TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSULTORIA EM ADMINISTRAÇÃO E O PROFISSIONAL

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE CEUMA

PAULA FERNANDA COSTA GONÇALVES

CONSULTORIA EMPRESARIAL/RH

 

São Luís

2017

PAULA FERNANDA COSTA GONÇALVES

CONSULTORIA EMPRESARIAL/RH

 CONSULTORIA EM ADMINISTRAÇÃO E O PROFISSIONAL (TIPOS DE CONSULTORIA)

        

 Atividade a ser postada em ambiente virtual da Universidade CEUMA para obtenção de nota parcial da disciplina Consultoria em empresarial/RH em ADM – EAD.

Prof. Samuel

São Luís

2017


CONTEXTO DA CONSULTORIA EM ADMINISTRAÇÃO, O PROFISSIONAL DE CONSULTORIA (TIPOS DE CONSULTORIA)

1 INTRODUÇÃO

        A consultoria em administração busca identificar causas, planejar técnicas estratégias, com o objetivo de oferecer ferramentas e serviços para a empresa aprimorar seus conhecimentos, utilizando esses serviços pelas consultorias é possível adquirir métodos que podem ser aplicados de forma prática dentro das organizações visando à busca por resultados em seu ambiente profissionais. A busca por esses profissionais é muito importante para agregar valores no ramo empresarial e o alcance de um profissional qualificado satisfazendo seus clientes através de sua qualificação adquirida pelos consultores. Existem vários tipos de consultores, podendo atuar em várias áreas e outros setores, com isso as organizações podem avaliar o grau do sucesso adquirido por esses profissionais.

2 CONSULTORIA

        A consultoria é a forma que as empresas ou organizações têm como realizar o aprimoramento dentro da empresa pelo processo de análise e observação do consultor, para oferecer técnicas e conhecimento em todos os aspectos que envolvem o processo operacional ou gerencial dentro ou fora da organização. O trabalho consultivo busca sinalizar e ao mesmo tempo repassar experiências e suporte para uma gestão mais aplicada dentro desses empreendimentos, seja através de palestras quanto mostrando de que forma pode ser melhorar cada setor ou serviço por determinada organização.

        Desde a época da 2° Guerra Mundial, já era nítida a agitação que era no ambiente pela busca de ajudas e apoio dentro das organizações, buscava-se a preferência por resolver os problemas e sinalizar a necessidade o qual a empresa precisava. Pois, a guerra atrapalhou muito o trabalho dentro das empresas, devastando toda economia e com isso, já se ira atrás de ajuda consultiva, e uma das maiores dificuldades eram produção e gestão empresarial. Devido às esses acontecimentos foram criadas formas para ajudar as empresa, através de documentos que relatavam como proceder diante aos bens e recursos utilizados pela empresa da melhor forma possível.

        Com o tempo foi se percebendo a evolução dos processos realizados pela empresa na época, e todo o tempo aparece formas indispensáveis que podem ser utilizadas pelas empresas, tendo uma visão de um futuro melhor dentro das organizações. Hoje, existem métodos e técnicas que ajudam o empresário a direcionar seus colaboradores.

2.1 CONSULTORIA EMPRESARIAL

        Significa serviço oferecido por empresas no ramo de consultorias, com qualificação profissional e capacitada para realizar um trabalho de forma precisa e apresentar soluções e métodos para ramo empresarial. Tem o objetivo de melhoria no aspecto de técnica profissional e alcance nos resultados na produtividade da empresa.

        O consultor está qualificado a propor formas de conhecimento às organizações entendendo o ambiente e criando técnicas que podem ajudá-los.         O empresário ás vezes por falta de tempo não conseguem realizar suas atividades com eficiência, talvez por falta de um planejamento ou experiência, e alguns deles não entende a importância do consultor no mercado.         E hoje, devido à grande competitividade podemos ver que grandes organizações utilizam o serviço desse profissional no mercado, tendo em vista esse serviço algumas dessas empresas se destacam no mercado pela eficiência, por terem já um consultor auxiliando de forma a trabalhar da melhor forma possível entendo o mercado nos dias de hoje. Existem tendências no mercado consultivo, surgem novas formas de se trabalhar, vários serviços oferecidos podendo se utilizar nas empresas. Através de mídia, sistema na área da computação, máquinas, palestras a serem realizados e falando de tudo o que aparece nesse ramo para seus clientes empresariais.

        Empresas que buscam o serviço de consultorias tende a obter mais resultados positivos na qualificação profissional, quanto nos resultados financeiros, com isso, o ramo profissional cresce a cada dia proporcionando aos clientes satisfação nos serviços oferecidos pelas empresas de consultorias.

