, o crescimento e vim a ser a maior indústria de café do Brasil. Contudo, se a empresa aceitar as sugestões e realizar as ações aqui propostas no plano, ela pode posicionar melhor a sua marca, de forma mais acessível e assertiva no mercado, e com isso alavancar as vendas e vim ser também a marca mais vendida. Logo, esse plano de marketing tem o objetivo de compreender melhor a principal marca da empresa e trabalhar com as informações da melhor maneira possível.


Desenvolvimento

O desenvolvimento deste estudo deve ir ao encontro de informações, para identificar problemas ou dificuldades e consequentemente a resolução delas. O respectivo planejamento tem o intuito de direcionar a marca café 3 corações, através das estratégias de marketing, para os seus objetivos, pois onde existe oportunidade também existe a necessidade de resolvê-las.

Dessa forma devemos iniciar com a análise ambiental da empresa para identificar todas as informações necessárias à empresa e assim definir as ações a serem realizadas em busca dos melhores resultados.

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES

História da Marca 3 Corações

O grupo 3 corações iniciou suas atividades em 1959 com a venda de café verde de forma regional na cidade de São Miguel (RN). Dois anos depois houve a primeira atualização do negócio, onde além de comercializar, passou a torrar e moer os grãos de café. Após algumas décadas de comercialização e crescimento regional, ou já havia a expandido seus negócios para a cidade de Mossoró, viu se a oportunidade de crescimento e houve a primeira inauguração de fabril em outro estado, vindo para a cidade de Eusébio, região próxima à Fortaleza no Ceará, no ano de 1990.

Após 15 anos, o grupo que na época ainda se chamava Santa Clara e já era líder de vendas no norte e nordeste, resolve uma união joint venture com grupo israelense Strauss e a incorporação da marca café 3 corações. Após essa junção o grupo passou a ter um novo olhar estratégico, onde primeiramente buscou fazer uma expansão ao nível nacional, abrindo CD’s e fábricas em vários estados do país, investiu em outros segmentos alimentícios, adquiriu novas marcas de café regional e por fim investiu em tecnologia com o desenvolvimento das cafeteiras elétricas.

Com as decisões estratégicas o grupo passou a ser líder de vendas no segmento café torrado e moído, vice-líder e no segmento solúvel e segundo a ABIC a maior indústria de café em 2021 no Brasil.

Apesar de números tão expressivos, ter conquistado o mercado nacional, e até internacional, o grupo não tem a marca mais vendida no mercado. Logo podemos ver uma grande oportunidade da empresa, ao utilizar um plano de marketing, poder aplicar bem suas ações junto a sua força, para além dos números já conquistados consolidar marca 3 corações, como a mais vendida e conhecida no país.

ANÁLISE DO AMBIENTE DA EMPRESA

MACROAMBIENTE

Demográfico

Atua em todos os estados do país com CD’s em quase todos os estados, fábricas de atendimento nacional, no Sudeste e Nordeste, e fábricas de atendimento regionais em todas as regiões.

Natural

O inverno na região sul e sudeste do país é definitivamente um influenciador de vendas. A matéria-prima e de origem nacional.

Cultural

Muito influenciada pela cultura de seu fundador e sua família, trazendo traços nordestinos nas suas campanhas de marketing e inclusive na segmentação da empresa, ao expandir os negócios para produção de alimentos regionais, como os flocos de milho que é muito vendido no Nordeste.

Político

Normalmente não sofre com problemas relacionados a forças políticas, embora durante a pandemia, houve momentos de não poder enviar produto de um estado para o outro, pois as divisas estavam fechadas.

Tecnológico

Tem investido bastante em tecnologia, como no desenvolvimento das parcerias com a empresa de cafeteiras elétricas, que utilizam capsulas, abriu recentemente o e-commerce, porém ainda deixa um pouco a desejar nas ações de propaganda em mídias sociais, pois o próprio e-commerce poucas pessoas têm conhecimento do mesmo, levando assim a perda de expansão dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (383.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com