        Existem várias alertas a serem informados para os executivos, pois todo dia surgem coisas novas, o consultor tende a fazer um processo que informa esses gestores a criar formas de um trabalho com sucesso, sendo estes:

  1. Planejamento estratégico: é ponto de início para criação de um trabalho bem sucedido, através do planejamento de técnicas a serem usadas em determinado segmento considerando todas as tendências no mercado. Aproveitando todas as oportunidades com o objetivo de alcançar metas desejáveis.
  2. Comunicação de negócios: De acordo com Bill Gates (1999), fala que o mercado vive em mudança, à medida que avança o sistema tecnológico, o comércio suas operações também sofre alterações, e em função dessa situação entende-se que o gerenciamento tende a acompanhar todas essas inovações com o intuito de se manter no mercado de acordo com atualidade.
  3. Resultados do negócio: De acordo com a concorrência do mercado de hoje, grandes organizações buscam melhoria na sua atuação, com isso estão preocupadas em satisfazer seus clientes e alcançar resultados, com isso, busca-se a procura por empresas que ofereçam serviço de consultorias. E através desse trabalho tende a alcance dos objetivos propostos pela empresa, é nítido quando se tem esse profissional, pois o ganho de conhecimento e resultados nas organizações é alcançado.
  4. Avanços tecnológicos: A tecnologia faz parte do nosso mundo, e com isso, as empresas de pequeno ou grane porte tende acompanhar todas as mudanças nesse ramo da informação. Pois a internet é indispensável nas organizações, é possível usá-la de várias formas para atender a necessidade de cada empresa ou cliente. O mercado só tende a crescer mediante a esses avanços tecnológico, para o crescimento dos seus negócios em vista podendo assim, expandir no mercado global.
  5. Aceitar fronteiras maiores: Existem empresas que ainda mantêm seu padrão nacional, com receio de investimentos em outros países. Sendo que, o crescimento do mercado internacional cresce a cada dia, deixando para trás grandes empreendimentos. Essas empresas precisam se manter no mercado diante a concorrências que vão surgindo, e para acompanhar esse mercado global, precisam está preparada. Portando, o investimento seria de grande importância para empresa que tem visão futura de crescimento em suas organizações, é claro que par isso precisa fazer um planejamento em todo o processo que abrange o mercado.
  6. Planejamento tributário: Neste caso, precisa adquirir conhecimento no que se diz respeito aos tributos, pois se tem divergências de acordo com o lugar específico, onde na maioria das vezes não um transparência em tudo pagamos para receita fiscal. Em alguns países existem informações necessárias para o conhecimento do seu consumidor, já para outras não. O Brasil é bastante visado por mercados internacionais como paraíso dos impostos, pois não uma transparência necessária, facilitando a entrada de fabricantes e lojistas se aproveitando dessa fragilidade do nosso país, superfaturando esse sistema e violando as devidas leis tributárias.
  7. Rightsizing/ Downsizing: Desde os anos 80, as empresas buscam incansável pela redução de custos, as organizações procuram da melhor maneira uma saída para reduzir seus gastos, com isso buscam por os trabalhos terceirizados em vários setores, e hoje podemos verificar que as grandes empresas já fazem uso do trabalho terceirizado no ramo de limpeza, segurança, saúde e alimentação. Essas estratégias é uma maneira de as empresa se segurarem no mercado, e com isso novos setores podem surgir e os números de empregos crescem, gerando qualidades de consultorias
  8. Melhoria das informações dentro da empresa: Existem muitas empresas no mercado que ainda não têm uma boa estratégia no ramo da informatização, e precisam estar em harmonia para que esse processo melhore sempre que surgir métodos para que a comunicação seja de maneira ágil. Uma empresa de sucesso precisa que todos os setores, desde a diretoria aos funcionários estejam bem informados em todos os processos profissionais relacionados de acordo com suas respectivas funções, para que se tenha um bom relacionamento entre todos os envolvidos.
  9. Criatividade: O mercado está sempre em mudanças buscando inovações, com isso todas as organizações e clientes buscam sempre novidades. As empresas buscam criar produtos e serviços novos para atingir os clientes e satisfazê-lo as suas necessidades.
  10. Diante suas necessidades, e através dessas alternativas vai se criando tendências e oferecendo diversidades aos clientes, as organizações precisam está sempre em busca de novidades para enfrentar a concorrências. As simplicidades em seus produtos são importantes e não exagerando as vontades de seus clientes.

3 O PROFISSIONAL DE CONSULTORIA

        O profissional de consultoria trabalha em vários setores no mercado, pode ser interdependente, onde pode ser seu próprio empregador, de forma padrão através de suas experiências e seus conhecimentos, é motivador, está em busca sempre de novidades para passar para seus clientes, sabe de todo o processo consultivo e estabelecendo sempre o melhor para cada empresa ou setor, é capaz de identificar os problemas encontrados visando um planejamento estratégico para realizar e colocar em prática suas alternativas encontradas para solução dos problemas. Tem uma visão diferenciada com o poder de visualizar todo processo operacional da empresa. O profissional de consultoria trabalha com ética e autenticidade de forma clara e explicativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com